TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.361 Palavras (14 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Michelle Rosa França Rodrigues

Viviane Monroe Pereira

Prof. Sharlles Roberto Reis Carneiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 2072) – Estágio 1

25/11/19

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a importância da leitura e da literatura na Educação Infantil bem como os vários métodos de ensino. Através deste primeiro estágio foi realizado uma intervenção pedagógica em uma Instituição de Ensino Particular onde buscou-se explorar didáticas de ensino para o entendimento da leitura. A utilização de gêneros literários como instrumentos didáticos para desenvolver e incentivar os alunos ao hábito de ler, ouvir e aprender por meio delas. Nesta pesquisa utilizamos a metodologia aplicada, envolvendo a coleta e análise de dados buscando gerar conhecimento para a aplicação prática e dirigida. Assim, um professor que propõe estratégias, que incentiva seus alunos a aprender, com certeza no futuro terão um amplo desenvolvimento educacional com resultados positivos e educandos mais interessados pela leitura.  

Palavras-chave: Leitura. Educação Infantil. Literatura. Alunos.

1 INTRODUÇÃO

Esta produção acadêmica tem como tema A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização nas Séries Iniciais. E a área de concentração escolhida como sendo Metodologia de Ensino, pois é importante que se conheçam quais as metodologias que utilizaremos em sala para o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Sobre o tema delimitado temos como objetivos analisar a contribuição da literatura infantil no processo de alfabetização, reconhecer a relevância da leitura infantil, destacar a importância dos livros infantis e o que eles propiciem para a educação infantil.

O estágio ocorreu na Instituição Educandário Ágape que funciona da Creche ao Ensino Médio, esta escola é muito valorizada e reconhecida pelo trabalho que executa em favor da educação. Os dados obtidos ocorreram por meio de observações e regência no período de duas semanas, tendo como carga horária quarenta horas, sendo vinte horas de observação e vinte horas de regência.

Este artigo tem como intuito de enfocar a importância que a literatura possui, para aquisição de conhecimento e a relevância da leitura, com destaque na Educação Infantil, pois é através da leitura de livros que a criança descobre um mundo novo, cheio de fantasias, porém sem deixar de se relacionar com a realidade. A leitura por sua vez propicia a criança viajar pelo universo do faz de conta, pois sabemos que o mundo infantil tem bastante ludicidade e através desta ação, professor e aluno se unem para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira certa. Vemos assim, que a leitura é libertadora, a partir do momento que a mesma passa a ser realizada de modo reflexiva. E essa reflexão sobre o ensino e incentivo da leitura no espaço escolar é muito importante. Pois estimula a capacidade criadora, auxilia no vocabulário, facilita à escrita. É preciso despertar esse sentimento no educando, usando didáticas que despertem o prazer pela leitura. Pois sabemos que todo o trabalho com a leitura precisa de conhecimento e capacidade do educador. Por isso, deve-se fazer uso de metodologias corretas e planejamentos adequados, para que o aprendizado seja uma tarefa cheia de brilho e de prazer pelo discente.

Este artigo apresentará Introdução, Área de Concentração: Fundamentação Teórica, o relato da vivência do estágio, e as impressões do estágio.  

  1. A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS

A área de concentração escolhida para o Projeto de Estágio foi a Metodologias de Ensino, pois é essencial que saiba quais as metodologias utilizadas e que fizeram a diferença na educação, para que se possa conciliá-las a realidade da escola e de cada aluno. O tema delimitado anteriormente foi A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização, cujos objetivos foram à análise à contribuição da literatura infantil no processo de alfabetização e a importância dos livros e da leitura infantil.    

A literatura infantil inclui-se em duas áreas: na área da arte, porque desenvolve na criança o prazer pela leitura literária que é emoção, diversão e a segunda área é a da Pedagogia, porque é através da formação do leitor. Embora participando ao mesmo tempo dessas duas áreas, nos livros que são destinados à infância ora predomina a intenção artística, ora a intenção pedagógica. Na atualidade, de acordo com Oliveira (1996), muito tem discutido sobre a importância da literatura infantil na vida das crianças. As crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde muito cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas. Uma criança que desde cedo escuta histórias contadas por seus pais, mais tarde, será um adulto leitor acostumado ao hábito da leitura, terá gosto em ler, sua imaginação e criatividade são incentivadas a expressar ideias.

A literatura infantil proporciona, ainda, que as crianças consigam escrever melhor, desenvolvendo sua criatividade, pois como sabemos o ato de ler e a prática de escrever estão relacionados. Observa-se, que a relevância de criar no espaço escolar, situações que favoreçam a leitura e, por consequência a escrita, as quais vão permitir muitas atividades a partir de textos literários ou não, por alunos que tem vivências e capacidades e valores diferentes. Compete ao docente, pois, propiciar ao aluno a própria forma de interpretar e reescrever o que compreende. Segundo Bettelheim (1980, p. 20):

Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.

            Assim, a literatura infantil traz um ensinamento de vida de forma imaginária, colaborando para a formação da criança no processo de construção da sua personalidade. Desse modo, ela ajuda os professores a entenderem o pensamento das crianças e auxiliá-las a solucionar seus conflitos internos e externos. Histórias como o Gato Xadrez, o Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio, entre outras, estão incluídas no progresso de todas as crianças, pois vai ajudando a construir valores e a formação do próprio eu da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (197.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com