TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Comercial

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 Relatório do PIM I

Curso Superior de Tecnologia

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUP TEC EM GESTÃO COMERCIAL

RELATÓRIO PIM I

Abri/2021

NOME: EDIANES SALES DA SILVA              RA: 2145270

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) é de grande importância do ponto de vista acadêmico, pois, é a culminância do aprendizado das disciplinas estudadas: Fundamentos da Administração, Comunicação empresarial e Técnicas de informática. Através deste projeto apresentamos a instituição de ensino Escola Estadual Marechal Rondon.

A Escola Estadual “MARECHAL RONDON”, situada à Avenida Aníbal de Toledo, Nº 1.240, no bairro Centro na Cidade de Poconé - Mato Grosso, mantida pela rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso com terreno próprio doado pela Prefeitura Municipal de Poconé-MT, num total 6.982,50 m². Criada pelo decreto nº 238/1967. Autorizada a funcionar ensino fundamental resolução nº 037/82 de 27/04/1982 reconhecida pela portaria nº 3.272/92 e inscrita na receita federal com o CNPJ nº 01.994.099/0001-57.

A Escola Estadual “MARECHAL RONDON” fundamenta sua filosofia na pedagogia libertadora onde a educação da consciência é meio pela qual formam-se homens e mulheres com autonomia de decisão para uma vida que promova uma sociedade com menores desigualdades sociais.

A Escola Estadual Marechal Rondon tem como objetivo a emancipação dos alunos tendo como base a diversidade dos conhecimentos compostos na matriz curricular e sua consequente integração multidisciplinar.

A instituição oferta o ensino na modalidade Fundamental I e II, sendoque no fundamental I a escola oferta do 3º ao 5º ano, no período matutino, e no fundamental II oferta do 6º ao 9º ano, nos períodos matutino e vespertino.

No primeiro capítulo Fundamentos da Administração será demonstrado por meio de organograma a estrutura da escola; em Comunicação empresarial, as formas de comunicação interna, externa e interpessoal. E em Técnicas de Informática será relatado todas as ferramentas tecnológicas que a escola possui.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Em 1967 foi construído o prédio atual da escola, situada na Avenida Aníbal de Toledo, nº 1.240, no centro de Poconé- MT Atende mais 400 alunos entre 08 e 14 anos oriundos de diversos bairros da cidade e da zona rural, ofertando o Ensino Fundamental I no período matutino e o Fundamental II nos períodos matutino e vespertino.

Seu sistema de ensino está pautado no Regime de Ciclos de Formação Humana, com duração de três anos cada ciclo: 1º Ciclo composto por alunos de 6 a 8 anos; 2º Ciclo composto por alunos de 9 a 11 anos; 3º Ciclo composto por alunos de 12 a 14 anos.Os alunos apresentam características diversificadas, de classe social, gênero, religiosidade. Neste ano de 2019, o quadro de funcionários totaliza 56, atendendo a 423 alunos.

O espaço escolar possui cozinha, laboratório de informática, quadra de esporte, sanitários, secretaria, diretoria e sala dos professores. Os alunos (clientes) da instituição são moradores dos bairros vizinhos (João Godofredo, Centro, Bom Pastor e Cruz Preta). A Escola Marechal é a única na redondeza que atende o Fundamental II, sendo assim, o forte do ensino da escola é nessa faixa etária dos alunos, de 11 a 14 anos de idade.

2.1 Organograma

Direção CDCE :

Secretário Coordenaçao e Professor

Apoio Técnico

2.2 Estilos de liderança

“Liderança é uma influência interpessoal exercida numa da situação dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.“ “A liderança é igualmente essencial em todas as demais funções da administração:o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar . “ (Chiavenato 1999 p. 257).

Analisando as práticas de gestão da Escola Estadual Marechal Rondon, relativas ao estilo de lideranças que decorreram da teoria humanística, nos deparamos com a liderança democrática pois o líder democrático é aquele que motiva, impulsiona, orienta,estimula, ensina e ajuda. “O subordinado colabora, participa sugere, decide, ajuda e coopera.”(CHIAVENATO, 1999, p. 566). ).

Durante a aplicação do projeto foi possível observar reuniões da direção com todo o corpo pedagógico com frequência, além disso, segunda alguns funcionários relatam, todos tem voz, os mesmos sentem á vontade ao opinar e as novas sugestões são sempre analisadas e discutidas, a cada trimestre são comemorado os aniversários dos funcionários neste período; a escola está sempre envolvida em projetos sociais, e beneficentes. A direção está sempre em busca de capacitações pra seus colaboradores junto a SEDUC- MT.

2.3 Estrutura organizacional

Conforme (VIEIRA, 2001) A estrutura e o funcionamento de uma escola dizem respeito á organização do sistema escolar, estrutura se refere aos prédios, instalações físicas, como bibliotecas, laboratórios, sala de aula, quadra, banheiro, etc. Em relação ao funcionamento por sua vez, depende da sua estrura, isto é, uma escola em funcionamento tem a presença de funcionários, professores, alunos, diretores, coordenadores, etc. Mas a referida autora enfatiza para o bom funcionamento da escola é preciso o compromisso de todos com a aprendizagem, do contrário ela não se encontrará em um bom funcionamento.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O novo contexto de trabalho sofreu alterações nas organizações, o que resultou na valorização do mais poder quem possui informação. A comunicação tornou-se um dos propósitos fundamentais nos na estratégia dos negócios para as empresas, apesar do mercado possui dificuldades em gerenciar ações que relacione as ferramentas com os resultados.

  1. Comunicação interna e externa

A comunicação interna é uma ferramenta que cria uma ponte entre a organização e seus liderados, organização, resultando num atendimento diferencial aos clientes, fidelizando os, porém anteriormente precisa atingir os liderados melhorando a imagem da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com