TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/5/2020  •  Artigo  •  5.517 Palavras (23 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 23

A importância da música na educação infantil

Patrícia Bernardes Forner Fernandes

Marta Teixeira do Amaral Montes

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade demonstrar que a música é importante e considerável para o desenvolvimento da aprendizagem e, pois se considera que o som, a letra e saber ouvir, traduzindo pode expressar muitos significados, para tanto, é necessário observar, verificar e estudar o caso de forma separada e objetiva. Optou-se por este tema por questões de abrangência e valorização, visto que a música é umas das ferramentas de grande importância utilizadas na educação e na escola. Através de diversas bibliografias destacando vários autores foi possível reunir um conteúdo de grande relevância com o intuito de refletir sobre a utilização da música e reafirmar sua utilidade como uma facilitadora nas avaliações de um profissional. A criança ouve a música principalmente para divertir-se e imaginar, ela acalma, relaxa, agita. Uma atividade em que a criança é dona de suas próprias regras e ações. A música é o palco de suas encenações, a construção de seu universo particular. Diante disso, a obrigatoriedade da educação musical no currículo das escolas públicas brasileiras, apresentar a música como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser e os desígnios alcançados pela implantação da música no currículo escolar.

Palavras Chaves: Aprendizgem. Desenvolvimento .Música.  Psicomotricidade.

1 INTRODUÇÃO

Um indivíduo é um ser único que possui experiências, dificuldades e compreende o que lhe é transmitido diferentemente de outro indivíduo. Por isso, cabe ao educador procurar recursos e metodologias diversas para que o ensino ocorra de maneira completa e produtiva.

Assim, faz-se importante que o educador reconheça as características de seus alunos no processo de ensino-aprendizagem e adote a abordagem ideal considerando o meio em que seus educandos vivem e o conhecimento prévio que possuem. Cabe a ele procurar a melhor metodologia para transmitir informações e fazer-se compreender.

Os recursos lúdicos são aqueles que transmitem informações através de entretenimento e diversão e este artigo tem como objetivo especificar os benefícios que alguns deles apresentam no processo de ensino aprendizagem. A música, atinge determinados sentidos de cada indivíduo e esses sentidos, se trabalhados corretamente, contribuem imensamente quando há dificuldades na compreensão e assimilação de conteúdos transmitidos pelos educadores

Nesse contexto, a musicalidade  torna-se mediadora no processo de ensino, pois pode ser compreendida por indivíduos com diferentes características e vivências.

Este trabalho aborda a educação musical como uma forma de oferecer uma educação prazerosa e alegre aos educandos, pois a música com maior ou menor intensidade está sempre presente na vida do ser humano.

O objetivo deste trabalho é mostrar que a educação musical desperta emoções e sentimentos, além do mais, permitem também o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, sendo, portanto um dos principais meios de convencimento existente na sociedade.

Justifica-se a importância da musicalidade para a construção do ser humano e desenvolvimento pedagógico do infante.

Para a elaboração desse Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado como metodologia uma revisão de literatura em livros, artigos e revistas, os quais foram  fundamentais para o desenvolvimento teórico desse trabalho.

 

2 A RELEVANCIA DOS RECURSOS LUDICOS PARA A APRENDIZAGEM

Na atual conjuntura do âmbito escolar o papel do docente é de suma   importância para identificar as dificuldades que seus alunos apresentam durante o processo de ensino e aprendizagem, assim, sendo  necessário que o docente as classifique e saiba diferenciá-las das habilidades que estes alunos possuem( (CASTRO, 2013).

Vale ressaltar  que no momento em que criança começa a sentir dificuldades para acompanhar o aprendizado, é necessário um diagnóstico para detectar as causas do não aprender. Pois a criança que não aprende possui uma autoestima negativa decorrente do seu fracasso escolar, portanto, a valorização dessa autoestima é fundamental no processo educacional para o sucesso da aprendizagem( MORAIS, 1986).

        Diante disso, é fundamental  identificar os motivos que levam um aluno a não aprender e procurar alternativas capazes de estimular seu aprendizado, assim, os recursos lúdicos tornam-se fundamentais para facilitar esse processo e também elevar a autoestima ( SOUZA, 2013).

Assim, as crianças com dificuldades em determinadas áreas poderão  desenvolver-se em outras áreas de conhecimento.

Diante disso, Simpson (1973, p.13) ressalta que:

As áreas de interesse da criança devem ser estimuladas para desenvolver sua autoestima. Crianças com dificuldade para ler e escrever têm geralmente habilidades para a música, pintura, Matemática, Ciências e cabe ao professor reforçar, auxiliando a utilizar como meio de compensar suas limitações.

De acordo com o fragmento mencionado os jogos são parte integrantes do ensino lúdico, proporcionando a interação e o aprendizado entre os alunos, entretanto, não são considerados os únicos recursos existentes.

Vale ressaltar que “o lúdico acontece de diversas formas, podendo ser por desenhos, pinturas, jogos, músicas, teatro, brincadeiras, entre outros” (LUCHETTI; MOREALE; PARRO ,2011, p. 98).

2.1 O lúdico e o espontâneo no contexto escolar

Segundo Santos (2008), a palavra “lúdico” vem do latim ludus, que significa brincar, jogar, divertir-se. Na infância, tais ações são livres, pois não há regras impostas e avaliações, mas existem invenção, imitação, simbologia e transições entre o universo real e o imaginário.

De acordo com Santos (2008), em fases posteriores à infância, o ato de brincar continua dando a sensação de prazer, ou seja, a mesma emoção, só que com intencionalidade e propostas mais voltadas à construção do conhecimento. Tais experiências estimulam o ser humano a se conhecer melhor como ser social, cultural e profissional. Observe a explicação a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com