TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

KRISTHINY THIFFANY PINHEIRO DA SILVA[pic 1]

     Ra 8060351

 Portfólio do 30 Ciclo de Aprendizagem

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina de Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico na Gestão Educação Escolar e Não-escolar, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo professor Dr.Alexandre José Cruz, e Monitoria da Me. Juliana Brassollati Gonçalves.

Cuiabá-MT.

2019

O que faz o conselho na escola?

        

        De uma maneira geral, a função do conselho na escola, não é diferente da função dos outros conselhos que é buscar garantir o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases.

 Os Conselhos Escolares como órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, com a atribuição específica de deliberar (função deliberativa :competência para decidir) sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras, no âmbito da escola, atuando de forma coletiva para tomada de decisões, sobre temas de sua responsabilidade.

Outra função dos conselhos é a consultiva, ou seja, o gestor em diálogo com o conselho explana as questões a serem discutidas, o conselho dá o seu parecer, mas no fim das contas, quem acaba dando a última palavra é o gestor, pois ele não é obrigado a acatar a decisão do conselho, o conselho apenas faz as suas considerações referentes ao tema.

Função normativa, quando cabe ao conselho a interpretação das leis, normas, ressaltando que esta interpretação deve respeitar a lei principalmente a Constituição.

Função Mobilizadora, o conselho deve fomentar a participação dos segmentos representativos da escola, da comunidade local, ou da sociedade, promovendo ações para que haja participação no interior da escola, que atenda as finalidades da escola, e que tenha o foco principal no processo- ensino aprendizagem.

Mediação, é outra função importantíssima do conselho escolar, principalmente para construção da cidadania, criando diálogo entre a escola e os demais segmentos.  Assim como fiscalização dos recursos a serem aplicados, entre outros.

 Logo o Conselho Escolar, passa a ser um recurso a mais para o desenvolvimento da gestão democrática.

Além dessas funções já citadas, cabe aos Conselhos Escolares: propor e coordenar discussões e votar as alterações metodológicas, didáticas e administrativas na escola;  participar da elaboração do calendário escolar, no que competir à unidade escolar, acompanhar a evolução dos indicadores educacionais propor intervenções pedagógicas; medidas socioeducativas visando à melhoria da qualidade social da educação escolar;  elaborar o plano de formação continuada dos conselheiros escolares; aprovar o plano administrativo anual,  promovendo alterações, se for o caso; fiscalizar a gestão administrativa, pedagógica e financeira da unidade escolar;  promover relações de cooperação e intercâmbio com outros Conselhos Escolares(DOURADO; MORAES; OLIVEIRA, 2012,s/p.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com