TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO

Em todo lugar que direcionamos temos a música nos envolvendo de uma forma incrível e muito prazerosa. Seja com o som do vento ao balançar as árvores, folhas secas arrastando pelo chão através do vento, barulho das ondas do mar, o canto dos pássaros, enfim, os sons naturais que nos rodeiam o tempo todo.

O som dos animais, o despertador, o telefone e até mesmo o barulho da nossa mente que não para um segundo se quer.

Som é tudo o que soa. Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento.

“Somente através da audição seremos capazes de solucionar o problema da poluição sonora. Clariaudiência nas escolas para eliminar a audiometria nas fábricas. Limpeza de ouvido em vez de entorpecimento de ouvidos. Basicamente, podemos ser capazes de projetar a paisagem sonora para melhorá-la esteticamente – o que interessar a todos os professores contemporâneos”.

(M. Schafer, 1991, p.13).

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

A música faz parte da educação desde há muito tempo, em todas as culturas nas mais variadas situações. Imprescindível na formação da criança, ao se tornar adulta, seja alcançado o aprendizado do pensar e exerça sua criatividade de forma crítica, reflexiva e livre.

“Primeiro, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica” disse Platão.

O presente trabalho nos trará uma visão mais clara sobre este importante tema na vida das pessoas.

“APRENDENDO” CONFORME A MÚSICA

As crianças que desenvolvem um trabalho com a música tendem a um melhor desempenho escolar e na vida como um todo e, geralmente elas apresentam notas mais elevadas em qualquer área da educação escolar.

E isso se efetiva através de muitos estudos e pesquisas, pois segundo os pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Como já foi dito, a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma ferramenta que desenvolve a mente humana, promovendo o equilíbrio, levando um estado agradável de bem-estar, nos trazendo facilidade de concentração, desenvolvimento do raciocínio, tendo como em especial questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Na educação, que se apresenta no tema deste trabalho, a música tem sido notada como ferramenta pedagógica de grande importância para o desenvolvimento motor e afetivo.

Para muitos músicos, a música não deve apresentar letras insignificantes e sim explorar letras que venham mudar e mostrar a realidade do mundo em que vivemos e buscar através dela a liberdade para a humanidade.

A educação musical para as crianças busca desenvolver uma atitude positiva para a música, buscando ensinar a apreciar músicas com conteúdo, e procura capacitá-las para expressar e capitar sentimentos de prazer da criação artística.

Torna a criança capaz de criar, inventar e reinventar o mundo à sua volta também em sua imaginação. A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. E com a música fica bem mais fácil trabalhar isso na criança. Todo mundo trabalha melhor ouvindo um rádio, músicas clássicas, músicas instrumentais etc. Inclusive, alguns músicos profissionais dizem que se estamos ouvindo músicas clássicas ou instrumentais e sentimos sono, PARABÉNS! VOCÊ SABE APRECIAR VERDADEIRAMENTE UMA BOA MÚSICA. A música fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral da criança onde a mesma é um sujeito aberto a novas experiências.

Há presença da música antes da formação do homem, pois nos relatos bíblicos encontramos a presença dela sendo realizada por anjos que segundo o livro de Apocalipse fazem isto incessantemente diante de um trono onde está assentado O Deus Todo Poderoso. (APOCALIPSE, 7:11,12)

Trabalhar atividades pedagógicas utilizando a música de fundo é estimulante, pois traz condições de observar a percepção musical dos nossos alunos e a melhoria na sensibilidade, na construção do conhecimento, no raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com