TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

BREVE HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE

Resumo

A história da Psicomotricidade tem início na Idade Média e seu percurso histórico é marcado por diferentes concepções desenvolvidas por cientistas como Platão, Descartes, Dupré, Wallon, Piaget, entre outros.

A história da Psicomotricidade é solidária a história do corpo. Ao longo dessa história foram registradas  perguntas: Como explicar as emoções? Qual a relação entre o corpo e a alma? Por que diferenciá-los?

O corpo humano sempre foi valorizado, desde a Antiguidade, nas antigas cidades da Grécia  existia um cultivo de adoração ao esplendor físico, cultivando músculos bem definidos.

Platão afirmava haver uma separação distinta entre o corpo e a alma, colocando o corpo apenas como um lugar de transição da existência no mundo de uma alma imortal.

Já para Aristóteles o corpo é matéria moldada pela alma, a alma é que põe o corpo em movimento, sendo ela a forma do corpo. Aparecia aí o primeiro pensamento psicomotor, pois analisou a função da ginástica para melhorar o desenvolvimento do espírito.

No século XIX com a descoberta de algumas patologias relacionados a disfunção no cérebro surge a necessidade médica de encontrar uma área que explique tais fenômenos, surgindo assim a Psicomotricidade. Em suas primeiras pesquisas tem um enfoque totalmente neurológico.

 O neurologista francês Dupré a partir de estudos clínicos formulou a noção de psicomotricidade fazendo uma associação estreita entre o desenvolvimento da psicomotricidade, a inteligência e a afetividade.

Henry Wallon é o grande pioneiro da psicomotricidade fornecendo observações definitivas acerca do desenvolvimento neurológico do recém nascido e da evolução psicomotor da criança.

Wallon diz que “o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo”. O movimento, o pensamento e a linguagem são unidades inseparáveis. O movimento é o pensamento em ato e o pensamento é o movimento sem ato.

De acordo com Camus o conhecimento, a consciência e o desenvolvimento geral da personalidade não podem ser isolados das emoções.

Piaget foi um dos autores que mais estudou as inter- relações entre a psicomotricidade e a percepção. Descreve a importância do período sensório- motor e da motricidade, principalmente antes da aquisição da linguagem, no desenvolvimento da inteligência.

Na década de 70 surgem trabalhos na educação psicomotora, por Le Boulch. Em seu livro “A educação pelo movimento”  tinha como o objetivo inicial sensibilizar os professores do primeiro grau, quanto ao problema da educação psicomotora na escola , pois era um contexto desfavorável a pedagogia da época. A criança desenvolve o conhecimento de si mesma e do mundo através da sua ação.

 Ao longo do tempo o percurso da psicomotricidade é marcado profundamente pela teoria da psicanálise.

No Brasil a sua história vem acontecendo semelhante a história mundial, os primeiros documentos registram seu nascimento na década de 50.

Em 1960 foi introduzida na faculdade de Logopedia na UFRJ, onde os profissionais recebiam a formação pelas escolas francesas e, posteriormente, argentinas.

Em 1983, acontece o curso de Pós Graduação em Psicomotricidade, na

Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabiliatação , ambos no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com