TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  29/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.062 Palavras (21 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4        PLANOS DE AULA        13

5        DIÁRIOS REGÊNCIAS        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        23


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado realizado no Colégio Fênix na cidade de Santo Anastácio, tem como escopo apresentar aos alunos o campo de trabalho do futuro pedagogo. Por outro lado o estágio supervisionado aproxima o estagiário da realidade da educação no Brasil, uma vez que nos aproxima dos desafios próprios da profissão, o que vem de encontro com as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo acadêmico.

A realização do estágio, permitiu conhecer mais de perto a realidade da sala de aula, a rotina, que compõe tal ambiente, as peculiaridades da mesma, uma vez que o estágio se inicia na educação infantil, sendo observada as turmas de maternal, Pré 1 e Pré 2, turma onde foi realizada a regência.

Esta experiência permitiu conhecer a realidade que cerca essa parte da educação, de forma que teve início com crianças que estão tendo o primeiro contato com um ambiente externo ao familiar, iniciando novos relacionamentos, com coleguinhas e professores e demais profissionais que envolvem a educação.

Foi possível observar que as crianças das turmas observadas estão em um ambiente que propicia uma aprendizagem pautada na descoberta e experimento, onde por meio de laboratórios e desafios as crianças são levadas a aprender de forma ampla e globalizada.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio Fênix situado na cidade de Santo Anastácio  é uma escola privada que foi idealizado por uma professora que tinha um sonho, e este impulsionou a concretização de uma educação voltada a pessoa humana em sua integralidade, pensando no desenvolvimento cognitivo, emocional, psíquico dos educandos.

Dentro desta perspectiva a escola foi fundada no ano de 2007, com turmas da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, bem como o Ensino Médio. A escola conta com um sistema apostilado, de forma que o conhecimento a ser adquirido é pautado na descoberta e construção de um conhecimento sólido em que os alunos são levados a essa descoberta, permitindo a liberdade de na busca do conhecimento e criança é estimulada nessa busca.

A escola conta com turmas que vão de 10 a 25 alunos, priorizando um conhecimento o mais individualizado possível, favorecendo a troca de informações entre os alunos e o desenvolvimento da consciência da importância do outro em suas vidas, buscando assim transmitir os valores, da solidariedade, respeito e paz.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio de Ensino fundamental e médio de Santo Anastácio Ltda, mais conhecido como Colégio Fênix, foi fundado no ano de 2007, pela professora Ana Munhoz Issa, uma professora de matemática que tinha o sonho de propiciar a crianças e adolescentes um ensino de qualidade, com um método de ensino apostilado em que os alunos tivessem a oportunidade de aprender significativamente, mas não bastava uma educação de qualidade ela tinha como ideal uma escola em que todos pudessem estudar.

Dentro desta perspectiva o Colégio Fênix, seguindo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação passou a funcionar, cumprindo a Legislação vigente. Assim, o quadro de funcionários é composto por uma Diretora, Coordenadora Pedagógica, Secretário de Escola, Auxiliar de Secretaria, 2 Auxiliares de Serviços Gerais, uma Inspetora de Aluno.

O corpo docente da educação infantil é formado por uma pedagoga (para cada sala de aula Maternal, Pré I e Pré II), um especialista da área de educação física, e uma professora de Inglês. Os professores do ensino fundamental 1 são pedagogos, contando também com os especialistas da área da educação física e Língua Inglesa.

Os docentes do Ensino fundamental 2 e Ensino Médio é formado, por duas professoras de Língua Portuguesa(Gramática e Literatura) dois professores de matemática(frente 1 e frente 2), professores de Ciências, Espanhol, Filosofia e Sociologia, Biologia, Física e Química, dois Professores de História, Geografia e Arte.

O projeto político pedagógico da escola é pautado nos valores do respeito ao próximo, buscando levar o aluno a se reconhecer parte integrante de um grupo, onde o mesmo pode e deve contribuir para o bem comum, buscando desenvolver a paz, solidariedade e fraternidade, a todos independente da situação econômica ou social em que se encontram, e por tal razão faz parcerias com as instituições da cidade, buscando contribuir para o bem comum.

No final do ano de 2018 a escola firmou uma parceria com a Escola da Inteligência, um método desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury que busca desenvolver a inteligência sócia emocional, de forma que os alunos possam desenvolver habilidades que os levem ao equilíbrio emocional frente as frustrações, perdas e acertos que a vida lhes apresentar, contribuindo assim para que tenhamos indivíduos mais preparados para viver em um mundo cheio de competitividade e incertezas.

Desta forma, a escola tem como objetivo conduzir crianças e adolescentes a buscar desenvolver-se em todas as suas potencialidades, auxiliando-os na descoberta de novos conhecimentos, para que possam no futuro serem construtores de sua própria história, levando a onde forem os valores ali consolidados.


  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Diário de 19 de Março de 2019

O primeiro dia de contato com a educação infantil do Colégio Fênix, a escola possui uma rotina de trabalho bastante definida em cada turma, as professoras chegam a escola com pelo menos 20 minutos de antecedência da aula, para que possam fazer a recepção dos alunos e tirar quaisquer dúvidas dos pais, após essa acolhida os alunos são levados ao pátio da escola onde são colocadas em fila para que possam fazer a oração e cantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (211.7 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com