TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da afetividade na aprendizagem; Educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.888 Palavras (20 Páginas)  •  1.088 Visualizações

Página 1 de 20

A importância da afetividade na aprendizagem;

Educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

                                                  Érica Pedrotti*

Resumo;

O presente artigo destaca a importância da afetividade no convívio escolar e poderá servir de apoio para educadores que buscam um relacionamento mais harmonioso, pois se sabe que o afeto entre professor x aluno interfere no ensino-aprendizagem. É gostoso e prazeroso quando a relação educativa se baseia no respeito e no amor entre os principais envolvidos. As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, vão demonstrar que o desenvolvimento cognitivo e a afetividade na escola estão fortemente ligados.  O objetivo do presente trabalho é Compreensão da importância da relação afetiva entre professor e aluno no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil e anos iniciais, bem como analisar a importância da afetividade no processo educativo e quais as contribuições que o professor possa agregar, selecionados são de fundamental auxílio nesta reflexão e estudo, porque tratam da formação afetiva e cognitiva da criança, e também trazem uma contribuição de como se dá o processo de ensino aprendizagem. Conclui-se que sim, a afetividade é o elo principal de ligação entre e professor e aluno, ou seja, para haver desenvolvimento do aluno é necessária a existência do afeto.

Palavras chaves; Afetividade; Ensino-aprendizagem; Crianças; Relação Professor/ Aluno.

 

Abstract:

This article highlights the importance of affectivity in school life and can provide support to educators seeking a more harmonious relationship, since it is known that the affection between teacher x student interferes with the teaching-learning. It tastes good and pleasant when the educational relationship is based on respect and love among key stakeholders. The theories of Piaget, Vygotsky and Wallon, will demonstrate that cognitive development and affection in school are strongly linked. The objective of this work is understanding the importance of affective relationship between teacher and student in the learning process of children in early childhood education and early years and to examine the importance of affectivity in the educational process and what the contributions that the teacher can add selected They are of fundamental assistance in this reflection and study, because dealing with affective and cognitive training of the child, and also bring a contribution of how is the process of teaching and learning. In conclusion, yes, affection is the main connecting link between teacher and student and that is to be student development.

Keywords; affectivity,  teaching-learning, children, between teacher x student.

1. INTRODUÇÃO;

Este artigo terá como tema central a influencia da afetividade na aprendizagem da educação infantil e no ensino fundamental, onde será mencionada também a importância do afeto e da autoestima e a relação democrática que deve existir entre professor e aluno. As crianças necessitam de uma aproximação com o adulto. Diante dessa perspectiva, o professor se torna fundamental para a aprendizagem dos alunos, sendo a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo.

Alguns pesquisadores na área da educação atribuem valor a afetividade, e isso podem ser notados, na exposição de trabalhos sobre o tema. Os estudos de teóricos significativos para a educação abrangem a questão da afetividade no processo de ensino e aprendizagem presentes nos trabalhos de Piaget, Vygotsky e outros. Pretendendo contribuir com este debate polemico serão apresentados neste trabalho reflexões sobre contribuições da afetividade para aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Para Piaget (apud, cunha 2000) o desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre crianças e as pessoas que ela mantém contatos regulares, no caso da escola, o aluno e professor. Ele da ênfase as construções realizadas pelo sujeito, ou seja, essas construções passam a ser possíveis através da interação do educando com o seu meio, havendo assim a modificação do papel do professor, o qual passa a ser um facilitador, enquanto o aluno assume a posse das ideias.

Durante o tempo de escolarização pressupõe-se que a criança haverá varias interações nas quais a afetividade está presente, e é isso que será focado como aspecto facilitador para o aprendizado neste estudo. Além dos clássicos acima mencionados, outros teóricos como, Fernandes (1991, p.47) dizem que toda aprendizagem é repleta da afetividade, já que ocorre a partir interações sócias. E ao se olhar e refletir sobre afetividade no processo de aprendizagem nota se que este tema passa muitas vezes despercebido ou ignorado por certos educadores, e os efeitos negativos dessa prática podem ser notados no decorrer do percurso escolar.

Portanto se deve lembrar sempre que a afetividades deve estar presente no trabalho do educador dentro da sala de aula, pois esse é espelho e modelo a ser copiado pelos educandos.

A autora escolheu este tema, buscando uma forma de contribuir para que a escola seja um ambiente agradável principalmente na relação professor aluno, para que possa haver respeito entre ambos.        Pois se acredita que o afeto é uma importante ferramenta de auxilio ao professor, o afeto sendo desenvolvido em sala de aula para alcançar a atenção do aluno, certamente pode provocar por parte do aluno uma boa receptiva do em querer aprender e ao mesmo tempo tornar se participativo. A afetividade tem mesmo esse poder de derrubar barreiras, de romper bloqueios psicológicos e também promover um bem estar no aluno. A criança precisa de afeto, pois esta influencia positivamente no processo de aprendizagem.

Tendo como objetivo geral compreender a importância da relação afetiva entre professor e aluno no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil e anos iniciais e objetivos específicos identificar a afetividade como ponto positivo ou negativo, discutir a contribuição da afetividade no processo de ensino aprendizagem, refletir o papel do professor numa relação de troca e a importância de valorizar a afetividade na escola, apreender como através da afetividade o aluno pode construir conhecimento e criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (309.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com