TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Manutenção

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão da Manutenção

Curso: Engenharia de Produção

Professor: Sílvio Jorge Machado

Nome do estudante:

Data: 22/10/2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Faça uma entrevista com, no mínimo, 10 pessoas, perguntando: Para você, o que é manutenção?  

Transcreva as respostas dos entrevistados e analise cada uma delas, identificando as interpretações, alinhadas ou não, com os conhecimentos que você obteve na disciplina a respeito da definição de manutenção.

  1. Respostadas das pessoas entrevistadas:

Entrevistado (Dona de Casa) - Manutenção é cuidar das coisas para que elas não estraguem. Nossa casa também precisa de manutenção diária como limpar, pagar as contas, etc.

Entrevistado 2 (Professora) - Manutenção é um trabalho preventivo para que algo funcione sempre com seu maior potencial, evitando paradas inesperadas das atividades para correção de possíveis falhas, assim gera economia no processo.

Entrevistado 3 (Técnico Gasista) - Manutenção é cuidar, manter e preservar os equipamentos, para que funcione bem e para que não ocorra acidentes.

Entrevistado 4 (Engenheiro Ambiental) - Manutenção não é uma coisa aplicada só para equipamentos, pode ser aplicada em diversos contextos como de preservação por exemplo, pois serve para cuidar de qualquer coisa que necessite da atenção: “Manutenção da vida na terra”, por exemplo que necessita da preservação do meio ambiente.

Entrevista 5(lojista): Manter em ordem, conservar para não estragar.

Entrevista 6 (Médico): Manutenção é cuidar das coisas, trabalhar com prevenção, desde equipamentos industriais, automóveis, casa, objetos em geral e até mesmo da nossa saúde, se alimentar bem e fazer exercícios é uma forma de prevenir doenças e assim manter a saúde.

Entrevista 7 (Estudante): Manutenção é manter, cuidar das coisas. Consertar as coisas.

Entrevista 8 (Estudante de Engenharia de Produção): Manutenção tem de dois tipos, manutenção corretiva e preventiva. Na corretiva se trabalha para evitar que o equipamento venha a ter falhas ou quebrar, por exemplo. Já a manutenção corretiva seve para corrigir falhas e melhorar o processo.

Entrevista 9 (criança, 10 anos) - É não estragar as coisas, como meus brinquedos.

Entrevista 10 (assessor de setor jurídico) - Manutenção é trabalhar com prevenção, evitar que problemas aconteçam, que falhas ocorram, etc.

  1. Análise das respostas:

Como é possível observar, a maioria dos entrevistados possuem uma boa percepção do que é a manutenção. O que foi interessante observar, é que conforme o perfil e a área de atuação das pessoas suas respostas tenderam a puxar o termo manutenção para suas áreas de vivência. Isso pôde ser claramente observado na resposta do Engenheiro ambiental, do médico e até mesmo da criança, que relaciona o termo manutenção a não estragar brinquedos, por exemplo.

Os entrevistados que trabalham diretamente com manutenção, ou que tiveram acesso a conteúdo sobre o tema, tiveram uma resposta mais técnica. Esse é o caso do estudante de engenharia de produção, do técnico gasista e da professora. Eles focam na manutenção preventiva e um deles até diferencia as manutenções. Concordo com eles pois a manutenção não é para consertar as coisas, manutenção é um trabalho focado em evitar falhas e melhorar cada vez mais o processo, seja ele qual for e de que área for, área técnica, ambiental, da saúde, etc.

Poucos foram os entrevistados que apresentaram a manutenção apenas como “consertar” algo que já está com falhas ou estragado.

Questão 2 (3,5 pontos)

Aborde uma empresa industrial e faça uma aplicação da FMEA em uma máquina qualquer da planta. Utilize os nove passos e o formulário simplificado apresentados no livro.

Descreva a sua experiência e resultados em um relatório de estudo de caso, incluindo os métodos e técnicas complementares que foram utilizados e as suas recomendações de melhoria.

Exemplo de FMEA totalmente preenchido.

A análise do modo e efeitos de falhas (FMEA) será aplicado a pasteurização do leite utilizado na fabricação de outros produtos da Empresa TIROLEZ.

O FMEA procura evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, falhas no projeto do produto ou do processo.  FMEA de produto é quando são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. No FMEA de processo são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo, ou seja, o objetivo desta análise é evitar falhas do processo, tendo como base as não conformidades do produto com as especificações do projeto. O fluxograma do processo é apresentado na Figura 1.

  1. Coletar informações a respeito do sistema (produto ou processo)

Leite pasteurizado:

A pasteurização bem feita é fundamental para garantir que todos os microrganismos presentes no leite sejam eliminados e do leite. No processamento é utilizado a pasteurização rápida, onde o leite passa por um trocador de calor a placas (Figura 1) durante 15s a uma temperatura acima e próxima a 72°C. O binômio tempo e temperatura são fundamentais para garantir a eliminação das bactérias e esporos presentes no leite.

A análise do trocador de calor é de fundamental importância para analisar os possíveis defeitos no processamento de pasteurização do leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (380.9 Kb)   docx (865 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com