TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA COMO PRINCÍPIO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  20/5/2016  •  Artigo  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 6

Eliane Baltazar da Costa (FaE/UEMG/PEDAGOGIA/EAD- culturaeliane@gmail.com)

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA COMO PRINCÍPIO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

RESUMO

O artigo tem o intuito de evidenciar a importância da pesquisa no processo educativo do homem e demonstra que deve ser um princípio presente na metodologia de ensino das instituições escolares e acadêmicas. Apresenta-se aqui, a eficiência da pesquisa pela capacidade que tem de promover a formação de conhecimento, estrutura essencial na transformação da realidade, e a forma como o pesquisador deve utilizar dos métodos disponíveis para elaborar projetos científicos.

Palavras-chave: Pesquisa. Processo educativo. Método de ensino. Conhecimento.

INTRODUÇÃO

A educação tem como princípio, promover a humanização e a emancipação do conhecimento. Conscientizar o homem como ser produtor de conhecimento inovador é perfeitamente facilitado através do aperfeiçoamento do conhecimento científico. A pesquisa representa um forte recurso gerador desse conhecimento e estimula o indivíduo a desenvolver opinião crítica e idealizar a formulação de um novo sistema.

Então é imprescindível a importância da pesquisa no contexto escolar e acadêmico por ser mecanismo potencializador do saber e do pensar. As instituições de ensino, modelos da educação, tornam-se as primeiras incentivadoras à realização deste processo, já que tem como finalidade a difusão do conhecimento verdadeiro.

O estímulo à elaboração de projetos acadêmicos é fator indispensável para a formação do profissional que empreende pesquisas e acumula conhecimentos ao longo da vida universitária. O uso de técnicas e métodos próprios associados à metodologia existente representam instrumentos de trabalho fundamentais do pesquisador, que transformam a busca do conhecimento em princípio educativo.

2 DA EDUCAÇÃO AO ENSINO ACADÊMICO

O processo educativo do homem contempla-o desde os primeiros instantes da vida, sendo a família a principal responsável por este processo. Entretanto, tal processo não perdura neste limite, e no decorrer do desenvolvimento humano, com o aumento da complexidade da espécie, pelo fato do homem continuamente aperfeiçoar sua capacidade de abranger virtudes, outras instituições são convidadas a assumir forte influência educacional e formadora dos seres então sociais, desde o convívio dos amigos à sua introdução no ambiente acadêmico.

Ferreira (1993) coloca a educação como um processo de desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do ser humano, com o objetivo de facilitar sua integração individual e social.

De acordo com Demo (2002), a educação escolar diferencia-se de outros tipos de processos educativos pela capacidade do indivíduo em formar uma sociedade crítica e criativa. Nesta fase, a educação, parte de uma instituição que utiliza a sistematização para efetuar o ensino e assim convertê-lo em atitudes impactantes transformadoras da realidade. Destaque e mérito para a educação acadêmica, que baseia sua metodologia de ensino nos processos científicos e de pesquisa, em uma tentativa de formulação de um conhecimento próprio e não meramente reproduzido.

Assim, a universidade tem papel imprescindível e gerador no desenvolvimento humano, uma vez que estabelece a formação do cidadão capaz de intervir na sociedade e na economia, tendo como alavanca instrumental o conhecimento inovador. (OLIVEIRA, 2004).

Portanto, a capacidade de reconstruir, na educação básica e superior, qualidade formal e política, mostra evidências da importância da pesquisa para a educação, até o ponto de tornar a pesquisa a maneira escolar e acadêmica própria de educar.

3 PESQUISA COMO MÉTODO PARA A EDUCAÇÃO

As melhores condições de ensino e educação são proporcionadas quando os professores estão engajados em pesquisa teórica ou aplicada. Aproximar o aluno à pesquisa é incentivá-lo à construção mútua do conhecimento.

[...] ensinar os alunos a resolver problemas supõe dotá-los da capacidade de aprender a aprender, no sentido de habituá-los a encontrar por si mesmos respostas às perguntas que os inquietam ou que precisam responder, ao invés de esperar uma resposta já elaborada por outros e transmitida pelo livro-texto ou pelo professor. (POZO, 1998, p9).

Entretanto, este reconhecimento por parte dos professores não se faz presente na grande maioria das instituições de ensino superior no Brasil, já que não são capazes de reconstruir um projeto pedagógico próprio, fruto da imensurável e instigante atitude de pesquisar (POZO, 1998).

Pesquisar é utilizar de disciplina e método na busca de conhecimento através do próprio conhecimento e organizar dados e informações obtidas como forma de solução que desmistifica conceitos pré-estabelecidos.

Como eficiente método para a supremacia da educação, a pesquisa, portanto, torna-se ferramenta sistematizada e fundamental na produção do conhecimento, além de fonte indispensável para a formação de cidadãos competentes, engajados em uma causa comum, que se traduz na própria educação.

Uma formação adequada beneficia o profissional, a organização em que atua e o sistema socioeconômico em seu conjunto. O profissional adquire cumulativamente conhecimentos teórico-práticos e habilidades que lhe permitirão desempenhar suas atividades com segurança e eficiência em qualquer cargo que ocupar. (DENCKER, 2002).

4 A METODOLOGIA COMO GARANTIA PARA A PESQUISA

A pesquisa deve ser desenvolvida mediante seleção dos conhecimentos disponíveis e a utilização adequada de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (GIL, 2002). Os caminhos que asseguram a veracidade e eficácia da pesquisa é basicamente norteado pela metodologia científica.

[...] Metodologia, que significa na origem do termo estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo que visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade. (DEMO, 1995, p. 11).

A metodologia é a forma exigida ao longo do processo de criação e planejamento das ações a serem desenvolvidas na construção de projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com