TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/11/2022  •  Artigo  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 15

AIGLI FERREIRA LIMA

BIANCA PATRICIA FERREIRA PANTOJA

CLELMA SANTOS DE OLIVEIRA

GRACILENY CAVALCANTE CARVALHO

NÁDIA MYLENA DOS SANTOS REIS

VICTOR VINÍCIUS RAMOS HADAD

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MACAPÁ – AP

2020

AIGLI FERREIRA LIMA

BIANCA PATRICIA FERREIRA PANTOJA

CLELMA SANTOS DE OLIVEIRA

GRACILENY CAVALCANTE CARVALHO

NÁDIA MYLENA DOS SANTOS REIS

VICTOR VINÍCIUS RAMOS HADAD

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: prof. Rosiclelma Amanajás Pena

MACAPÁ – AP

2020

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo apresentado versa explanar a contribuição do ensino da música na educação infantil, e a forma de como ela é manuseada pelos profissionais educadores, a escolha do tema se dá pela discussão sobre a inclusão da música nas escolas e os seus aspectos favoráveis. A musicalização é todo o processo de construção do conhecimento musical, ela por sua vez pode acontecer de modo assistemático, onde ela é passada por meio da cultura ou pela indústria da mídia, ou de forma sistemática onde um profissional de educação esclarece um determinado assunto a ser ensinado a criança, nessa fase escolar ela deve ser vista como uma forma de  socialização entre docente e discente, a música é uma forma de manifestação artística ela envolve e trabalha corpo e mente.

O debate tratado, apresenta-se a seguinte problemática: como a música pode influenciar no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil? A musicalização infantil deve partir do prazer e alegria na educação lúdica, com cantigas, danças, brincadeiras e experiência tátil com os instrumentos musicais.

A  música exerce uma grande influência sobre a criança, e a Educação Infantil é a melhor etapa para incentivar e estimular o senso rítmico e a audição, despertando a sensibilidade da criança, a utilização de instrumentos em sala de aula pode desenvolver diversas habilidades motoras, a construção do conhecimento musical é baseada em experiências práticas sob orientação de educadores que respeitem, valorizem e sempre inspirem o aluno a fazer música.

O benefício da música na escola é constituído de mais oportunidades de interação entre os alunos, e exploração da criatividade, tornando assim as crianças mais independentes. A socialização da criança com um instrumento musical pode ser aplicada no desenvolvimento da individualidade do aluno no processo de estímulo de sua autonomia e caracterização de objetividade de suas escolhas. A interação da criança no mundo musical, seja como agente produtor de música ou como mero ouvinte se caracteriza como individualidade do gosto musical.

  1. A HISTÓRIA DA MÚSICA PERANTE A SOCIEDADE

Pelo menos durante a maior parte do século XX, a música foi uma tradutora da situação difícil de nosso país e uma ferramenta de nossa utopia social. Portanto, o Brasil é sem dúvidas um dos maiores produtores de som do planeta, não é apenas um lugar para ouvir música, mas também um lugar privilegiado para pensar sobre música. Desde os tempos antigos, a música sempre existiu entre os mais diversos povos, como gregos, egípcios e árabes. A palavra música vem da mitologia grega e significa "Arte das Musas". Musas são astronomia ou deuses, elas inspiraram arte e ciência, com Orfeu, filho de Apolo, como deus.

No artigo "O Conceito de Ethos na Música da Antiguidade Clássica Grega", de Tales Pimentel Portugal e Antenor Ferreira Corrêa, há uma citação de Anderson e Mathiesen (2016), em que o mesmo afirma: “Os filósofos, a partir do século V a.e.c., como Pitágoras, Platão, Aristóteles, acreditavam que a música tinha influência na alma e o poder de moldar o caráter humano por meio da identificação que o indivíduo tinha com o ethos de dada música.”. Ethos significa "conjunto de hábitos de um povo ou cultura", nesse contexto, se trata do caráter que o conteúdo da música tem (naquela época o conteúdo moral da música era muito importante), ou seja, o caráter do ouvinte se molda através do conteúdo da música.

Esses filósofos acreditam que a música é uma forma de instigar e orientar as pessoas, influenciando as pessoas por meio de sua melodia, letras e músicas que despertam os seus sentimentos. O interessante é que em todo o processo de desenvolvimento do ser humano, quanto mais ele conhece a música, mais as pessoas desejam expressar e transmitir emoções profundas.

“Antes mesmo de seu nascimento a criança já está em contato com o universo sonoro, “pois na fase intrauterina os bebês já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como o sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referencia afetiva para eles.” (BRITO 2003, p. 35).

A música desempenha um papel importante, de que devemos primeiro promover a todos, inclusive todas as crianças, ao invés de pensar que apenas “talentos naturais” podem participar das atividades, ou seja, a linguagem da música é mais fácil de afinar. Defender a ideia de que o conhecimento é baseado na experiência de todos, para que todos tenham o direito de cantar, mesmo que estejam fora de tempo, mesmo que não tenham senso de ritmo, todos deveriam tocar um instrumento, a habilidade é adquirida com práticas regulares, e sob a orientação de educadores, que respeitem, valorizem e sempre inspirem o aluno a fazer música.

  1. A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a melhor etapa para estimular o senso rítmico e a audição, despertando a sensibilidade da criança e a interação no canto coletivo, aprendendo a analisar algo, a diferenciar coisas e ter a noção de ordenação do tempo, através da música. A importância desse estímulo desde cedo é de extrema importância para auxiliar no momento de ensino/aprendizagem.

A música é uma linguagem universal, tudo que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios, os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos traduzem sua presença, integrando-se ao todo orgânico e vivo deste planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com