TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional

Por:   •  9/8/2018  •  Dissertação  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

Revisão para prova Gestão educacional

  1. O que são conselhos de classe e série? Diga as diferenças.

É um órgão colegiado de gestão que, está dentro da organização do trabalho pedagógico. Se caracteriza por três situações que a diferencia e são eles:

  • Procura garantir a participação direta de todos os projetos que atuam nas séries/turmas que será analisado.
  • Estabelecer a busca a organização de fórum disciplinar, estabelecendo uma ‘’rede de relação, isto é, o professor participe de vários conselhos.
  • Tem a avaliação como foco para promover a discussão dos processos didáticos no âmbito de suas dimensões: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar.

Minhas observações:  O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar.
É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas. Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilitam aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática.

O Conselho de Classe, Série e Termo ocorre ao final de cada bimestre, tem a duração de três ou quatro dias e conta com a presença de todos os alunos da classe, professores, Coordenadores, Vice-diretor e Diretor da escola. É um momento para análise dos avanços dos alunos, do desempenho dos professores e da equipe escolar, onde o Diretor é mediador e tem a missão de conduzir a reunião de Conselho de forma democrática, usando sempre o bom senso para resolver situações de conflito, que possam surgir e não perdendo de vista o resgate da auto-estima dos alunos. É necessário que todos os envolvidos sejam conscientes de que a escola deve ser um espaço de ensinar e aprender.

  1. Como é a prática observada hoje em dia pelas escolas com conselho de classe e série-ccs.

Entretanto essas não tem sido uma prática observadora na maioria das escolas, que utilizam o ccs como instrumento de aprovação e reprovações dos alunos com baixo rendimento, transformando-o em um colegiado que atua de modo burocrático e sem critérios pedagógicos claros.

  1. Explique o ccs no momento que se fundamenta o ppp .

O ccs é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didáticos pedagógicos que se fundamenta no ppp e ao regime escolar com a intencionalidade de analisar as ações educacionais para indicar alternativas que garantem a efetivação do processo ensino aprendizagem dos alunos.

  1. De acordo com Dalben 2004 qual a responsabilidade do ccs.

A responsabilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objetivo de estudo a avaliação da aprendizagem e do ensino, eixos centrais do trabalho escolar.

  1. Qual a atribuição do conselho de classe na secretaria de estado da educação de são Paulo.

A análise da legislação acerca do ccs para as escolas estaduais de sp mostra que há, basic- amente, um único documento que discute o assunto.

  • Trata-se de decretos governamentais cuja finalidade foi estabelecer normas regimentais básicos, para as escolas estaduais de sp;
  • O primeiro documento (decreto nº10.623/1977) normatizou a partir de 1978, o funcionamento das escolas estaduais de primeiro grau.
  • Esse documento, ao abordar o ccs enfatiza as ‘’decisões relativas a promoção /retenção dos alunos ou à sua admissão aos estudos finais de recuperação, tendo como parâmetro o seu ‘’aproveitamento’ ’expresso nos conceitos final a eles atribuídos ‘’.
  • Por sua vez, o decreto nº11.625/78 também, não representou avanços democráticos no âmbito das escolas públicas, já que apenas, regulamentou o funcionamento das escolas estaduais de segundo grau.
  1. Depois da aprovação da lei federal 9394/96 o que a secretaria da educação alterou?

Alterou profundamente o quadro referencial relativo dos regimentos escolares, na medida em que, em seu artigo 12, designas incumbências dos estabelecimentos de ensino iniciando -os pela elaboração e execução de sua proposta pedagógica, ’respeitando as normas comuns e as de seu sistema de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com