TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA

Por:   •  29/5/2018  •  Artigo  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA.

Mãe de todas as ciências, isso não é um axioma, é uma verdade universalmente inquestionável.  Ela é base de todas as ciências.

E como podemos demostrar isso para os alunos? Através da contextualização.

Mostrar a matemática no cotidiano, mostrar pra criança a matemática ao seu redor e sempre lembrar da sua importância. Ex: fazer perguntas que as respostas envolvam números ou figuras geométricas.

Não dá pra desassociar a matemática das nossas vidas.

Como uma disciplina que é chamada mãe de todas as ciências, e está intrínseca na vida da humanidade, causa tanta aversão? E ainda tem gente que fala. Deus me livre, matemática não é de Deus! E o que podemos dizer da nossa falha na educação sabendo que a maioria dos professores são afetado por essa lacuna.

NÓS PROFESSORES DEVEMOS PRIMEIRO QUEBRAR AS BARREIRAS.

Já pensou se uma criança chegar pra você e perguntar: o que é mais pesado é um kg de prego ou de algodão? Como você irá responder? Se você não souber sobre as unidades de medida, vai ficar difícil responder. Lembrando que a teoria deve andar de mãos dadas com a prática, porque o erudito nunca vai sair de moda. Temos que ter o conhecimento empírico e nos aprofundar do científico. É por falta do erudito que é tão difícil se praticar a interdisciplinaridade. Somos seres aprendentes, inacabados, como disse Paulo Freire.

Meu amigo Piaget disse que o processo de aprendizagem acontece pelos esquemas, assimilação, acomodação e equilibração. Então, pesquisar é de suma importância.

Assimilação, processo cognitivo que consiste em colocar novos objetos (informações) em esquemas já existes. São novas informações.

Esquema: estruturas ou conceitos que utilizamos para interpretar e organizar as informações que recebemos.

Equilíbrio: quando a criança pode enfrentar todas ou quase todas as novas experiências usando apenas a assimilação, acontece o equilíbrio.

Acomodação: para recuperar o equilíbrio e poder ajustar os esquemas às características das novas experiências. Continuando o exemplo, uma criança vê um cão e o chama de gato, mas alguém corrige. Assim, vai aprender que o esquema ‘gato’ não se aplica aos cães e que precisa de um novo esquema.

PORQUE ESCOLHEMOS TRABALHAR COM OS JOGOS

Existe uma “folga” como disse Lino de Macedo, porque a criança não se sente sobre pressão e o erro é mais aceito.

Diminuir o sedentarismo das crianças (obesidade infantil – crianças com sobrepeso subiram de 31 para 41 milhões entre 1990 e 2014 de acordo com a Ordem Mundial da Saúde. Inclusive, tem uma lei que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas para as crianças), levar eles para outro ambiente onde eles possam gastar as energias e sentir a adrenalina (provoca a broncodilatação, controla a frequência cardíaca e controla também a pressão arterial).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com