TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  24/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

KATILEINE AUXILIADORA CAPISTRANO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

Decodificação no processo de leitura

Campo Grande

2017

Faculdade UNIGRAN CAPITAL

KATILEINE AUXILIADORA CAPISTRANO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

Trabalho de conclusão de curso apresentada á Faculdade UNIGRAM, como requisito parcial para obtenção do sexto semestre no curso de Pedagogia, orientado pelos professores prof. Dra. Maria Alice Campagnoli Otre, prof. Me. Clarissa Josgrilberg Pereira, prof. Me. Gilmar lima Caetano e prof. Me. Natacya Munarini Otero Caetano.

Campo Grande

2017


Sumário

1. tema        06

2. PROBLEMA DE PESQUISA..........................................................................06

3. OBJETIVO GERAL........................................................................................06

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS .........................................................................07

5. JUSTIFICATIVA ............................................................................................07

6. METODOLOGIA............................................................................................08

7. A LEITURA ENQUANTO CONTEXTO.........................................................09

8. REFERÊNCIAS ............................................................................................20

        

        

1. TEMA

A importância da leitura na alfabetização, decodificação no processo de leitura.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

A leitura é o grande desafio de toda criança que adentra ao mundo da alfabetização, algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura na escola não fazem mais sentido no mundo contemporâneo e devem ser superadas. A principal dessas concepções é a de que ler é simplesmente converter letras em sons, ou seja, decodificar, sendo a compreensão fruto natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande número de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades de interpretar o que tentam ler. Quais as principais dificuldades encontradas pelo(a) professor(a) na sala de aula para o incentivo e formação de leitores e no processo de alfabetização de uma forma concreta.

3. OBJETIVO GERAL

        Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise acerca do processo de alfabetização, mostrando por que nem todas as crianças se alfabetizam ao mesmo tempo, e que o processo de alfabetização é mais que o ato de saber ler.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender a leitura enquanto contexto;
  • Descrever a irreversibilidade do processo de leitura;
  • Estudar o cenário da leitura;
  • Investigar a leitura e decodificação de signos.

5. JUSTIFICATIVA

Quando os alunos não têm contato sistemático com bons materiais de leitura e com adultos leitores, quando não participam de práticas onde ler é fundamental para o exercício da cidadania, a escola deve oferecer materiais de qualidade, modelos de leitores excelentes e práticas de leitura eficientes. Não se formam, portanto, bons leitores de alunos que leiam apenas durante as atividades na sala de aula, apenas no livro didático, apenas porque o professor pede. É necessário, portanto, oferecer-lhes os textos que circulam frequentemente na sociedade: o trabalho com a diversidade textual pode ser a mais importante estratégia didática para a prática de leitura.

6. METODOLOGIA

O estudo foi feito com base em leitura sistemática com fichamento de cada obra e por meio de material bibliográfico que verse a temática em questão, e a abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, onde houve coleta de informações para serem descritas e analisadas, e observação do ambiente escolar, com a preocupação de coletar e atentar para um maior número de elementos, afim de uma compreensão mais apurada do problema que está sendo estudado. O método escolhido foi o estudo de caso por ser delimitado, seus objetivos claramente definidos, haja vista a exploração do caso ser amplo a delimitação favorece a pesquisa dos fatos em um tempo limitado, a fim de captar a realidade no decorrer do trabalho, aberto às novas significações, esclarecimentos e descobertas. Por estarem dentro do campo das ciências humanas, as análises apresentadas para o desenvolvimento desta pesquisa, busca conhecer e apresentar, não só como as práticas de leituras são realizadas pelos professores, mas também as significações destes professores sobre a leitura em sua formação e atuação docente. Assim sendo buscaremos compreender e interpretar todo o universo que envolve a  pesquisa.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Não há como negar que a escola, em qualquer processo de alfabetização, destaca a leitura como atividade sempre presente. Todavia, o que se pergunta não é se a escola desenvolve atividades de leitura, mas se saber em que condições a produção da leitura ocorre e se desenvolve.

Silva (1998), ao analisar os elementos de pedagogia da leitura, alerta para a questão ideológica, presente, ao longo da história, em livros, como se tudo o que está escrito é verdadeiro. Além disso, na prática escolar brasileira, a leitura adquire característica de isolamento, ou seja, ela ocorre sem a mediação com as questões sociais onde o leitor está inserido.

Uma outra questão que merece destaque diz respeito ao sobreaviso aos profissionais da educação, pois

[...] precisam ficar bastante atentos quanto ao paternalismo que vem se fazendo presente na área da leitura escolar. Quer dizer: os programas nacionais de distribuição gratuita de livros para as escolas não podem fugir a uma análise por parte dos trabalhadores da educação. Grifos no original. (SILVA, 1998, p. 20).

Esse paternalismo, assinalado por Silva (1998), dificulta o processo de leitura ter consistência. Porém, só será possível se a leitura for uma extensão do mundo circundante da criança. Uma leitura voltada somente ao passado, não consegue mostrar o que pode ser mudado no futuro. Ler o passado só adquire importância vital se significar trazê-lo à analogia dos acontecimentos de hoje, dando qualidade à leitura, atualizando seu contexto. Para isso, são necessários que alguns princípios sejam incorporados ao trabalho do professor, especialmente na etapa da alfabetização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com