TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Por:   •  14/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Silveria Maria Santos da Silva


RESUMO:

Uma das maiores incitações para os acadêmicos é, sem dúvida, o domínio das normas para o desenvolvimento dos trabalhos científicos. Para que isso ocorra de maneira eficaz é necessário que o projeto de pesquisa tenha relevância científica, para que o aluno tenha embasamento suficiente para o desenvolvimento do trabalho. O presente trabalho refere-se ao tema: A importância da Pesquisa Científica seus métodos e ações desenvolvidas durante o período acadêmico e sua importância para a sociedade. Esta pesquisa se caracteriza em caráter bibliográfico, pois foi necessário pesquisas em artigos acadêmicos, revistas eletrônicas, sites e em livros, que defendem a mesma temática desta pesquisa. Este está fundamentado através das revisões bibliográficas de; VERGARA (2003(GARCIA (apud) BIANCHINI, 2005, KALOUSTIAN (1998), LÓPEZ, (1999) entre outros, que contribuíram para a estruturação de argumentos envolvendo a temática estudada)).

Palavras-Chave: Pesquisa Cientifica, Acadêmico, Sociedade.

 1 INTRODUÇÃO

A pesquisa científica evidencia-se por ser uma coleta de dados com propósito de formular respostas para soluções de determinados problemas e questionamentos, auxiliando no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e científicos. A pesquisa faz parte da vida do ser humano, embora que em alguns estágios desconhecida, ela é responsável pelo crescimento da civilização em geral. Esta pesquisa busca colaborar para o engrandecimento dos estudos e da investigação dos processos de transformações e os impactos causados na sociedade.

A partir desta explanação esta pesquisa levanta o seguinte problema: de que forma o pesquisador alcança conhecimento para compor sua pesquisa e seus resultados esperados?

Com base neste questionamento, este trabalho busca evidenciar a valia da pesquisa científica para os acadêmicos, pois é através dela, que o aluno pesquisador aumenta seu potencial de conhecimento em níveis de satisfação intelectual, da mesma forma que deseja alcançar bons resultados em suas pesquisas. Salvo que os trabalhos científicos possuem regras a serem cumpridas pela BNT como: pontuação, referencial, espaçamento, fonte entre outros, através destas normas é possível, padronizar os trabalhos em qualquer fase acadêmica.

Este artigo retrata de que forma o trabalho acadêmico, perpassa por uma série de etapas e características a serem cumpridas, e com as mudanças tecnológicas ocorridas com o passar dos anos tonou-se mais fácil e rápido este trabalho, pois com o avança o da internet já é possível realizar pesquisa de forma gratuita e com maior facilidade e agilidade de tempo do pesquisador,

As pesquisas científicas em caráter acadêmico são indispensáveis para obtenção de nota e aprovação, pois ao longo da graduação o aluno realiza diversas pesquisas, tanto de campo como em caráter bibliográfico, demostrando assim os resultados alcançados auxiliando o mesmo a desenvolver seu lado crítico e intelectual. Traçando objetivos de vida e seu crescimento intelectual.

O presente estudo procura ressaltar a importância da pesquisa científica tem o objetivo de  desenvolvimento acadêmico, enquanto pesquisa e resolução de problemas com os resultados alcançados com a pesquisa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um dos grandes desafios da comunidade acadêmica é a falta de conhecimento acerca das normas da BNT e o domínio das normas técnicas, a falta de experiência com o processo de pesquisa, em alguns momentos deixa os estudantes ‘‘apavorados’ ’pois os mesmos precisam buscar caminhos para realizar suas pesquisas saindo da zona de conforto e obtendo resultados concretos de suas pesquisas, é preciso que tenha qualidade e coerência de acordo com as normas técnicas (PRAÇA, 2015). Levando em consideração que a pesquisa não se limita somente a ciência, mais também todas as áreas de conhecimento fazem parte do objeto da descoberta de novos conhecimentos.

As pesquisas realizadas pela internet em alguns casos contêm informações falsas ou deturpadas com intenção de desviar o resultado concreto da pesquisa, para que não ocorram erros com os dados apurados durante todo o processo de captação de informação, o pesquisador em questão precisa certificar-se de que a fonte contém informações verdadeiras sobre o assunto.

Diversos autores mencionam qual o significado da pesquisa e sua importância na vida o acadêmico. Para Gil 2010 apud Nunes et al, 2016 p, 144, a pesquisa científica é ‘‘o procedimento inteligente e sistemático que proporciona soluções aos problemas que são propostos.

Neste caso é importante citarmos que o acadêmico ao entrar na faculdade terá um novo olhar para as atividades realizadas durante todo o período, pois terá contato com palestras, congressos, visitas técnicas, estágios, programas de pesquisa, além de Iniciação Cientifica, e no final do curso irá escrever seu TCC, com objetivo principal de mostrar que o aluno soube utilizar os conceitos e os métodos científicos e sua área de estudo, no qual aplicara todo o seu conhecimento.

Gonzaga (2011, p. 39) expande que ‘‘Ao buscarmo-nos as pesquisas, nutrindo nosso conhecimento profissional, ao mesmo tempo cooperaremos, de forma reflexiva e crítica, para os enigmas da sociedade.

Segundo Prodanov e Freitas (2013.p.48):

A pesquisa científica é uma atividade humana, cujo objetivo é conhecer e explicar os fenômenos, fornecendo respostas às questões significativas para a compreensão da natureza. Para essa tarefa, o pesquisador utiliza o conhecimento anterior acumulado e manipula cuidadosamente os diferentes métodos e técnicas para obter resultado pertinente às suas indagações.

A Priore ela é fundamental para a evolução dos trabalhos acadêmicos, sendo em caráter de mestrado, graduação, pós-graduação e doutorado, pois é necessário dedicação para que a pesquisa tenha um ótimo resultado e um levantamento bibliográfico preciso e coerente.

Por tanto sem pesquisa não há produção de conhecimento e nem o desenvolvimento, pois é através dela que são desenvolvidas soluções para determinados problemas que atingem a sociedade de modo geral, como vacinas, remédios, tratamentos médicos, que salvam muitas vidas e contribuem para a execução de políticas públicas, é possível interação entre teoria e prática, deste modo tornando-se fundamental para progressão do indivíduo no meio acadêmico, pois o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente em meio a busca por profissionais mais reparados e experientes.  (MARTINS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (366.7 Kb)   docx (829.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com