TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO LÚDICO E DA BRINCADEIRA NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO LÚDICO E DA BRINCADEIRA NAS SÉRIES INICIAIS

Autor Sabrina Miranda

Prof. Orientador  Solange de Campos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Pedagogia 0631 – Estágio III Séries iniciais

25/06/2015

RESUMO

A brincadeira, o lúdico tem sido explorados consideravelmente nos últimos anos, por vários pesquisadores e pensadores. Existe certo consenso por parte deles que estes elementos constituem-se como ações importantes para o desenvolvimento da criança. A pesquisa tem como objetivo geral o de contribuir para uma reflexão a respeito da importância da presença do lúdico e das brincadeiras para o desenvolvimento das atividades pedagógicas junto às crianças, mesmo que essas frequentem o Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Brincadeira.Lúdico. Ensino Fundamental.

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no Colégio Tradição, no período do mês de junho. A turma escolhida foi o 1° ano do ensino fundamental, por se tratar da série onde está sendo trabalhado o inicio da alfabetização, e onde já não é mais utilizado tantos recursos lúdicos quanto na pré escola.

A ideia central do trabalho é o tema: A importância do lúdico e da brincadeira nas séries iniciais. Com esse intuito busquei conciliar dentro da sala de aula, a teoria e a prática, sempre com o apoio dos professores e com a receptividade dos alunos.

Na fundamentação teórica será encontrado os objetivos do estágio, bem como os pesquisadores e pensadores que serão citados no decorrer do trabalho.

           No tópico sobre vivências do estágio está relatado a descrição do estágio de forma geral, e finalizo com toda a contribuição que o trabalho teve para meu crescimento pessoal.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A área de concentração para o estágio de regência, Docência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, é Metodologias de Ensino, e como tema: A Importância do lúdico e da brincadeira nas séries iniciais.

O Tema foi escolhido, dando continuidade a trabalhos anteriores, em caráter de pesquisa.

Objetivos:

- Verificar atividades como Planejamento, Docência e Avaliação nas séries iniciais.

-Desenvolver atividades relacionadas ao tema.

- Analisar o processo de ensino nas séries iniciais.

A brincadeira, o lúdico tem sido explorados consideravelmente nos últimos anos, por vários pesquisadores e pensadores.

           Existe certo consenso por parte deles que estes elementos constituem-se como ações importantes para o desenvolvimento da criança.

           Para Silva et al (2008) a brincadeira teve origem na pré-história com festas pelo início da caça, danças, invocações aos deuses e foi sistematizada em 1774 na Alemanha com a fundação do Philantropinum que realizava trabalhos manuais, recreação e atividades intelectuais. Vygotsky (apud NEWMAN; HOLZMAN, 2002, p.99-116) afirma:

                                              Numa brincadeira, a criança faz uso espontâneo de sua habilidade de separar significado de um objeto sem saber que está fazendo isso, exatamente como não sabe estar falando em prosa, mas fala sem prestar atenção nas palavras. [...].

Assim de conceitos ou objetos, as palavras se tornam partes de uma coisa. Em certo sentido uma criança brincando está livre para determinar suas próprias ações, mas em outro, esta é uma liberdade ilusória, pois suas ações estão de fato subordinadas aos significados das coisas, e ela age de acordo com eles.

Por que será que uma prática tão comum à educação infantil, de repente diminui consideravelmente no ensino fundamental?

Será que a presença do lúdico e das brincadeiras no ensino fundamental não seriam também grandes aliados para o processo de ensino e aprendizagem assim como são na educação infantil?

As crianças deixariam de ser crianças e não apreciariam mais a presença do lúdico e das brincadeiras depois que passam para o ensino fundamental? Mais do que isso, que motivos poderiam ser elencados para a não presença destes elementos no ensino fundamental?

De acordo com Brougére (2006, p.33) para nós os adultos, o espelho é um objeto para refletir a nossa própria imagem é capaz de repetir em várias dimensões como é o caso da boneca.

 

Concordando Kishimoto (2002, p.17-18) a criança precisa saber sobre o jogo onde existem as regras, e de onde existe o início, meio e o fim, para que é capaz de desenvolver o jogo a criança precisa trazer as agilidades das inteligências lógicas.

O ser humano em geral não pode ficar imóvel numa situação que está incluindo o jogo, e que tem objetivos éticos e raciais, a criança tem que desenvolvem na parte emocional e na motricidade e que resulta no desenvolvimento do psicomotor.

Segundo Brougére (2006, p.100) a brincadeira não vem informar de uma maneira que as crianças estão fazendo [...] Mas a brincadeira também não está se procedimento de maneira correta e sendo um instrumento de si próprio.

É o efeito e que resulta nas configurações dos comportamentos que mexe nas normas afetivo-comportamentais da criança. Kishimoto destaca que (2002, p.45) na educação infantil existe uma diferença na pré-escola.

A criança menor exige maior cuidado para que a atividade que consisti em atividades mais corriqueiras.

As crianças da pré-escola exigem uma atividade que desenvolva em novas disputas que tenham o valor simbólico para si.

Para Brougére (2006, p.99) é através das brincadeiras que as crianças se comunicam. Essa comunicação é constante entre elas são capazes de um maior vinculo com os adultos. Entre eles durante as atividades lúdicas, e trocam mais informações importantes. Concordando Kishimoto (2002, p. 46) para que o professor tenha ciência no algo que está relacionado ao jogo e o brinquedo. Precisa pesquisar de várias formas para que tenham um ponto de vista privilegiado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com