TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Psicologia Social

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

A história da Psicologia Social.

Surgiu como ciência no século XX, período de predomínio da ideias liberais, que tem como elemento central a valorização do indivíduo, o individualismo. Por influência desse paradigma a Psicologia Social foi marcada pela compreensão do indivíduo deslocado da sociedade.  A Psicologia Social Histórica faz críticas a essas teorias e propõe uma abordagem do ser humano que considere como fundamental, as relações que este estabelece com o mundo.

A Psicologia Social surgiu após a I Guerra Mundial (1914-1918). Neste período, os cientistas sociais foram desafiados a responderam questionamentos sobre a preservação dos direitos humanos e liberdade, em um contexto cada vez mais tenso. Só a partir da II Guerra Mundial que se inicia a sistematização da Psicologia Social através de duas tendências predominantes. Foram elas:

  • Uma nos Estados Unidos que tinha característica de sua tradição pragmática, focava a mudança ou a criação de atitude que favorecessem a minimização dos conflitos e o aumento da produtividade. Eles acreditava que como pouco conflitos as pessoas eram felizes e prontas para reconstruir o que havia sido destruído com a II Guerra Mundial.
  • A outra, na Europa que caracterizava sua tradição filosófica e com raízes na fenomenologia, buscava modelos científicos, totalizantes, contudo, mantinha uma visão abrangente do ser humano, que só era compreendida filosófica ou sociologicamente, ou seja, um ser humano abstrato.

A crise da Psicologia Social:

Surgem na década de 60, com alguns questionamentos sobre a eficácia da Psicologia Social, pois ninguém conseguia intervir, explicar e nem prever comportamentos sociais, pois suas pesquisas não permitiam a formulação de leis pela tamanha complexidade intercultural. 1994 LANE relata a superação da crise, isso só foi possível a partir do momento em que se constatou a tradição biológica da Psicologia e se assumiu o desafio de superar a visão determinista vigente. Ela considerava que o indivíduo era um organismo que se interagem no meio físico, para entender bastava apenas conhecer o que ocorre com ele quando recebe estímulos externos. Outro passo importante para superar a crise segundo LANE, foi assumir o desafio de superação da visão determinista.  Agora vamos passar rapidamente pelas as três escolas.

Psicologia Social Norte Americana:

Os autores retomam Aroldo Rodrigues, que define a psicologia Social como a área que estuda a interação social. Os objetos estudados são: a interação social, a interdependência entre o indivíduo e o encontro social. Os principais conceitos eram:

  • A percepção Social e entendida por esta linha como um processo que vai desde a recepção do estimulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significada ao estímulo. O indivíduo vai organizando cognitivamente uma diversidade de informação que possibilitam a compreensão a este mundo. O indivíduo ao deparar uma pessoa, objeto, fato ele formula impressões a partir das informações que ele tem em sua cognição.
  • Comunicação é compreendida apenas como um processo que envolve codificação e decodificação de mensagem que permitem a troca de informações entre o indivíduos. Esta forma de entender a comunicação não era restrita ao aspectos verbal, mais também as expressões gestuais, sinais e movimentos. Restringia-se ao esquema de transmissão e recepção.
  •  Atitudes são desenvolvidas em relação aos objetos do meio social. O indivíduo estabelecia relação com o mundo de aspectos cognitivos e afetivos, tanto positivos ou negativos, o indivíduo agia de determinada forma.
  • Processo de Socialização, era entendida como o aprendizado de códigos, normas, regras, recebido pelo indivíduo de seu grupo social.  
  • Grupo Sociais são compreendido pelas organizações conjuntos sociais e o indivíduo; família, grupo social e etc.
  • Papeis Sociais são papeis prescritos e papeis desempenhados. Os papeis prescritos são o conjunto de comportamento estabelecidos pela sociedade com a posição que o indivíduo ocupa (medico, pais e etc.). Os papeis desempenhados são manifestados de acordo ou não com a prescrição social. Os papeis sociais são referência para o nosso comportamento e para a percepção do outro.

Psicologia Social europeia:

Após o período da Guerra começam a surgir na Europa tradições de pesquisa em Psicologia Social que se agrupam em dois principais, são eles:

  • A teoria das Representações Sócias, aplicada por Serge Moscovici, em 1961, mas só em 80 ganha força. Moscovici desenvolve a teoria em contra posição a tradição da Psicologia Norte. Piaget, afirmou que há na criança um senso comum. Já Moscovici pergunta e o adulto, há um conhecimento do senso comum?

Nesta época só conheci o conhecimento cientifico, e o que não era cientifico era conhecido como ideologia, seria engano, não era nenhuma coisa e nem outra, estava no meio. A teoria da Representações Sócias, de que não existe um EU sem o OUTRO, assim ambos se constituem se determinam. Desta forma, não haveria como pensar, falar e agir, por traz tem algo a ver com cultura, as crenças e os valores, isso faz parte do meio social em que vivemos.

Já a teoria da Identidade Social, de Henri Tajfel, formulou a respeito da identidade social a partir de suas pesquisas a respeito da percepção por isso ele entende a identidade social como uma pessoa que tem respeito de si, pertencendo a um grupo ou não a outro. Interessa apenas a categorizações sócias ou seja dos grupos humanos. Os grupos sociais que o indivíduo fazem parte, isso contribuem para formação de sua identidade social. Uma definição por uma pessoa a respeito a si, Por exemplo: uma mulher, divorciada, assistente social, professora, que vive mais para o trabalho do que para outas coisa. Um exemplo de respeito de outa pessoa: Ele é um político gatuno, desonesto, que vive para fazer política em beneficio pessoal. O outro exemplo e a respeito a um grupo de pessoas: Os médicos são em geral, homens competitivos que começam dedicados ás pessoas de que cuidam e, com o passar dos anos, tornam-se infelizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com