TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Por:   •  25/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Introdução

A sala de aula é um ambiente complexo com uma pluralidade cultural, afetiva e social, sendo assim um local de profunda diversidade e que se faz necessário o professor buscar estratégias para conseguir exercer sua função de educador com dinamismo e qualidade e isto se assegura através da pesquisa. Este texto propõe uma reflexão sobre a importância da pesquisa na sala de aula e como utilizá-la e suas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos bem como os benefícios para professores e todo o corpo docente.

Desenvolvimento

Num cenário de complexidade e diversidade que é a sala de aula o professor é desafiado cotidianamente a buscar meios além daqueles oferecidos nos currículos escolares para um bom desempenho de sua prática educativa. Que meios são estes? Um dos principais é através da pesquisa, entendida como:

(...) uma investigação desenvolvida no cotidiano escolar e compreendida como discussão permanente acerca do currículo, da prática e da problemática social. Trata-se ainda de uma pesquisa que possibilita a professores e professoras das escolas se firmarem na qualidade de sujeitos que auto gerenciam sua própria formação, auxiliados pelo conhecimento teórico tomado como texto dialógico junto à tessitura do cotidiano escolar. Refere-se também a uma pesquisa que minimiza a tutela e legitima a emancipação docente (Júlio Emílio Diniz-Pereira; Mitsi Pinheiro de Lacerda. Art. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: idéias para fomentar o debate, 2009. P.1232)

Segundo TARDIF (2002) em sala de aula os professores trabalham com um objeto que é um ser humano sociável e individual e que traz algumas características específicas, dentre elas a individualidade a heterogeneidade, e a sociabilidade. Esta primeira particularidade evidencia que o objeto de trabalho é um indivíduo particular e que em situações diversas em sala de aula o professor não pode pensar em uma solução geral, pois dentro da sala existem alunos com várias diferenças culturais, afetivas, sociais que não permite uma solução aplicável a todos. O segundo atributo do objeto de trabalho do ensino, é que os alunos são seres sociais que sofrem influências que escapam ao controle dos professores, e isso muitas vezes dificulta no processo de aprendizagem, e na abordagem do professor, que por não estar a par de certas influências pode não perceber ou não entender certas atitudes dos alunos. Daí a importância de se utilizar da pesquisa para renovar e melhorar suas práticas propiciando aos alunos condições efetivas de participação na construção do próprio conhecimento.

O professor durante sua prática se defronta com os mais diversos problemas que influenciam no processo de ensino e aprendizagem de seus educandos e frente a essas dificuldades a forma mais eficaz para solucioná-los é através da análise, da observação, da investigação, da pesquisa. Este recurso pedagógico ajudará não só o educador, mas todo o corpo docente e discente da comunidade escolar, uma vez que os resultados de uma pesquisa servirão para melhorar a prática educativa do professor pesquisador e servirá ainda de base e fundamentação para melhoramento do currículo escolar.

A formação dos profissionais da educação não pode se resumir aos anos que este passa na universidade, mas se faz necessário uma formação continuada para um bom desenvolvimento profissional e a pesquisa é um dos meios eficientes para o professor crítico-reflexivo criar e recriar novos conhecimentos no cotidiano de sua prática. Além disso, com a utilização da pesquisa em sala de aula o professor pode dar oportunidade aos seus alunos de novas aprendizagens que vão além das matérias disciplinares, melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem dos conteúdos. Ela se torna então uma grande aliada no processo de aquisição do conhecimento, junto às discussões do cotidiano da sala de aula e converte-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espírito investigativo e a capacidade de auto reflexão e argumentação dos alunos e professores.

Roza (2008, p. 23) aponta que a pesquisa deve ser vista como uma “[...] atitude cotidiana a ser assumida pelos sujeitos envolvidos, professores e alunos, no processo de construção do conhecimento rumo a uma aprendizagem significativa [...]” Sendo assim todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem são protagonistas: o aluno principalmente que passa de um mero expectador a sujeito atuante no processo educacional juntamente com o educador na construção conjunta do conhecimento. A pesquisa gera questionamentos, impele a curiosidade, alimenta a dúvida, ultrapassa paradigmas, torna a aula mais dinâmica e criativa, alarga os horizontes do conhecimento do aluno, desperta a consciência crítica que leva o indivíduo à superação e busca da transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com