TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

O principal objetivo deste tema é apresentar a construção do conhecimento da disciplina de História da Educação para os futuros e atuais docentes. Mais do que o ato de tomar contato com a educação em seu fazer histórico, percebemos a necessidade do profissional da educação se torne em pesquisador em História da Educação.

Sabemos que desde 1990 vem-se observando o ensino e a pesquisa em História da Educação, onde adquiriu-se um status.

Para tanto, o ensino, baseado na pesquisa, vem se sofisticando e se expandindo não só de forma quantitativa, mas também, de forma qualitativa. Os corriqueiros temas estão ganhando força novamente, por sua vez, outros temas relevantes estão se expandindo nas pesquisas em História da Educação. Podemos citar alguns deles: História das Instituições Escolares, História da Educação Infantil Brasileira, História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas e dentre outras.

Rotulado nisso, a educação ganhou seu marco no final do século XIX. Durante todo esse tramite aconteceu e ainda acontece grandes polêmicas de debates em seu modelo. Atualmente, pesquisadores entraram em um consenso sobre o entendimento da História da Educação, onde se construiu a Filosofia da Educação. Estes mesmos pesquisadores, vêm estudando possíveis fatores que levaram à aproximação da História e da Filosofia da Educação. Dentre alguns fatores temos: a História da Educação, apesar de ser criada como uma das especializações da História, desenvolveu-se muito mais próxima do terreno da Educação, da Pedagogia e, portanto, da Filosofia.

Outro dado é a constatação de que a educação e seus objetos não apresentavam interesse para os historiadores de ofício. Lopes (2001, p. 26) entende que “[...] no campo da História, a educação tem sido, tradicionalmente, um objeto ignorado ou considerado pouco nobre”.

Outrossim podemos entender que os conteúdos didáticos e pedagógicos incluídos dentro da disciplina de História da Educação propôs-se justificar a tarefa educativa e fundamentar a formulação das finalidades da educação do que explicar ou deliberar as características do efeito educativo.

Indubitavelmente, a História da Educação brasileira se fez por meio de conteúdos advindos de compêndios ou de manuais didáticos administrado por intelectuais de diferentes áreas do conhecimento. Tais manuais ou compêndios pedagógicos foram, e ainda são considerados fonte obrigatória entre os historiadores da educação.

Todavia, é espantoso, como constata Nunes (1996, p. 69), que os intelectuais mais consumidos em História da Educação, “[...] esporadicamente assumem o papel de historiadores da educação”.

Estes fatores, resultantes da união da História e a Filosofia da Educação, geraram, encaminhamentos que acabaram por criar uma imagem de que a História da Educação é uma disciplina menor, pois foi construída por educadores, pedagogos, que não exerceram o seu papel de historiador.

Em suma, já olhando para os dias atuais, vemos uma análise estrutural curricular do curso de Pedagogia, onde identifica-se que o pedagogo, em sua formação, dificilmente adquire conhecimentos que compõem o campo da História.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com