TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional

Por:   •  10/10/2018  •  Ensaio  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO educacional

Questão 01

Sabe-se que gestão de recursos humanos escolar envolve uma relação interpessoal e profissional dentro e fora da instituição.  Em toda gestão é preciso ter cautela pois é uma área que lida com pessoas. Destacam-se duas frentes humanas: interna e externa.  A interna é relacionada com pessoas que estão dentro da instituição de ensino, professores, pedagogos e demais funcionários.  Dentre algumas ações estão à contratação dos professores onde deve se optar por um processo seletivo; precisando ainda manter os profissionais atualizados; para que se possa ter a motivação dos alunos e professores com ofertas de recursos para aulas mais;  promover um ambiente acolhedor, alegre e amigável investir na infraestrutura da instituição como a construção de laboratórios, biblioteca entre outros espaços; deve ofertar a acessibilidade e pessoas com deficiência nas escolas, já a frente humana externa está relacionada com as pessoas que estão em torno da escola pais, alunos e comunidade,  que se relacionam com a instituição.  Entretanto a gestão de recursos humanos deve procurar entender os desejos e anseios destas pessoas e se orientarem por ações sólidas que evitem eventuais conflitos. Estas ações são; mapeamento das relações, buscando informações através do contato direto e indireto com as pessoas; esta frente deve ser dada à devida importância e ser alvo de reuniões dos gestores.  Assim com a participação de todos pode-se levar ao bom andamento da instituição.

Estudo de caso

A participação da comunidade no Conselho escolar está descrito no Art.14, inciso II da LDB; “participação de comunidade escolar e local em Conselhos escolares ou equivalentes”. As ações da gestão democrática que garantem a participação de todos no processo escolar mostrando sempre uma transparência escolar, onde a mesma deve sempre mostrar a realidade vivida, o planejamento sempre participativo. As ações devem ser descentralizadas onde as decisões administrativas não devem ser unicamente pelo gestor. Sempre colocando a comunidade perto para realmente haver uma gestão democrática com a efetiva participação da comunidade. A pedagoga Sofia está correta em acreditar que a escola  e comunidade devem andar juntos. Mas para que isso aconteça é  preciso aproximar a comunidade da escola. É preciso cativar a comunidade, procurando meio de todos interagir dentro da área  escolar. Uma maneira muito boa de fazer a aproximação são festas que toda comunidade participe juntamente com os alunos e professores, onde a gestão pedagógica poderá  dialogar com esses pais sobre possíveis melhorias na escola.

"A existência de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existência de um sistema normativo, (...) quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da própria ação" (Bobbio, 1992, p. 79-80). Sobre o direito do estudante brasileiro:

I. O Ensino Fundamental é reconhecido como direito desde 1934.

II. O Ensino Fundamental é reconhecido como direito público subjetivo desde 1888.

III. A Constituição Brasileira de 1987 garante o direito de todos ao Ensino Superior.

É fato histórico verdadeiro:

Escolha uma:

[pic 1]a. Apenas as alternativas I e II.

[pic 2]b. Apenas a alternativa I.

[pic 3]c. Todas as alternativas.

[pic 4]d. Nenhuma das alternativas.

Feedback

A resposta correta é: Apenas as alternativas I e II..

Questão 3

Correto

[pic 5]Remover rótulo

Texto da questão

Documento importante que serve como ponto imprescindível de organização e gestão da escola, formulado e aplicado pelos agentes de dentro de cada escola. Documento normativo da escola e comunidade escolar. O contexto se refere ao:

Escolha uma:

[pic 6]a. Portfólio Escolar.

[pic 7]b. Plano Nacional de Educação.

[pic 8]c. Plano Municipal da Educação.

[pic 9]d. Projeto Político Pedagógico.

Feedback

A resposta correta é: Projeto Político Pedagógico..

Questão 4

Correto

[pic 10]Remover rótulo

Texto da questão

A educação básica é aquela que tem como principal objetivo o desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade, capaz de garantir a cidadania e a formação necessária para progredir no trabalho e nos seus estudos posteriores. Porém, apenas uma das etapas tem a obrigatoriedade de oferta garantida em Lei. Assinale qual é esta etapa que está garantida em Lei:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (483.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com