TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/6/2018  •  Ensaio  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

Título:

A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO FUDAMENTAL (1º E 2º SEGUIMENTOS) E ENSINO MÉDIO, NO BAIRRO DE AUSTIN EM NOVA IGUAÇU, NA BAIXADA FLUMINESE – RJ.

Euler  Oliveira Cardoso da Costa

UFRRJ

Mestrando em Educação do PPGEDUC

Eixo 2: Didática, Formação e Profissão Docente

eulerccosta@gmail.com

INTRODUÇÃO

O presente projeto pretende pesquisar o processo de identidade construído entre os docentes, seus alunos, colegas e o local onde trabalham, vislumbrando todas as possibilidades possíveis e dadas suas condições de trabalho. Buscar compreender como esse processo se deu e quais suas conseqüências no processo educacional. Nas relações professor – aluno, aluno – aluno, comunidade – professor, entre outras relações possíveis. Vamos descobrir o perfil destes docentes e de seus discentes e assim poder concluir como esses perfis podem influenciar de alguma maneira na identidade do professor e em sua relação com o local de trabalho. O projeto é instigante e com resultados que podem ajudar muito a entender o processo educacional.

A principal justificativa se dá pelo fato de meu trabalho de conclusão de curso, ter sido justamente sobre a Identidade Territorial de Austin, o que me dá uma grande vantagem e facilita o processo de estudo e investigação com relação à formação das Identidades do professor de Austin. Estudo rico, possivelmente irá responder a muitas questões: Como se deu a formação destes professores? De onde eles vêm? Como se identificam com sua profissão e com o local onde trabalham? Austin foi uma escolha ou necessidade?  

OBJETO

A construção das identidades profissionais dos professores de Austin e suas conseqüências junto ao processo educacional.

OBJETIVOS

 Geral

Analisara construção das identidades dos professores, por via do espaço local, identificando a diversidade, as possibilidades que afloram na dialética entre identidade e Educação. Compreender a construção desta identidade no contexto local, em relações multiescalares e multiculturais. Verificar de que maneira os agentes e as crises externas, a conjuntura econômica e política, via Globalização influenciam no trabalho e no dia a dia destes professores.

Específicos

Explicar as relações existentes entre os professores oriundos da Baixada, e os que vêm de fora e se estabeleceram em Austin; identificar o papel da identidade frente à Educação; compreender o que é identidade para os professores que vivem ou de alguma forma estão atreladas por algum laço ao local do estudo; investigar como essa relação identitária pode afetar o processo de ensino aprendizagem, as relações professor-alunos, professor-local de trabalho e como esta identidade influencia na sua prática docente.  Desmontar conceitos mitificados pelo tempo e ao mesmo tempo construir conceitos novos que exprimam de forma mais verdadeira a realidade do local em estudo, no que se diz respeito à identidade dos professores de Austin.  Descobrir como se deu a formação destes professores, o que acham ou pensam, com relação a trabalhar em Austin e por que escolheram este Local para trabalhar?

REFERENCIAL TEÓRICO

O projeto tem a proposta de trabalhar com alguns conceitos para dar forma ao seu corpo. Esses conceitos além de ferramentas de pesquisa são necessários para que o trabalho explique o que pretende e alcance seus objetivos.  Seria impossível realizar tal projeto sem a ajuda de conceitos que tratem do sujeito e do objeto.  Como o projeto irá trabalhar com a dinâmica do homem e do lugar e as conseqüências desses movimentos no espaço são necessárias à utilização de vários conceitos que facilitem o entendimento dessa dinâmica.  

Uma categoria que será fundamental na realização deste projeto é a da identidade.  Como a identidade do professor com o lugar influencia as suas ações?  Há identidade neste lugar ou apenas comportamentos uniformes que nos dão à falsa impressão de identidade?   Durante o projeto vamos descobrir o tipo de identidade que estamos estudando.  Segundo Castells, em O Poder Da Identidade, nos propõe três formas de construção da identidade, quais sejam:

  • Identidade Legitimadora: Introduzida pelas instituições dominantes da sociedade no intuito de expandir e racionalizar sua dominação em relação aos atores sociais...;
  • Identidade de Resistência: Criada por atores que se encontram em posições/condições desvalorizadas e/ou estigmatizadas pela lógica da dominação, construindo, assim, trincheiras de resistência e sobrevivências com base em princípios diferentes dos que permeiam as instituições da sociedade, ou mesmo opostas a estes últimos...;
  • Identidade de Projeto: Quando os atores sociais, utilizando-se de qualquer tipo de material cultural ao seu alcance, constroem uma nova identidade capaz de redefinir sua posição na sociedade e, ao fazê-lo, de buscar a transformação de toda estrutura social...(Castells, 2002: 24).

Vemos aqui três hipóteses onde possivelmente uma delas poderá se encaixar no processo de construção de identidade do nosso projeto de estudo. Talvez, não é impossível, que observemos os dois ou até mesmo os três tipos de construção.  O que torna esse projeto cada vez mais instigante e provocador.

Com Hall (2003), na sua obra A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade, temos uma visão do que segundo ele acontece com a identidade moderna, como que entrando em colapso, a mudança estrutural transformando as sociedades modernas no final do séc. XX.  A fragmentação das paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade que antes eram a referencia sólida das localizações do individuo na sociedade.  Stuart está preocupado com as conseqüências que a modernidade tardia vem provocando ao indivíduo na sociedade e conseqüentemente as mudanças que ocorreram na sociedade.

Podemos aproveitar ainda a contribuição de Haesbaert, na sua obra Territórios Alternativos, segundo este autor a identidade seria a expressão mais forte do espaço, através da qual o espaço se comunicaria com os atores.  Os símbolos teriam uma expressão no território maior que o território concreto, a apropriação do espaço através da expressão da identidade seria muito mais forte e delimitadora que edificações. A identidade como referencia do espaço, como demarcadores do território, só que invisivelmente marcado e delimitado por seus símbolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com