TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  19/4/2016  •  Monografia  •  10.520 Palavras (43 Páginas)  •  1.791 Visualizações

Página 1 de 43

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO

ENSINO-APRENDIZAGEM

EPÍGRAFE

                         

“No princípio era silêncio. Havia silêncio porque não havia movimento e, portanto, nenhuma vibração podia agitar o ar, um fenômeno de fundamental importância na produção do som. A criação do mundo seja qual for a forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento e, portanto de som. O que sugere uma criação musicalizada” .(KARÓLY  BRITO)

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO        9

CAPÍTULO I. METODOLOGIA.......        .....10 

CAPÍTULO II. A INFLUENCIA DA MÚSICA NA EXPRESSÃO  HUMANA............15

1.1        O primeiro contato com os sons        15

1.2        Benefícios da Música nos aspectos cognitivos        16

1.3        A música no desenvolvimento psicomotor e sócio-afetivo        17

CAPÍTULO III.  A MÚSICA NA EDUCAÇÃO         20

2.1        Benefícios da música trabalhada no contexto escolar .................        ...........22 

2.2        A música completa os objetivos de ensino aprendizagem        24

2.3        A  utilização da música para um resultado mais expressivo no processo de ensino aprendizagem ..........................................................................        ............29 

2.4        A ludicidade da música na aprendizagem ...................................        ............32 

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS        37

Resumo[pic 2]

Nesta monografia se apresenta a importância da música no processo ensino-aprendizagem, destacando temas sobre o papel da música tanto na influência da expressão humana quanto na educação e mostra os seus benefícios no desenvolvimento da criança. A música está de alguma forma presente na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que cada um possui para assimilar a mesma. A música nos mostra que não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois, ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo, que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. O trabalho com artes musicais além de ser lúdico, proporciona aos alunos momentos de prazer durante a construção do conhecimento. A música promove no ser humano a sociabilidade, senso rítmico, psicomotricidade, interatividade dentre outros. A música tem o dom de envolver, encantar, despertar emoções e desejos na criança, com isso elimina seus medos e angústias, o que contribui para o desenvolvimento de seu potencial criativo que incide diretamente na sua aprendizagem. Buscou-se com este trabalho destacar a importância da musica na formação integral do indivíduo além da compreensão da teoria e prática da musicalização no ensino-aprendizagem; reverenciar os valores culturais destacando a influencia da música na expressão humana; apresentar a importância da música e da musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e da integração do ser; explicar como a musicalização pode contribuir para a aprendizagem favorecendo o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança.

PALAVRAS-CHAVE: música, aprendizagem, ensino, percepção

.

Abstract[pic 3]

        This monograph presents the importance of music in the teaching-learning, highlighting issues about the role of music in both the influence of human expression as in education and shows its benefits in child development. The music is somehow present in the life of the human being, it awakens emotions and feelings according to perception capacity that each one has to assimilate it. The song shows us that not only is a combination of sounds and words, but rather a rich tool that can make a difference in educational institutions, because it awakens the individual to a pleasant and satisfying world for the mind and body , which facilitates learning and socialization also the same. Working with musical arts besides being playful, provides students with moments of pleasure during construction of knowledge. Music promotes the human sociability, sense of rhythm, motor skills, interactivity among others. Music has the gift to engage, enchant, arouse emotions and desires in children, thereby eliminates their fears and anxieties, which contributes to the development of their creative potential which has a direct impact on their learning. Sought this work highlight the importance of music in the integral formation of the individual beyond the understanding of the theory and practice of music education in the teaching-learning; revere the cultural values ​​emphasizing the influence of music on the human expression; present the importance of music and music education as contributing elements to the development of intelligence and integration of being; explain how music education can contribute to learning favoring the cognitive, psychomotor and affective child's partner.

                        KEYWORDS: music, learning,  teaching, perception


INTRODUÇÃO

        A música é uma linguagem universal, está presente desde a gestação do ser humano e deve ser introduzida desde a infância porque é um importante mediador do desenvolvimento da criança nas suas habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais.

Para nos introduzirmos neste universo musical faremos uma retrospectiva sobre a música. Tivemos a influência direta da Grécia antiga, onde grandes filósofos como Platão e Aristóteles relatavam que a música era um importante componente para a formação social e para o caráter do individuo. A música no período medieval era destinada principalmente ao Louvar a Deus, assim passou a ser usada na igreja. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.6 Kb)   pdf (348.3 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com