TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/8/2016  •  Artigo  •  6.141 Palavras (25 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 25

            FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO[pic 1]

              Recredenciada pela Portaria nº 344, DOU de 05/04/2012

ELIENICE OLIVEIRA DA CRUZ

VALDEMÁRIA RIOS OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VÁRZEA DA ROÇA- BA

2013[pic 2][pic 3]

ELIENICE OLIVEIRA DA CRUZ

VALDEMÁRIA RIOS OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado ao Curso de Pedagogia, da FACE – Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso- sob a orientaçao da Professora Ana Carolina de Novaes.

Várzea da Roça,

2013[pic 4][pic 5]

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elienice Oliveira da Cruz[1]

Valdemária Rios Oliveira[2]

RESUMO: A atual pesquisa apresenta a temática relacionada à Importância da Afetividade na Formação da Criança na Educação Infantil, em que busca compreender como acontecem as relações interpessoais da criança no convívio familiar e principalmente na instituição escolar entre o professor e aluno. O estudo buscou esclarecer as especificidades desta Pesquisa Acadêmica, através da elaboração de questionários dirigidos às educadoras e familiares de algumas turmas, e de observações, verificando a questão afetiva na concepção da criança e seu vinculo com o processo educativo. Contudo, foi necessário entender se a articulação da afetividade pode ou não influenciar no desenvolvimento infantil e se a relação de afeto do educador pode interferir no processo de aprendizagem. Teve com base, teóricos que abordavam o assunto, trazendo suas contribuições e sugestões consideradas de grande relevância para a compreensão do tema apresentado, especialmente, Henri Wallon, que buscou esclarecer essa questão, em suas investigações. O lócus desta pesquisa foi a Escola Municipal Deputado Heraldo Rocha, com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos.

Palavras-chave: Educação Infantil. Desenvolvimento. Afetividade.

ABSTRACT: The current research presents the theme related to Importance of Affection in Education of Children in Early Childhood Education, which seeks to understand how to place the child's interpersonal relationships within the family and especially in the school between teacher and student. The study sought to clarify the specifics of this Academic Research, by drawing up questionnaires to teachers and family members of some groups, and observations, verifying the emotional issue in the design of the child and its link with the educational process. However, it was necessary to understand the articulation of affection may or may not influence the child's development and the relationship of affection educator can interfere with the learning process. Was based, theorists who addressed the subject, bringing their contributions and suggestions considered of great relevance for the understanding of the topic presented, especially, Henri Wallon, which sought to clarify this issue in their investigations. The locus of this research was the Deputy Municipal School Heraldo Rocha, with children aged four to five years.

Keywords: Education Children. Development. Affection.

INTRODUÇÃO

É na Educação Infantil que se busca integrar as crianças através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-os para a sequência do processo educativo. Ainda que elas ampliem suas competências de maneira heterogênea, a escola tem por finalidade construir meios para o desenvolvimento integral de todas, analisando, desta forma, as possibilidades de ensino-aprendizagem, através de ações que venham desenvolver suas capacidades, seja ela cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social.

Sabe-se que a criança é um ser em desenvolvimento e que necessita de cuidados que favoreçam sua construção como pessoa, levando em conta que é no contato com o outro que ocorre uma relação de troca e posteriormente uma aquisição de conhecimentos, onde o afeto configura-se como o fio condutor, fator preponderante para desencadear esse processo de aprendizagem. Desta forma, cabe repensar a respeito da concepção de ensino que está subjacente à Educação Infantil e especialmente à afetividade da mesma.

Ressalta-se que nesse período o cuidar e o educar são de suma importância, sendo esses subsídios essenciais para a formação de um ser crítico, autônomo, dentro da sociedade contemporânea. Entretanto, percebe-se que alguns estudos realizados são voltados para o mundo da criança, seu método de aprendizado e desenvolvimento em diferentes eixos temáticos, porém, ainda são poucos os que dizem respeito à afetividade e suas contribuições educacionais ainda deixam a desejar.

Diante disso, é necessário ver na prática como essa realidade acontece. Por esta razão, esse estudo, teve como metas principais entender a importância dos fenômenos afetivos na escola e na família, identificar até que ponto a afetividade docente pode determinar dificuldades na aprendizagem da criança e verificar que ações pedagógicas podem favorecer a afetividade na relação professor/aluno. Para o alcance dessas metas e do objetivo supracitado, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Deputado Heraldo Rocha, na Educação Infantil com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, com professores do quadro que compõe a mesma e com pais de alunos.

Salienta-se também, que o educador é um referencial para a construção da personalidade da criança, pois ele é quem passa maior parte do tempo em contato com a mesma dentro da instituição de ensino, tendo ele o dever de proporcionar momentos de harmonia, dando a atenção devida ao desempenho escolar do educando; e a família, igualmente, exerce uma função essencial na constituição das experiências interpessoais; ambos têm grandes influências na formação integral do indivíduo.

Para melhor compreensão dessa temática e da problematização desta pesquisa, este artigo está dividido em seções, constando na primeira, o referencial que apresenta a Infância e sua Importância na Educação infantil, os principais saberes para a docência e como a Instituição escolar pode transmitir o conhecimento. Na segunda seção, o artigo apresenta o conceito de afetividade segundo diferentes teóricos, no entanto, com maior aprofundamento nos estudos de Henri Wallon. Ademais, nesta seção enfatiza-se sobre o vínculo afetivo na relação familiar, bem como a Afetividade Docente e sua influência no ensino- aprendizagem na Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com