TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Por:   •  14/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

APRESENTAÇÃO

             A Literatura incentiva futuros leitores, aguça a imaginação pois a criança faz uma viagem dentro da história se sentindo parte dela, se põe no lugar do personagem solucionando seus problemas, o que o faz pensar em resolver seus próprios conflitos posteriormente.

             Esse hábito vem sendo perdido ao longo dos anos, em uma era tão digitalizada, os livros vem sendo utilizados na maioria das vezes apenas por “obrigação” na hora de fazer trabalhos escolares. Em um mundo corrido se vê cada vez menos pais contando histórias para seus filhos.

             Inserindo sabiamente a literatura no processo de alfabetização/letramento, o professor estará formando cidadãos críticos e reflexivos, pois apresenta palavras novas às crianças o que as faz questionar seus significados. Através da leitura se questiona e também se encontra resposta. O educador é um dos principais agentes incentivadores.

            “Quando eu era criança “devorava” livros, sempre fui incentivada à leitura por minha avó. Eu ficava deslumbrada com cada história que lia, sempre queria mais livros e histórias diferentes, o que me fez aperfeiçoar cada vez mais a leitura e querer procurar o significado de cada palavra diferente que encontrava para poder saber qual seu contexto com a história que estava lendo. Isso trouxe para minha vida um gosto enorme pela leitura.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com