TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/5/2018  •  Dissertação  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

Gilsiane Filgueira Pereira

Profº

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia/Licenciatura

Trabalho de Graduação

07/12/2015

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade analisar os subsídios do lúdico no trabalho com a alfabetização. A importância do lúdico no desenvolvimento da criança tem sido comprovada por inúmeros autores que confirmam a sua importância já que proporciona diversas maneiras de levar a criança a instruir-se de forma motivada e significativa. Tendo como base uma referência bibliográfica, onde autores como: Piaget (1978), Vygotsky (1984) e Antunes (1998) entre outros que exibem estudos de extrema importância sobre esta temática, este trabalho possibilita uma leitura significativa sobre a utilização dos jogos na educação. Em seu conteúdo é possível fazer uma abreviada caminhada histórica sobre a inclusão do jogo no campo educacional, além de saber sobre alguns reforços científicos deste recurso imprescindível no campo da alfabetização. Os resultados põem em evidencia o jogo e a brincadeira, pois fazem parte do processo de construção do ser humano, e, portanto, não podem ser excluídos como instrumentos didáticos no campo escolar, especialmente no período de alfabetização. Ressalta também a precisão do professor ter competência para tirar proveito do jogo, onde o planejamento e a base teórica são imprescindíveis ao utilizar o lúdico como recurso de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Lúdico. Alfabetização. Educação. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

        

As crianças necessitam brincar, uma vez que o universo infantil gira em torno das brincadeiras e fantasias criadas por elas, sendo por meio deste exercício que descobrem o mundo e as pessoas, constituem comunicação, além de sua inclusão no contexto social. Uma vez que a brincadeira, segundo Kishimoto (2011), é um mergulho no lúdico, ou até mesmo no lúdico em ação, no ato de brincar a criança explora o mundo e suas possibilidades, ao tempo em que se insere neste, desenvolvendo de forma espontânea e lúdica suas capacidades cognitivas, motoras e afetivas. Sendo assim, o presente trabalho busca entender como o lúdico ajuda no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, ou seja, averiguar como as atividades lúdicas estão sendo desenvolvidas pelos educadores. E ainda, compreender o uso de jogos e brincadeiras nessa etapa singular de escolarização; bem como analisar o desenvolvimento das estratégias de ensino – aprendizagem na educação infantil.

De acordo com M J M S – Professora Mestra – UFPI, em Fórum Internacional de Pedagogia em Parnaíba/PI a criança tem por direito desenvolver suas atividades de forma prazerosa, direito este assegurado conforme a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, denominada Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que acrescenta no Capítulo II, Art. 16°, Inciso IV, que toda criança tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se. Muitas formas de conhecimento estão envolvidas no brincar, como: representações, gestos, expressões que caracterizam determinados lugares e que possibilitam à criança a apropriação da cultura e do conhecimento produzidos historicamente. Estudos realizados nas várias áreas do conhecimento, como a sociologia da infância, psicologia e pedagogia, têm demonstrado que a criança, antes da fase escolar consegue realizar seus desejos de forma imediata. Porém, na idade pré-escolar surgem as tensões entre os desejos irrealizáveis. Percebe-se que essa tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com