TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/11/2016  •  Monografia  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE UBERABA

JAQUELINE FERREIRA CUNHA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CARATINGA

2016

JAQUELINE FERREIRA CUNHA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da Conclusãodo Curso de Pedagogia.

Preceptor (a): Daniella de Paiva Dutra Damasceno.

CARATINGA- MG

2016

DEDICATÓRIA

Expresso aqui minha sincera gratidão:

Aos meus pais, Elza e Aníbal e aos meus irmãos;

 Pela paciência e amor incondicional.

Aos meus colegas de curso, pelo apoio e companheirismo,

A minha preceptora Daniella,

Obrigada pelas cobranças e orientações,

Você faz parte da minha VITÓRIA.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................  05

DESENVOLVIMENTO........................................................................... 07

A Importânciada LeituranaEducação Infantil

Literatura na Educação Infantil...........................................................................08

Histórias em quadrinhos na Educação infantil................................................... 09

O que é leitura? ..................................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13

REFERÊNCIAS......................................................................................14

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho nos mostra o objetivo e a prática da leitura. A prática da leitura vem se desenvolvendo no ambiente em que se trabalha, ela vem dando sentido á atividades e comportamentos que levam em conta algumas questões e funções da linguagem no cotidiano da escola.

        A leitura é de suma importância, pois ela contribui com desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, contribuindo também para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Temos que reconhecer a grande importância da leitura e incentivar a formação do hábito de ler na idade em que todos os hábitos se formam isto é na infância, deve ser um papel primordial de todos os envolvidos no processo educacional de um indivíduo. Nesse sentido a leitura passa a ser um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, é muito importante que desde cedo à criança tenha hábito pela leitura, pois assim ela vai desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura.

        Ao ouvir histórias podemos sentir e ter várias reações como a tristeza, raiva, irritação, bem-estar, medo, alegria, tranquilidade e muitas outras. Podemos também experimentar o sabor, e o saber, vivendo intensamente todos os sentimentos que a história desperta em nós, todos os significados que para nós ela possa ter. Portanto na interação com a leitura, podemos desenvolver a nossa humanidade, relacionando com todos os elementos que nos compõe: corpo e mente; olfato, audição, tato, paladar, visão, cognição, subjetividade, afetividade, razão, sociabilidade e historicidade.

        Os materiais e métodos utilizados foram pesquisas feitas em livros e revistas, relacionados ao tema escolhido, utilizei também o roteiro de estudo, as leituras obrigatórias, elas me ajudaram muito a desenvolver este trabalho.

        Assim chegamos à conclusão que a leitura e a escrita exercem papéis fundamentais sobre nossas vidas e principalmente sobre nosso desenvolvimento social e crítico dos fatores cotidianos, pois o contato diário com a leitura o leitor/ escritor pode construir uma visão crítica da realidade e percebemos que através da leitura poderemos não só escrever melhor como também tornar um ser mais sociável. É preciso, também enfatizar a leitura que antecede a escola, e o ato de ler é realizada desde os primeiros meses de nossa vida, essa leitura pode acontecer com nossos olhares.

       A leitura e a escrita hoje, mais do que nunca significa o encontro das pessoas com elas mesmas. Neste mundo em que a cultura visual ou oral se sobrepõe á escrita, de globalização de hábitos ou opiniões, é indispensável repensar a leitura como forma de trazer benefícios para a vida do educando tanto no pessoal como na vida social.

       Não se esquecendo de que o educador precisa ser reflexivo e pesquisador, com objetivos e metas á atingir, não se limitando ao conhecimento que já tem, e sim ter uma visão heterogenia, para isso o professor precisa fazer com o aluno adquira o seu espaço, tenha direito de voz, interrogar, posicionar e questionar, fazendo leitura compartilhada de textos que julgam interessantes, deve utilizar vários recursos, bem como textos variados relacionados ao cotidiano do aluno. É preciso que o professor procure buscar novos conhecimentos ter direito de expor as suas dificuldades e estudá-las para que haja solução. As escolas devem elaborar sínteses esclarecedoras sobre as situações em que vivem os professores objetivando os aspectos pertinentes para possíveis mudanças no campo educacional.  

DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A leitura é uma coisa muito importante-fonte de poder! Sabemos que apesar dessa grande importância, a leitura não chegaaté todos. Existem muitas pessoas analfabetas espalhadas pelos muitos continentes.

       Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística     (Ipobe) e o Instituto Pró-livro Mostra que 45% da população não lê nenhumexemplar por ano ( desses, 53% dizem simplesmente “não ter interesse” e outros 42% admitem “ter dificuldade”).

        É de extrema importância para os pais educadores discutir o que é leitura, a importância do livro no processo de formação do leitor, bem como, o ensino da leitura infantil no processo de desenvolvimento do leitor crítico. É através da leitura que fazemos a internalização das informações e por meio desta que adquirimos a habilidade de ver as coisas com novos significados, novas perspectivas, além do que a leitura é uma forma de nos apropriarmos da realidade na qual estamos condicionados. Não podemos negar que ler é poder, pois a leitura possibilita o acesso aos bens culturais, ao conhecimento da ciência da arte. Quando temos acesso a esses bens, verdadeiramente podemos ser herdeiros do legado científico e cultural produzidos durante séculos, pela humanidade. Como se vê, não é possível falar em educação e literatura sem falar em leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com