TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  4/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ALUNO

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        9

4        PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        16



INTRODUÇÃO

O presente relatório, é resultado do estágio curricular realizado na creche Manoel Pedro Nolasco, totalizando 50 horas que foram cumpridas no período de DD/MM/AAAA a DD/MM/AAAA. Teve como objetivo o aprendizado na pratica da gestão educacional no ensino de educação infantil. Realizou-se a observação detalhada das atribuições dos gestores, a fim de conhecer melhor suas funções à frente da administração da creche.

Atualmente a educação infantil é um dos segmentos mais importantes no processo educativo, apresentando crescimento significativo nas últimas três décadas no Brasil, se tornando a primeira etapa da educação básica. Um dos fatores que contribuem para o crescimento da educação infantil, é o avanço do conhecimento cientifico sobre as crianças, e a influência dos estímulos realizados nos primeiros anos de vida e como isso pode influenciar sua vida escolar.

Vários fatores contribuem para a expansão da educação infantil, entre os quais se destacam o avanço do conhecimento cientifico sobre as crianças, a consciência social entre o significado da infância e o reconhecimento, por parte da sociedade, sobre o direito da criança a educação, em seus primeiros anos de vida.

Dada essa crescente preocupação com o futuro pedagógico das crianças, os gestores assim como os educadores desempenham papel fundamental nesta questão. Segundo Chiavenato (2002) os lideres escolares, chamados como gestores são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização, mas cabe a todos estarem dispostos a assumir compromissos, estar abertos a mudanças e debates quando for necessário, para atender os objetivos estabelecidos.

Segundo Gil (2001) os gestores precisam dispor de muitas competências tais como: ser um agente de mudanças, comprometido com os resultados e acontecimentos e com a situação da organização institucional, mostrar racionalidade, conhecimento, conhecer sua área de atuação, dialogar com facilidade, estabelecer uma relação de confiança, ter perfil negociador, colocar ênfase nas pessoas, ser ético, inovador, estar disposição a assumir riscos com equilíbrio, ter pensamento estratégico, saber compartilhar responsabilidade, lidar com resistências, perceber sentimentos e propor ações que possam ir à raiz do problema.

As responsabilidades de gestão de uma creche são divididas entre o(a) diretor(a), o(a) coordenador(a) pedagógico e o(a) auxiliar técnico de educação ou secretário(a). Em algumas instituições dependendo do estado na qual está localizada, os únicos responsáveis pela gestão da creche são o(a) coordenador(a) pedagógico e o(a) secretário(a) Estes profissionais precisam ter total consciência dos princípios que norteiam a educação infantil, visando um atendimento de qualidade as crianças.

Segundo relatado pela diretora Maria Goreti de Sousa Marinho, diretora de um centro de educação infantil no estado de São Paulo: “um gestor de creche, pode ser comparado ao de um técnico de futebol ou um maestro, pois precisa distribuir as tarefas a serem realizadas ao mesmo tempo em que precisa estar próximo da equipe para acompanhar e fazer as intervenções necessárias”.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Manoel Pedro Nolasco, localizada na Rua Amandio Pereira de Matos, S/N, Jardim João Paulo II, Dourados-MS, atua na educação infantil como creche e pré-escola nos períodos matutino e vespertino, atendendo crianças de quatro (04) meses até cinco (05) anos. Os gestores que estão à frente da administração da instituição, são um coordenador e uma secretaria.

A creche cultiva um clima amistoso com os pais e as crianças, onde são bem recebidos para que se sintam à vontade. O gestor sempre acompanha de perto a atuação dos educadores, assim como está sempre em contato com os pais e responsáveis, a fim de mantê-los informados sobre as conquistas e dificuldades de seus filhos no decorrer das atividades propostas.

A creche procura sempre utilizar brincadeiras e atividade estimulantes, sem deixar de lado o aprendizado. Com o intuito de dar início ao desenvolvimento do aprendizado, que é feito diariamente de formas simples e divertidas, para manter os pequenos interessados, como aprendizados dos nomes dos colegas, nomes objetos presentes dentro das salas de aula, animais entre outros. O aprendizado e gradual, e leva em consideração a idade das crianças.

Cada aluno é considerado um agente ativo de interação e transformações sociais dentro do meio onde está inserido. Assim, as relações interpessoais entre os colegas são muito importantes, sendo sempre acompanhadas de perto pelos educadores. Pois assim é possível cultivar um ambiente de amizades e boas influencias entre as crianças.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O CEIM Manoel Pedro Nolasco, onde o estágio foi realizado apresenta um espaço físico que atende as necessidades das crianças com: cozinha; seis (06) salas de aulas; sala para diretoria, sala de professores, sala de secretária, despensa para mantimentos; refeitório, uma sala para abrigar os materiais usados nas aulas de atividades externas (educação física); banheiro com chuveiro; lavanderia; parque infantil e berçário. Ainda possui banheiros e outras dependências adequados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, quadra poliesportiva e uma área verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com