TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

DIEGO JOSÉ DIAS VALLADÃO

PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

RIO DE JANEIRO

2016

DIEGO JOSÉ DIAS VALLADÃO

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

 

             

                   

RIO DE JANEIRO

2016

SUMÁRIO

1- TEMA         3

2- PROBLEMA         3

3- JUSTIFICATIVA        3

4- OBJETIVO GERAL        4

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

6- REVISÃO DA LITERATURA         4

7- METODOLOGIA        8

8- CRONOGRAMA DA PESQUISA        8

REFERÊNCIAS        9

        


1- TEMA

A IMPORTÃNCIA DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

2- PROBLEMA

Como a música pode ajudar no processo de ensino aprendizagem na educação infantil?

3- JUSTIFICATIVA

  Este projeto tem como objeto de estudo ressaltar a importância da música para educação infantil como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a interação do ser.  Através dos tempos, tem sido inegável o papel da música como um dos fatores na formação do homem. Grandes autores como Howard Gardner, Vera Lúcia Bréscia e Teca Alencar de Brito relatam em suas obras a importância da música na sala de aula, não só no aspecto lúdico, mas também no aprendizado e na leitura critica. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem; favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, respeito ao próximo e contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Usada de forma correta, ela se torna um instrumento valioso que transforma a escola em um lugar mais alegre e receptivo e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a musica é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Pelo esse fato a música deve ter uma grande importância e deve estar presente na vida delas, pois só através deste contato que poderão desenvolver muitas de suas habilidades.

4- OBJETIVO GERAL

  • Tem como objetivo explicar como a música pode contribuir para o desenvolvimento da criança na educação infantil, esclarecendo conceitos de forma ampla, alcançando não o aspecto cognitivo, mas o efetivo, social e o cultural da criança.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar o educador para atuar com a música na educação infantil.
  • Identificar como ocorre a aprendizagem através da música.
  • Analisar a importância da música no processo de ensino aprendizagem.

6- REVISÃO DA LITERATURA

 

   De acordo com Oliveira (2009), a presença da música na vida dos seres humanos é incontestável, uma vez ela tem acompanhado a historia da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Além disso, é possível afirmar que ela esta presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.

   

   Bréscia (2003) afirma que a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Com o desenvolvimento das sociedades, a música também passou a ser utilizada em louvor a líderes, como a executada nas procissões reais do Antigo Egito e na Suméria.

   

  A música vai ganhando um destaque, de acordo com Binow (2010 apud Bréscia, 2003) em algumas civilizações antigas como Grécia, o ensino da música era obrigatório e há indícios que naquela época já havia pequenas orquestras. Os Gregos acreditavam que determinada combinação de sons poderia até curar algumas enfermidades.

   

    A relação afetiva das crianças com a música acontece muito cedo, para Brito (2003), o ser humano já começa a ter contato com o universo sonoro bem antes do seu nascimento, pois na fase intrauterina os bebês já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como o sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referência afetiva para eles.

   

  De acordo com Nascimento (2013), Inicialmente os bebês se comunicam com o mundo, com a produção sonora de gritos, choros, resmungos e balbucios, como se criasse sua própria musica. Essa fase pré-verbal, que antecede a fala propriamente dita, é formada por grunhidos, balbucios, sons explosivos ou expressões sonoro-rítmicas.

   

   Brito (2003) afirma que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda variedade de sons do cotidiano, incluindo aí a presença da música como cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical têm grande importância, favorecendo o desenvolvimento afetivo e cognitivo.  

   Nascimento (2013 apud Soares 2008) afirma que outra influência musical humana na vida do bebê é a canção de ninar, ela traz em si elementos musicais, como alta sonoridade, compasso, expressão, e sua melodia tem um ritmo lento e regular, que pode acalmar o bebê, essas canções promovem interação mãe/filho com intensa carga emocional.

   

   Souza (2010) salienta que a música exerce forte atração sobre os seres humanos, fazendo mesmo de forma inconsciente que nos relacionamos com ela, ouvindo a música começamos a nos familiarizar, movimentando o corpo ou cantarolando pequenas partes da melodia. A criança por meio da brincadeira como brincar com objetos sonoros e usando a sua voz para imitar o que ouve, a criança começa a dar significados os sons que antes eram isolados mais agrupando de uma forma que dar um sentido para elas. Fazendo-a compreender o som de sua cultura, por meio desse contato o ser humano começa a desenvolver uma identidade musical que esta a sua volta. Dessa forma torna-se importante para a criança começar a se relacionar com a musica ainda que seja no ambiente escolar, pois e nessa fase que ela constrói os saberes que irá utilizar para o resto da sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com