TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Pedagogia

PROJETO E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-PPAP

Tailândia-Pá 2022    

Alunos

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

Tailândia-Pá 2022

Sumário

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA        4
  2. JUSTIFICATIVA        5
  1. PÚBLICO-ALVO        6
  2. OBJETIVOS (gerais e específicos)        7
  3. PECURSOS METODOLÓGICOS        8
  4. RECURSOS……………………………………………………………......        9
  5. CRONOGRAMA        10
  6. AVALIAÇÃO E PRODUTO-FINAL        11
  7. REFERÊNCIAS        12

        

SITUAÇÃO – PROBLEMA

Optamos esse tema para trabalharmos a importância da leitura na educação infantil, levando à um mundo de imaginação e emoções. Fazendo com que se sinta motivada, e deixando de lado o mundo tecnológico, e podendo conhecer o vasto mundo dos livros.

Podemos notar também a falta de disponibilidade de matérias, com que essas crianças possam ter contato tanto em sala de aula, como em casa.

A falta também da disponibilidade familiar para com seus filhos, dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura na infância. Como citamos acima, muitos estão ligados na tecnologia avançada e esquecendo de poder estar, sendo levados a um mundo de imaginação que os livros os levam. Os pais muitas vezes não tendo tempo necessário acabam levando, a deixar as crianças tempo demais em frente das telas tecnológicas, e sabemos que a participação dos pais é de suma importância para o desenvolvimento das crianças.

Através desse contexto familiar, podemos perceber que devemos ir em busca de planejamentos pedagógicos, relacionados à leitura. E levantamos a proposta de incluirmos a maleta da leitura, para que a criança se sinta motivada a gostar da leitura desde cedo, e possa ter a participação dos pais no seu processo de leitura.

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu com intuito de incentivar as crianças, a ler desde a infância, para que a leve a usar a sua imaginação através dos livros.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois através dela podemos obter conhecimentos , dinamizar o raciocínio e a interpretação. E podendo ter esse contato desde cedo , faz com que possamos nos tornar grandes leitores. O hábito de ler sendo estimulado não somente em sala de aula , mas também em casa, é de grande importância , pois leva a formação prazerosa e dinâmica da imaginação.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa. Hoje a dimensão da leitura infantil é muito mais ampla e importante, proporcionando um desenvolvimento social e emocional. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dele se tornar um adulto leitor (COSTA, 2005).

Que possamos perceber que através da leitura a criança adquire uma postura crítico- reflexiva, extremamente importante na sua formação cognitiva, levando a um mundo de imaginação. E quanto mais mostrando e incentivando as conhecer o mundo da leitura, o tornando capazes de enxergar o mundo através da sua imaginação.

Sabemos que esse desinteresse pela leitura, acarreta grandes problemas futuros. Daí o grande papel do pedagogo, devemos cada vez mais incentivar a leitura infantil, nas escolas. Mostrando às crianças que a partir da literatura infantil que se desenvolve imaginação, e se a leitura for implantada desde cedo com ajuda do pedagogo, pode-se adquirir diversos conhecimentos.

O nosso papel é acarretar diversas maneiras de trabalhar a leitura tanto no âm bito escolar, como em casa.        

PÚBLICO-ALVO

O projeto é desenvolvido para as crianças no seu processo de inicialização na escola.

  • Pré 1 e Pré 2

OBJETIVO

Temos como objetivo trazer melhorias para escola, alunos, pais e professores, e avançar no hábito da leitura. Fazendo com que reconheça a importância da leitura no início da vida de uma criança.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Analisar através de artigos , a importância da literatura infantil na vida das crianças.
  • Descrever a importância dos livros infantis, e o que eles proporcionam para a educação infantil
  • Verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social e emocional das crianças;
  • Desenvolver métodos para conhecer e observar o mundo da literatura;
  • Ampliar o desenvolvimento do vocabulário, evoluindo no processo de alfabetização;
  • Aprendendo a interpretar, através da imaginação.

PERCURSO METODOLÓGICO

O projeto será desenvolvido de maneira que possa ajudar as crianças e motiva-las a ler cada vez mais, pois como já foi citado acima a leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil, e para o futuro de cada criança.

Iremos trabalhar com a maleta da leitura, onde iremos desenvolver na criança o ato de ler , com a participação dos pais, e darmos a responsabilidade da criança cuidar da maleta e dos livros para que as outras crianças também possam ter acesso ao material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com