TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré- Projeto - Inclusão digital no âmbito escolar

Por:   •  13/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

DAIANE APARECIDA SALLES FERREIRA

PRÉ PROJETO: INCLUSÃO DIGITAL NO ÂMBITO ESCOLAR

Monte Alto – São Paulo

2019

PRÉ-PROJETO: INCLUSÃO DIGITAL NO ÂMBITO ESCOLAR

Trabalho de Pré-Projeto da Universidade Estácio de Sá para a conclusão do 5º Semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia apresentado à Estácio de Sá, com seu polo em Monte Alto, sob orientação teórica e orientação prática de Keles Firmina Rosa Soares.        

Monte Alto – São Paulo

2019

SUMÁRIO

1        Introdução        4

2        Justificativa:        4

3        Objetivos:        4

3.1        Objetivos Gerais        4

3.2        Objetivos Específicos        4

4        Fundamentação Teórica        5

5        Metodologia        6

5.1        Questões da Pesquisa        6

5.2        Gráfico        7

Pergunta 3:        7

Pergunta 4:        7

Pergunta 5:        7

Pergunta 6:        8

6        Referências Bibliográficas        8


  1. Introdução[pic 1]

De acordo com a Constituição Federal e a Lei nº 12.965/2014 no seu Artigo 27, I, “Art. 27. As iniciativas públicas de fomento à cultura digital e de promoção da internet como ferramenta social devem: I - promover a inclusão digital;” (JUSBRASIL. Art. 27 da Lei 12965/14. Disponível em: . Acesso em 12 de Maio de 2019)

O presente trabalho abordará a temática da Inclusão digital no âmbito escolar, enfocando principalmente o ensino público municipal na tentativa de diagnosticar os problemas pertinentes   à dificuldade de acesso à internet para os alunos, à qualidade do método de ensino e à inclusão digital no âmbito escolar.

        

  1. Justificativa:

Quando pensamos no tema “inclusão digital” ainda vemos que há muitos paradigmas sobre referido tema, esses paradigmas precisam ser quebrados, para avançar o ensino, assim tendo um ensino de qualidade. Os responsáveis dos alunos pensam que a “inclusão digital” para os alunos, os tornariam “viciados” nessas tecnologias, contrapondo a verdadeira intenção dos professores, que seria aperfeiçoar o método de ensino educacional, para que não tenha de alguma forma distração, tornando a aula mais empática, dinâmica e proveitosa.

  1. Objetivos:

  1. Objetivos Gerais

Identificar a maneira que vem sendo trabalhada a inclusão digital no âmbito escolar e propor um projeto para melhoria dos trabalhos docente/aluno e aperfeiçoar a pratica de aprendizagem do aluno.

  1. Objetivos Específicos

•        Identificar a maneira que vem sendo trabalhada a inclusão digital nas escolas;

•        Diagnosticar a eficácia desse método de ensino;

•        Localizar problemas para elucidar e assim ter uma ampla visão para solucionar os problemas identificados;

•        Solucionar problemas identificados;

•        Mudar o ambiente escolar, com aulas mais proveitosas e menos enjoativas;

•        Fazer com que o aluno usa a tecnologia a favor do ensino.

 

  1. Fundamentação Teórica

O alastramento do uso de tecnologias no nosso dia a dia, nos compreender que estamos circundados de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), facilitando para que o universo escolar aos poucos seja inserido neste contexto. Desta forma as TIC’s estão sendo inseridas no âmbito escolar, mediante projetos do governo. Considerando de forma geral, além dessas tecnologias apoiarem no aprendizado em sala de aula, fora dela sucederia uma complementação nas tarefas extras dos docentes.

Segundo Kenski (2007) “As tecnologias invadem nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – agua encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem poderíamos imaginar como seria viver sem eles.” (KENSKI, Vani Moreira – Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação – Vani Moreira Kenski – 2ª Ed. - Campinas, SP: Papirus. 2007 Coleção Papirus Educação) e Moran (2000) “o surgimento da informática e da telemática proporcionando a  seus usuários - e entre eles, obviamente, alunos e professores - a oportunidade de entrar em contato com as mais novas e recentes informações, pesquisas e produções científicas do mundo todo, em todas as áreas; a oportunidade de desenvolver a autoaprendizagem e a Inter aprendizagem a distância, a partir dos microcomputadores que se encontram nas bibliotecas, nas residências, nos escritórios, nos locais de trabalho; fazendo surgirem novas formas de se construir o conhecimento e produzir trabalhos monográficos e relatórios científicos; proporcionando a integração de movimento, luz, som, imagem, filme, vídeo em novas apresentações de resultados de pesquisa e assuntos e temas para as aulas; possibilitando a orientação dos alunos em suas atividades não apenas nos momentos de aula, mas nos períodos "entre aulas" também; tornando possível, ainda, o desenvolvimento da criticidade para se situar diante de tudo o que se vivencia por meio do computador, da curiosidade para buscar coisas novas, da criatividade para se expressar e refletir, da ética para discutir os valores contemporâneos e os emergentes em nossa sociedade e em nossa profissão.” (Moran, José Manuel - Novas tecnologias e mediação pedagógica - José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. - Campinas, SP: Papirus. 2000. - Coleção Papirus Educação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (283 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com