TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE TANGARÁ DA SERRA[pic 1]

ADRIANA MARQUES DIAS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PARANATINGA- MT

2018

ADRIANA MARQUES DIAS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado à Faculdade de Educação de Tangará da Serra- UNISERRA, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Pedagogia.

Orientadora: Profa. Esp. Neusa Haubert

 

PARANATINGA- MT

2018

ADRIANA MARQUES DIAS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado à Faculdade de Educação de Tangará da Serra- UNISERRA, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Pedagogia.

                        Aprovado (a) em____/____/ 2018

  _______________________________________________________________

Profa. Orientadora Esp. Neusa Haubert

Faculdade de Educação de Tangará da Serra

   ______________________________________________________________

Prof. Mestre Gilmar Utzig

Faculdade de Educação de Tangará da Serra

   ______________________________________________________________          

Profa. Mestra Antônia Utzig

Faculdade de Educação de Tangará da Serra

PARANATINGA- MT

2018

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida e por ter me proporcionado chegar até aqui. A minha família por toda a dedicação e paciência contribuindo diretamente para que eu pudesse ter um caminho mais fácil e prazeroso durante esses anos.

Agradeço aos professores que sempre estiveram dispostos a ajudar e contribuir para um melhor aprendizado em especial a minha professora e orientadora Neusa Haubert, por ter me dado à chance e todas as ferramentas que permitiram chegar hoje ao final dessa etapa da vida de maneira satisfatória.

Enfatizo também um agradecimento aos colegas de curso, que fizeram parte da minha trajetória, dividindo momentos de descontração, estudos, discussões, experiências e conquistas.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

A Deus, que nos criou e foi criativo nesta tarefa. Seu fôlego de vida em mim me foi sustento e me deu coragem para questionar realidades e propor sempre um novo mundo de possibilidades.

RESUMO

Este artigo trata acerca de uma reflexão sobre a importância da leitura na Educação Infantil como atividade permanente no cotidiano infantil. O desenvolvimento da leitura deve ser estimulado desde a sua mais tenra idade. A participação da família é de suma importância neste processo, para que a criança crie o hábito de leitura. Quando esse contato inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, fica para a escola a incumbência e iniciar esse trabalho. A questão da leitura preocupa os estudiosos e professores há muito tempo, pois nos dias de hoje, existem inúmeras formas de ensinar a ler e escrever, muitos métodos são aplicados, muitas experiências positivas, mas na verdade a grande preocupação é como ensinar a “ler” de uma forma interessante e investigativa e prazerosa. Portanto é importante valorizar desde muito cedo o mundo da leitura, mostrar a ela que a leitura faz parte de nossa vida, que ela está presentes em todos os momentos. Diante das leituras bibliográficas referentes à leitura com as crianças da Educação Infantil nos leva a refletir sobre a atuação do professor, pois ele é um dos mediadores entre a criança e a leitura. E seu papel de grande importância na aprendizagem da criança, ou seja, na transferência de conhecimentos.

Palavras-chave- Leitura. Desenvolvimento. Criança.

ABSTRACT

This article deals with of a reflection on the importance of reading in children's education As Permanent activity in daily life Child. The development of reading should be stimulated Since his earliest age. The Family participation is of paramount importance in this process, so that the child creates the habit of reading. When this initial contact with the world of reading does not happen in the family bosom, it is for the school to Incumbent start this work. The question of reading concerns scholars and teachers for a long time, because these days, there are countless ways of teaching to read and write, many methods are applied, many positive experiences, but in fact the great concern is how to teach the "read "In an intraformational way and investigative and pleasurable. Therefore, it is important to value the world of reading from a very early age, to show her that reading is part of our life, that she is always present . In view of the literature readings concerning the reading with children of child education leads us to reflect on the performance of the teacher, because he is one of the mediators Between the child and the reading. And Their role of great importance in the learning of the child, that is, in the transfer of knowledge.

Key words- Reading. Development. Child.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................8

1. IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL .........9

2. A LITERATURA INFANTIL ..........................................................................11

3. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.................................................................15

4. METODOLOGIA DE PESQUISA ................................................................17

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................18

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA .............................................................20


INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é explanar a importância da leitura na Educação Infantil, de forma que contribua no diálogo entre a teoria e a prática. O embasamento teórico aqui utilizado mostra o quanto o hábito de ler ajuda na formação psicológica, cognitiva e psicomotora daquele que a prática. A leitura por sua vez proporciona a criança viajar pelo mundo do faz de conta, pois o universo infantil é cheio de ludicidade e por meio desta prática professor e alunos se integram para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça satisfatoriamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com