TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/1/2018  •  Monografia  •  6.639 Palavras (27 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2]

        

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

MARILDA MACHADO ANASTÁCIO

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga

Orientador: Prof. Tatiane Aparecida da Silva Nunes

Araranguá

2017

ANASTÁCIO, Marilda Machado. A Importância da Música na Educação Infantil. 2017. 25. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Sistema de Ensino Conectado - Universidade Norte do Paraná, Araranguá, 2017.

RESUMO

Este trabalho discute a música como ferramenta pedagógica na educação infantil e teve como seu problema entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil. A pesquisa traz uma abordagem da música no contexto da educação infantil como uma ferramenta que auxilia e facilita o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança. Uma das finalidades da música é auxiliar o professor em suas atividades diárias para potencializar o desenvolvimento da criança sendo, dessa forma, um grande benefício para a formação do ser humano. A música nos mostra que não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois, ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo, que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. Enfim, a música no cotidiano escolar pode não somente ajudar as crianças no aprendizado, mas também nos casos de crianças que tenham problemas de relacionamentos ou inibição, para isso, é preciso aliar música e movimento. Entre as linguagens artísticas, a música é uma das mais acessíveis e presentes no cotidiano dos alunos.

Palavras-chave: Educação Infantil. Musica. Aprendizagem


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 HISTÓRIA DA MÚSICA        6

2.2 A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        8

2.3 A PRÁTICA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        12

2.4 A MUSICALIZAÇÃO COMO FORMA LÚDICA DE APRENDIZAGEM        13

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        17

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA        17

3.2 JUSTIFICATIVA        17

3.4.1 Objetivo Geral        18

3.4.2 Objetivos Específicos        19

3.5 CONTEÚDOS        19

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO        19

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        21

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        21

3.9 AVALIAÇÃO        22

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIA............................................................................................................24



1 INTRODUÇÃO

A educação passou por muitas transformações ao longo dos séculos, pois esta responde as necessidades da sociedade. Atualmente essas necessidades são de comunicação rápida em vários lugares sendo uma exigência do mundo globalizado, aliados ao grande fluxo econômico e comercial que gera mudanças quase imediatas, nem sempre as crianças e jovens conviveram com a música como as do mundo atual: o rádio, a televisão, o aparelho de som, o computador, a internet, o celular, dentre outros que fazem parte do cotidiano da maioria da população.

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes de sua alfabetização. A relação com a música, às vezes, já se inicia no ventre materno e segue no decorrer da sua infância. Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Esses exemplos dão um breve panorama da importância da música na educação infantil, seja ela escolar ou na família.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) menciona que a música é fundamental para o desenvolvimento de uma identidade, pois auxilia na autonomia do indivíduo, trabalha imaginação, criatividade, capacidade de concentração, fixação de dados, experimentação de regras e papeis sociais, desenvolvem a expressão, o equilíbrio, a autoestima, autoconhecimento e integração social (BRASIL, 1998).

Neste contexto, a utilização desta ferramenta visa aprofundar o conceito de música na aprendizagem, como processo de transformações e mudanças muito importantes que completem o conhecimento que esta sendo desenvolvido e estimulado, para termos ciência de que vamos lidar com indivíduos diferentes que merecem todo o nosso respeito e dedicação, em busca do melhor que a educação puder proporcionar.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 HISTÓRIA DA MÚSICA

A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros. Se pensarmos que a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história não é difícil acreditar que a música também fazia parte dessas organizações. Nessa época podemos imaginar que muitos sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da natureza e, assim a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Ainda para refletirmos sobre o assunto e reforçar a teoria sobre a música na pré-história basta lembrar-se da existência de tribos indígenas que mantêm total isolamento das sociedades organizadas e vivem ainda de forma rudimentar (paradas em um período da pré-história) e que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a percussão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse fim (CANDÉ, 2001 pg. 38).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (346.3 Kb)   docx (329.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com