TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA: PSICOPEDAGOGO E FAMÍLIA

Por:   •  3/11/2015  •  Monografia  •  13.668 Palavras (55 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 55

FISIG

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PSICOPEDAGOGIA

Ilda Carvalho Mendes

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA: PSICOPEDAGOGO E FAMÍLIA

Franca/SP

ILDA CARVALHO MENDES

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA: PSICOPEDAGOGO E FAMÍLIA

 

Monografia apresentada à FISIG – Faculdade Internacional Signorelli como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia

Orientador: Andreia Oliveira Vicente

Franca/SP

2015


RESUMO

Os contornos familiares que se apresentam na sociedade atual, sofreram inúmeras modificações ao longo da história da humanidade. São diversos os motivos que levam a esta reformulação na estrutura familiar, sendo estes: sociais, econômicos, culturais etc...

A presente pesquisa busca analisar a importância dos vínculos afetivos na formação do sujeito em seu processo de aprendizagem, enfatiza, também, a questão da comunicação familiar como fator que pode contribuir para a estruturação do pensamento da criança discutindo a repercussão das relações afetivas na vinculação com o conhecimento, bem como verificaremos que a Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios.

Assim, pretende-se apresentar a importância da parceria psicopedagogo e família para a efetivação do processo ensino-aprendizagem, tornando este mais significativa e, consequentemente, promovendo um melhor desempenho escolar do aluno.

Palavras-chave: estrutura familiar; vínculos afetivos; Psicopedagogia; parceria; desempenho escolar.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO5

JUSTIFICATIVA11

OBEJTIVO GERAL14

OBJETIVOS ESPECÍFICOS14

METODOLOGIA14

CAPÍTULO I16

  1. A FAMÍLIA NO DECORRER DA HISTÓRIA16
  2. RELAÇÕES AFETIVAS E A APRENDIZAGEM21
  3. O DESEMPENHO DE PAPÉIS NO VÍNCULO COM O CONHECIMENTO23
  4. A PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA NA CONTRIBUIÇÃO DO BOM DESEMPENHO ESCOLAR DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS24

CAPITULO II27

  1. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA SOCIEDADE27
  2. O APOIO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA28
  3. O EDUCADOR E O EDUCANDO: A PRÁTICA DOCENTE SOBRE O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO29
  4. O PSICOPEDAGOGO E SUAS INTERVENÇÕES30
  1. Estratégias para o acolhimento e intervenção32
  2. As perspectivas psicopedagógicas da educação33
  3. A prática psicopedagógica37

CONSIDERAÇÕES FINAIS40

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS42

INTRODUÇÃO

A família desempenha um papel importante na formação do indivíduo, pois permite e possibilita a constituição de sua essencialidade. É nela que o homem concebe suas raízes e torna-se um ser capaz de elaboração alargador de competências próprias. A família é, portanto, a primeira instituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser.

Desde os primeiros instantes de nascido o homem recebe a influência e a afetividade da atmosfera familiar. Consequentemente, a vida afetiva de uma pessoa tem uma longa trajetória pela educação nos convívios familiar e social.

Sabe-se que a educação não formal constitui-se num dos pilares essenciais na construção do eu. O desenrolar desta implicará num desenvolvimento harmônico ou não do indivíduo.

A educação da criança deve primar à dominação dos instintos, uma vez que tem que inibir, proibir, reprimir. Sabe-se que a ausência de restrições e de orientações pode deseducar em vez de promover uma educação saudável. As angústias são inevitáveis, mas a repressão excessiva dos impulsos pode originar distúrbios neuróticos. O problema, portanto, é encontrar um equilíbrio entre proibições e permissão – eis a questão fundamental da educação.

Psicopedagogia e Família, esses dois nomes interligados e com interação muito forte nos dias de hoje com o desenvolvimento da educação.

A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada a prática. Ela diferencia-se da psicologia escolar, também esta uma disciplina da psicologia educacional, sob três aspectos. Segundo os especialistas no assunto a psicologia educacional possui a sua trindade que se qualifica quanto à origem, quanto à formação e quanto à atuação.

A Psicopedagogia é também o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influência da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina. Pelo exposto acima notamos a importância da Psicopedagogia para todos os educadores e os que lidam em áreas especificas, daí a importância vital em colocarmos o curso de pós-graduação como ponto primordial para os profissionais de pedagogia.

Na literatura encontram-se várias referências quanto à importância do meio familiar no processo de aprendizagem da criança. Segundo Marturano (1998), a influência do ambiente familiar no aprendizado escolar é amplamente reconhecida. Porém, não se deve atribuir a ela toda a carga de responsabilidade pelo desempenho escolar do aluno. As características da criança e a escola também influem.

A família desempenha um papel importante na formação do indivíduo, pois permite e possibilita a constituição de sua essencialidade. É nela que o homem concebe suas raízes e torna-se um ser capaz de elaboração alargador de competências próprias. A família é, portanto, a primeira instituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.9 Kb)   pdf (393.5 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com