TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PEDAGOGIA



PRÉ – PROJETO

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS)



                                DAMIANA FELIX DA COSTA    RA: 364593
                                TEREZA DE FATIMA CRUZ      RA: 373483
                               VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS  RA: 363435

 




TUTORA PRESENCIAL PATRICIA T. RODRIGUES



                                                                              Cotia, 10/2014

RESUMO

Através  da brincadeira, a criança pequena exercita capacidades inata , como as de representar o mundo e de distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz-de-conta e os de alternância respectivamente. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ao mesmo tempo, ao tomar o papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característicos de seu pensamento verbal. (OLIVEIRA, 2002, p. 160).

Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. 

As atividades lúdicas devem ser consideradas, tarefas comuns do dia-a-dia na educação infantil.

O lúdico neste contexto, é uma atividade imprescindível para a construção da subjetividade, criatividade e autonomia, pois em crianças a aprendizagem ocorre a partir da percepção sensível, isto é, dos sentidos.

Tendo em vista que conforme a literatura estudada o lúdico não significa necessariamente brinquedos e brincadeiras e sim uma atitude que implica sensibilidade, envolvimento, mais mudança interna, cognitiva, afetiva, e faz-se necessário buscar as conceituações de  brinquedos e brincadeiras. Levando em consideração outro fator, a auto - estima, uma das condições do desenvolvimento normal, tem sua gênese na infância em processos de interação social – na família ou na escola – que são amplamente proporcionados pelo brincar.

         Outro fator relevante no que diz respeito a importância do lúdico, é a concepção dos pais e a aceitação do desenvolvimento do lúdico, no desenvolvimento intelectual da criança, trazendo para a realidade de hoje, alguns pais vêem a necessidade de participar da atividade lúdica em somatório ao que é aplicado nas escolas pelos educandos, os pais tendem a ser acolhedores as ideias lúdicas, transformando também o ambiente familiar, em um ambiente de desenvolvimento lúdico, quando estimulam o brincar e a brincadeira, muitas vezes através da aquisição de brinquedos didáticos, entendem assim, que existe um tempo especifico para esta pratica, respeitando a individualidade da criança e coordenando a atividade para que ela seja de fato engrandecedora dentro da infância para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, fica claro que é responsabilidade dos pais e dos educadores a formação lúdica da criança.

JUSTIFICATIVA

Podemos observar, que o profissional da Educação Infantil quando cuida e educa, configura uma imposição a ação pedagógica com consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitam a diversidade, o momento e a realidade comuns á infância., portanto, partindo desta ideia optamos por pesquisar  brincadeiras na Educação Infantil na faixa etária de 4 e 5 anos, um Tesouro de Múltiplas Possibilidades, tentando identificar a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança na pré-escola.

PROBLEMÁTICAS

  1. Qual a importância da brincadeira na educação infantil (faixa etária de 4 a 5 anos)
  1. Pressupostos teóricos
  1. Brincadeira – Conceituação
  1. Brincadeira no processo de desenvolvimento
  1. A brincadeira de faz-de-conta
  1. A criatividade na construção de brinquedos

BIBLIOGRAFIAS

ALENCAR M. ROLIM, AMANDA,  Uma leitura de Vigotsky  sobre o brincar na aprendizagem e na educação infantil, Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

 

APª S. S., HÉRICA; MARTINI, MARILAINI, A importância do lúdico na educação infantil: Enfocando a brincadeiras e as situações de ensino não direcionado, Psicologia.com.pt, 2007.

CRISTINA DE A. S. LIMA, ELVIRA, A atividade da criança na idade pré escolar, Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992.

CRISTINA O. M. DE BARROS, FLÁVIA, Cadê o bricar ? da educação infantil ao Ensino Fundamental, editora UNESP,São Paulo,  2009.

GOMES  S. PINTO, VIRGINIA, A brincadeira de faz-de-conta e a teoria da mente, Algumas reflexões,Revista Anagrama,São Paulo, edição 3,  2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. Cortez Editora, 4ª edição. São Paulo, 2000.

NERIS DE QUEIROZ, NORMA LUCIA; ALBUQUERQUE MACIELE, DIVA; UCHOÂ BRANCO, ANGELA, Brincadeira e desenvolvimento infantil: Um olhar sociocultural, Construtivista, Universidade de Brasilia, Distrito Federal,  2006.

SILVA, D. L. Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica, Editora UFPR Educar, Curitiba, n. 30, p. 145-163, 2007.

ZUMBA DAMASCENO, IGOR, O uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento da lateralidade e estímulo de sentidos, UNESP, Araraquara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (224.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com