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A Gamificação Inserida Em Sala De Aula

Por:   •  17/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  73 Visualizações

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FP077 – As TIC na sala de aula. Aplicações didáticas e utilização de recursos

Trabalho conv. ordinária

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho desta disciplina consiste em elaborar em grupos de 3 a 4 alunos um plano de classe seguindo as instruções proporcionadas mais abaixo, com este cumprindo os seguintes requisitos formais:

REQUISITOS FORMAIS:

* Extensão: 4 e 5 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia e os anexos –se houver–).

* Tipo de letra: Arial.

* Tamanho: 11 pontos.

* Espaçamento entre linhas: 1,5.

* Alinhamento: Justificado.

O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto à citações e referências bibliográficas (observar o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo aos procedimentos descritos no documento de avaliação da disciplina e em caso algum deve ser entregue através do e-mail do professor/a

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação cujo acompanhamento por parte dos alunos se considera preponderante. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

________________

TRABALHO:

Em grupos de quatro estudantes, elaborar um plano de classe com base na Gamificação. Tal como é possível encontrar nos conteúdos (Tabela 1.3 – Gamificação em educação), apresentamos alguns “games” que podem ser utilizados:

* “History Time”: Em “History Time” são avaliados os conhecimentos históricos dos estudantes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ChronoGlitch.HistoryTiime

* “Quiz de historia del mundo”:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.worldhistoryquiz.historiadelmundo

Porém, é possível consultar outras páginas da internet ou, inclusive, criar seu próprio jogo, a fim de contemplar determinadas intenções educativas. Neste sentido, a atividade deve incluir a seguinte informação:

* Contexto de ensino (lugar, série, número de estudantes, nacionalidade, idade, etc.).

* Disciplina para a qual se projetou o plano.

* Objetivos de aprendizagem.

* Conteúdos que os alunos deverão dominar.

* Como serão avaliados os alunos.

* Justificativa das atividades incluídas neste plano (deve argumentar-se adequadamente as razões pelas quais se justifica a realização desta atividade baseada na Gamificação para o contexto educativo descrito).

Muito importante: na capa que aparece na página seguinte devem ser indicados os dados pessoais que se detalham (o trabalho que não cumpra com as indicações não será corrigido). Logo após a capa, deve ser incluído o Índice do trabalho.

________________

TRABALHO:

Código: FP077

Nome e sobrenome dos alunos:

Ana Cristina Ferreira Marques

Grupo: Mestrado em Educação – Formação de Professores - Brasil

Data: 26/03/2023

________________

A GAMIFICAÇÃO INSERIDA EM SALA DE AULA

INDICE

INTRODUÇÃO......................................................................................................... 6

1 – PLANO DE AULA........................................ ........................................................... 7

1.1 – DESCRIÇÃO............................................... ........................................................ 7

1.2 – CONTEXTO DE ENSINO............................ ........................................................ 8

1.3 – DISCIPLINA PROJETADA................................................................................... 9

1.4 – DURAÇÃO................................................. ......................................................... 9

1.5 – RECURSOS............................................... ......................................................... 10

1.6 – OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM............................ ........................................ 10

1.7 – CONTEÚDOS TRABALHADOS........................................................................... 11

1.8 – AVALIAÇÃO............................................... ......................................................... 11

1.9 – JUSTIFICATIVA DAS ATIVIDADES..................................................................... 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................. 12

ANEXOS........................................................................................................................ 13

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, em plena era digital, torna-se comum a utilização de

...

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