TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.973 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta reflexões sobre a prática educativa do Estágio no âmbito escolar, no eixo da gestão educacional, no curso de Pedagogia. No início foi muito difícil compreender a organização e funcionamento do sistema educacional e das políticas educacionais e ao mesmo tempo estabelecer o vínculo com a gestão escolar. Isto porque o Currículo do Curso de Pedagogia formava apenas para a formação do professor dos anos iniciais ao Ensino Fundamental, o Orientador Educacional e o Supervisor Escolar.

A partir da sistematização do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, configuraram-se através da ementa os primeiros passos para elaboração de um plano de estágio em gestão educacional.

Ainda sentimos que há certa resistência por parte de muitos estagiários, uma vez que a maioria não pensa em serem gestores, mas o próprio Estágio Educacional mostra a necessidade de o futuro pedagogo compreender a organização e funcionamento do sistema educacional, na dinâmica que envolve o chamado regime de colaboração entre a União, os Estados, os Municípios e as instituições de ensino.

Este estágio foi baseado nas leituras sobre gestão e tem o intuito de contribuir na formação do pedagogo a pratica e funcionalidade da gestão escolar.

Após relatos pude notar a necessidade por parte da gestão no que se refere à inclusão de alunos com necessidades especiais. No decorrer do Estágio, podem-se elaborar novas experiências, enfrentar desafios e descobrir a realidade do que é ser um professor e de como lidar com situações adversas no âmbito da materialidade profissional, e a partir disso conseguir analisar e reformular principais aspectos, entendimentos e alcançar a superação, já que o estágio possibilita uma aproximação da realidade da sala de aula e da escola.

Logo, percebe-se que o Estágio é um momento de aprendizagem e de pesquisas em ensino, em que se questiona, constrói e prepara o acadêmico para ser um futuro professor.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES.

      O presente trabalho foi pesquisado por vários autores renomados como Libâneo, Marconi, Lakatos, Saviani abordando a educação formal, não formal e informal, bem como suas definições e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, presídios, meios de comunicação e outros ambientes em que há projetos com foco educativo. Os estudos de Libâneo (2010) possibilitam o interesse em conhecer esses outros espaços para além da escola, pois também são espaços educativos. Segundo Marconi e Lakatos (2003), a análise de cada texto compreende a explicação real dos elementos da pesquisa, permitindo, com isso, compreender o estudo e a estruturação mais ampla do assunto. Conforme a CNE/CP 5/2005 (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2006) dispõe que pela graduação de licenciatura, o pedagogo poderá assumir papéis que vão desde a atuação na educação infantil, educação nos anos iniciais, cursos de nível médio, educação profissional em âmbito de serviços e apoio escolar e formação docente até áreas não escolares, como pedagogo hospitalar, pedagogo empresarial, entre outros. O objetivo maior não é o de aprofundar as áreas de atuação do pedagogo, e sim, expor uma descrição das diversas possibilidades do exercício da sua prática educativa.

Trazendo um pouco da historia da pedagogia onde o termo e o papel do educador surgiu na Grécia antiga e em Roma. Nesse período, seu papel era o de transmitir conhecimento; então, ao longo dos anos, sua função foi se aprimorando, chegando aos dias de hoje como especialista em conduzir conhecimentos e práticas educativas em contextos e ambientes variados. No Brasil, a chegada dos portugueses trouxe, além de novidades, especiarias e mercado de trocas, a educação provida e ofertada pelos jesuítas, que propunham uma prática pedagógica na escola tradicional e conservadora. Segundo o autor, “a história da educação brasileira inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas” (SAVIANI, 2008, p. 26). Então a partir de 1759, reformas iniciaram-se na educação, tanto nos ensinos primários e secundários como na formação dos professores, os jesuítas foram questionados sobre sua forma de ensinar onde foram destituídos de seus cargos de professores, pois seus métodos catequéticos. Em 1924, por meio de 13 intelectuais cariocas, surge a Associação Brasileira de Educação. No ano de 1930, como medida do governo, é criado o Ministério da Educação e da Saúde Pública. 1932 são publicados o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, que buscava novas regulamentações para a educação.

Logo em seguida foi formulada e aplicada a Lei de Diretrizes e Bases, na qual, discutia-se a importância da educação de professores e profissionais da área, tanto em instâncias públicas como privadas. Criado em 1939, o curso de Pedagogia tem como princípio a educação de crianças nos anos iniciais e também a gestão educacional. Como atribuição inicial, o curso recebeu a denominação de “estudo da forma de ensinar”. Tinha também a denominação de “técnicos em educação”, estes assumiam concursos com funções de administradores, planejadores de currículos, entre outras funções, mas nenhuma delas envolvia a sala de aula. A formação até 1969 dividia-se em bacharelado e licenciatura, mais conhecido como “esquema 3+1”, pois durante três anos aprendia-se a teoria, formavam-se bacharéis, que atuariam nos departamentos “técnicos”, mas só se tornava professor depois da pratica. Após a reforma universitária de 1968 as formações se unificaram e hoje em dia o curso tem a duração de quatro anos, as atividades práticas já estão dentro dos anos de formação. Após a Lei n. 5.540 de 1968, a faculdade de Pedagogia ganha novos espaços de atuação. Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, o objetivo central do curso de Pedagogia hoje é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (326.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com