TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional

Por:   •  27/10/2020  •  Monografia  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

GESTÃO E SUA IMPORTÂNCIA MEDIANTE CONFLITOS NA UNIDADE ESCOLAR

RAMATIS ZUBURU RIBEIRO

GUARATINGUETÁ-SP

2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRDUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

GESTÃO E SUA IMPORTÂNCIA MEDIANTE OS CONFLITOS NA UNIDADE ESCOLAR

RAMATIS ZUBURU RIBEIRO

Artigo Científico, apresentado a FAVENI, como requisito parcial para a obtenção do Titulo Especialista em GESTÃO ESCOLAR.

GUARATINGUETÁ-SP

2018

1- RESUMO

Neste trabalho visamos contribuir com a importância da Gestão Escolar nos conflitos na Escola, apresentando um resumo da pesquisa realizada na Escola Professor Nilo Santos Vieira, no ano de 2018, sobre a ação do Gestor no espaço escolar, na percepção dos professores e funcionários em geral. Foram analisadas diversas obras (livros) e uma fonte de rica informação e argumentação foi a prática diária no meio educacional, gerando uma discussão sobre a educação como fator fundamental para garantir o desenvolvimento constante de qualquer cidadão, capaz de promover o pleno exercício da cidadania. Destacando-se não só os docentes, mas todos envolvidos, analisando as dificuldades que vivem no sistema educacional, por falta de reconhecimento e incentivo para o trabalho, e provando através da observação, da prática e pelas literaturas citadas a real necessidade do Gestor no trabalho Educacional das Instituições.

Palavras Chaves: Gestão Escolar, Educação .

1 – INTRODUÇÃO

Mediante a educação pública vemos que é uma função do Estado e sem duvida nenhuma está inserida no contexto histórico, político e econômico. A escola que nos é fornecida é a escola que o Estado quer oferecer. Isso é resultado de uma ideologia de dominação capitalista com o propósito de manter a ordem e controle absoluto. O poder que uma classe dominante exerce sobre outra é caracterizado pela estratificação do meio e o que as diferencia é a posse dos diferentes tipos de capital.

Para Frigoto (1998, p.53 ), “o papel da educação na ideologia capitalista atual, expressado pelo conceito de empregabilidade, é produzir um cidadão mínimo, carente de uma análise crítica da realidade. A mídia realiza, nesse contexto, o papel que consiste em fazer adormecer e aceitar passivamente a realidade que está posta. Assim, para o autor, o sistema capitalista é destrutivo e precisa ser substituído por um sistema mais humano.

De acordo com Gentili (1998, p. 168), educados num sistema escolar pulverizado e segmentado, coabitado por circuitos educacionais de oportunidades e qualidades diversas, oportunidades e qualidades que mudam conforme a condição social dos assuntos e os recursos econômicos que eles têm para acessar a privilegiada esfera dos direitos da cidadania.

Mediante essa reflexão salientamos as desigualdades existentes nos espaços escolares, bem como os impactos que geram na promoção da política educacional. O espaço escolar é resultado de um processo dinâmico de uma rede de relações, da forma como Estado atua por meio de políticas públicas e de como as diversas classes sociais exercem o controle social no poder político.

De acordo com Kuenzer (2000, p. 72), esta necessidade se reforça pela ambiguidade, típica das ideologias, que tem revestido esta discussão no campo da educação, há os que negam a categoria pura e simplesmente, fechando os olhos para a nova realidade do trabalho, há os que comemoram seu caráter emancipatório, sem aprofundar as contradições inerentes ao trabalho capitalismo, e há os que simplesmente aderem.

Entende-se que o proceder do desenvolvimento educacional está atravessado de interpretações distintas, o que favorece para um fraco desenvolvimento.

De acordo com Pilletti (1994, p 45 ), o processo realizado nas escolas é denominado como educação formal, cujos objetivos, conteúdos e meios são previamente traçados. Com isso o espaço escolar é permeado de significados compartilhados e expressos nas práticas sociais, o que explica de certa forma o descaso que permeia muitos espaços escolares públicos, destinados aos segmentos sociais que tem pouco poder de reivindicação.

Com isso as dificuldades e barreiras devem ser relatadas em conjunto, devendo ser relacionados com as causas de formação que produzem e se assim não serem, não serão solucionadas, se tratando somente de ações abrandadas e iminentes. Um ponto de fundamental importância a ser observado, no que destaca à ampla questão dos problemas no ambiente escolar, é a ausência de articulação das instituições públicas. A ausência de um dispositivo institucional democrático no interior de algumas instituições públicas, articulada à fraca presença estatal na oferta de serviços públicos destinado aos setores pobres, é um fator a ser considerado na intensificação das práticas violentas nos bairros e nas instituições de Ensino.

A violência no meio educacional é de grande abrangência, sendo uma muralha de difícil queda, possuindo e guardando situações de constrangimento e de imensa dificuldade para serem superadas. Inicia-se nas Instituições uma mudança imprevisível, mudando hábitos, sendo de fundamental importância que a Gestão por meio de ações que é de fundamental importância, a articulações para parcerias diversas para amenização da questão .

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com