TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA ATUAÇÃO DOCENTE ATIVA E REFLEXIVA: ANÁLISE A PARTIR DA ÓPTICA DO PROFESSOR PARTICIPANTE

Por:   •  27/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA ATUAÇÃO DOCENTE ATIVA E REFLEXIVA:

ANÁLISE A PARTIR DA ÓPTICA DO PROFESSOR PARTICIPANTE

Marcia Cristina da Silva

RESUMO

É inquestionável a importância da formação continuada para a atualização e aprofundamento do conhecimento necessário para a prática docente bem como para a melhoria do ensino em todos os níveis e modalidades da educação. Pensando no contexto escolar, seus diversos atores, o processo de desenvolvimento humano em uma educação integral e a educação inclusiva foi desenvolvido esse texto por um professor participante que objetiva uma análise reflexiva sobre o papel e a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional do educador.

Palavras-chave: formação continuada, prática docente, importância.

INTRODUÇÃO

A sociedade cada vez mais tem percebido a educação como o caminho para o desenvolvimento de seus cidadãos e posteriormente do país, e dentro desse contexto o professor exerce um papel respeitável, diante disso surge à necessidade de uma qualificação que propicia aos profissionais da educação a aquisição de conhecimentos específicos que possibilitem uma atuação reflexiva e capaz de atender as necessidades impostas pela atual sociedade. Segundo Sousa:

Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas, sobretudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania. (2008, p.42)

A partir desse pressuposto foi desenvolvido esse texto que visa refletir sobre o tema tão importante para a qualidade da prática do educador, a formação continuada, pois a graduação é a base para o exercício docente, mas os desafios da atual sociedade exigem do professor uma constante atualização dos saberes docente ao longo de todo o seu exercício profissional

FORMAÇÃO CONTINUADA

Ao longo da história da humanidade diversos fatores contribuíram para a condição atual da educação no país, seja a desigualdade social, a política, a economia, todos esses e outros fatores refletem diretamente na qualidade da educação.

É inquestionável a necessidade de programas e estratégias voltadas para a educação tendo em vista o baixo rendimento escolar e o alto grau de repetência de nossos alunos.

Diante desse quadro surgem indagações sobre a qualidade da formação docente e a necessidade de uma formação contínua no decorrer de sua vida profissional.

Os cursos de graduação mais especificamente no nosso caso o de licenciatura de um modo geral não são suficientes para o exercício docente, fazendo com que o professor adote uma prática profissional teórica intuitiva para exercer satisfatoriamente sua profissão.

Essa formação inicial sem dúvida é extremamente importante para o exercício da docência, mas faz-se necessário uma formação contínua ao longo de seu exercício profissional. Neste sentido, Nóvoa (1992) afirma que

A formação não se constrói por acumulação de cursos, conhecimentos ou técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto de saber a experiência. (1992. p. 25)

A formação continuada tem entre seus objetivos propor discussões e reflexões sobre novas metodologias de ensino que contribuam para a construção de um saber crítico reflexivo no professor e no seu educando, para isso o educador necessita relacionar o conhecimento teórico ao conhecimento prático construído no dia a dia.

Sendo então a formação continuada uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade e ressignificação da prática docente.

ANÁLISE A PARTIR DA ÓPTICA DO PROFESSOR PARTICIPANTE

A Prefeitura de Piúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ofereceu a seus profissionais um processo de formação continuada, constituída por quatro eixos que foram desenvolvidos em grupos de estudos, objetivando uma articulação entre a teoria e prática tendo em vista a construção de uma práxis pedagógica transformadora.

Essa iniciativa se deu em função do reconhecimento da necessidade da busca do aperfeiçoamento do fazer docente e da superação dos modelos tradicionais de ensino-aprendizado.

Na FOCO-PIÚMA foi proporcionado ao cursista em seus módulos o reconhecimento da importância das novas tecnologias, da pesquisa para uma prática pedagógica reflexiva e a ampliação de nosso olhar para o processo de desenvolvimento humano em uma educação integral e inclusiva.

Módulo l – METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Durante a trajetória no grupo de estudo percebemos se tratar de um ambiente propício a investigações e novas descobertas que forneceriam novos subsídios para uma prática pedagógica de qualidade. Entre debates, estudos, seminários, que muito contribuíram para uma melhor e mais ampla percepção da contribuição das “Novas Tecnologias” para processo de ensino aprendizado.

1ª SEMANA

Foi debatido sobre o uso das novas tecnologias como um novo elemento no processo de construção do conhecimento, compartilhamos experiências vivenciadas com o uso dessas tecnologias.

2ª SEMANA

Nessa semana os cursistas foram levados a desenvolver uma sequência didática que envolvia o uso da tecnologia da informação e comunicação nas salas de aulas, demonstrando na prática que essas tecnologias podem contribuir significativamente com a aprendizagem de nossos alunos.

3ª SEMANA

Quando reflito sobre esta semana percebo uma mudança significativa sobre o meu olhar sobre a “Ciência”, por meio do texto estudado Ciência, Razão e Paixão de  Ilya Prigogine, compreende-se que a ciência tem por base a racionalidade, no entanto passa dar espaço à sensibilidade, a espiritualidade e a criatividade na construção do conhecimento.

4ª SEMANA

Na quarta semana foi explanado sobre as potencialidades e as limitações do uso das mídias nas salas de aulas, reconhecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com