TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTORIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.967 Palavras (24 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

MARIA DO CARMO DE ARAUJO CARAUNA

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTORIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

CAMPINAS

2016


MARIA DO CARMO DE ARAUJO CARAUNA[pic 2]

[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTORIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhangue. Como requisito parcial para a obtenção de notas para as disciplinas:

Orientador: Alice Ruelis

CAMPINAS

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

        1.1 PROBLEMA        5

2.        OBJETIVOS        5

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

        4.1   AS CONTRADIÇÕES DA HISTORIAS PARA O DESENVOLVIMENTO           INFANTIL        6

          4.2  A ESCOLA INFANTIL E A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES NESSE PROCESSO        10

        4.3  O PAPEL DO PROFESSOR E A HABILIDADE NA CONTAÇAO DE HISTORIA E NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS...........................................14

        4.4  TÉCNICAS E RECURSOS PARA CONTAR HISTÓRIAS..........................17

5.        METODOLOGIA        20

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        21

7.        REFERÊNCIAS        22


  1. INTRODUÇÃO

A contação de história na educação infantil tem como objetivo é estimula a curiosidade na criança, desperta o imaginário, a construção de ideias, expande seus conhecimentos e faz com que ela vivencie situações de alegria, tristeza, medo, entre outros, ajudando à resolver esses conflitos e criando novas expectativas.

Para Bettelheim (2009), as histórias representam, de forma imaginativa, aquilo em que consiste o processo sadio de desenvolvimento humano. O conto não poderia ter seu impacto psicológico sobre a criança se não fosse primeiro e antes de tudo uma obra de arte.

O ato de narrar histórias além de trabalhar a emoção é também uma atividade lúdica que socializa, educa e informa. A contação de histórias desenvolve a capacidade cognitiva nas estruturações mentais das crianças.

No cotidiano da Educação Infantil a narração de histórias pode ser um excelente instrumento de trabalho para o professor, um novo caminho para a aprendizagem da criança e, consequentemente, para a formação de um aluno leitor.

 Com esse trabalho pretende-se apontar a importância das histórias infantis; relacionar a contação de histórias e a aprendizagem na Educação Infantil; mostrar habilidades que o professor deve ter ao contar histórias ao identificar diferentes maneiras de se contar histórias na Educação Infantil.        


  1. PROBLEMA

Verificar a importância da contação de histórias e suas contribuições na Educação infantil.

2. OBJETIVOS

2.1  OBJETIVO GERAL

Promover a vivência da leitura nas suas diferentes manifestações, a fim de despertar nas crianças um momento de debate das ideias centrais dos textos apresentados, estimulando o desenvolvimento do gosto pela leitura, bem como o senso crítico, explorando a utilização desta prática e sua contribuição no desenvolvimento pessoal e social.

2.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.

3. JUSTIFICATIVA

Ao ler uma história é preciso chamar a atenção da criança usando de diferentes recursos.  Devemos mostrar para a criança que ler não é apenas um ato que se transforma em hábito, mas que a leitura é uma ferramenta na formação da pessoa, em que envolve a cultura e a forma de compreender e entender o mundo. Por meio da história é possível usar de diversas atividades como deixar o livro no alcance de todos, após a leitura deixar a criança ler e escrever do jeito dela, ou seja, dar à criança a liberdade de expressar-se sobre a história lida para que através dessas atividades ela possa caminhar e assim poderá recriar sua própria história.

Justifica-se, ainda, a relevância do tema em questão, pois está relacionado com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças tendo em vista a arte de contar e ouvir historia no espaço escolar. Sendo assim, mostrar a importância de incentivar a criança a ter um bom desenvolvimento dentro da sala de aula, pois por meio das histórias contadas é indispensável. Pois, é através das histórias que podemos levar as crianças a viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de reavivarmos a metodologia de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 AS CONTRADIÇÕES DA HISTORIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Cada criança chega à escola com uma bagagem própria e exclusiva de experiências, ansiedades, sentimentos e atitudes. Por isso, criar e narrar histórias é, antes de tudo, ajudar a guiar e a transformar a vida delas. Porque de um simples conto pode brotar o estímulo necessário para desencadear uma mudança necessária em sua vida que irá marcá-la com bons sentimentos para a vida toda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (307.6 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com