TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTORICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRATICA EM EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTORICIDADE

 NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação utilizando jogos e brincadeiras oferece a criança um desenvolvimento psicomotor na educação Infantil, que proporcionar experiências para as crianças em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corpora.

O desenvolvimento motor revela-se por alterações no comportamento motor provocadas por fatores próprios da criança, das experiências vivenciadas. Assim, o processo de desenvolvimento motor pode ser considerado sob o aspecto de fases e estágios.

“O desenvolvimento motor apresenta fases, estágios” (Gallahue (2005, p.54).

A primeira fase é conceituada como a de motora reflexa, os primeiros movimentos de um feto são reflexos e que serão usados mais tarde com controle consciente pelo indivíduo.

A segunda fase é dos movimentos rudimentares, que são determinados pela maturação e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento altamente previsível.

Já a terceira fase é a dos movimentos fundamentais, que ocorrem na primeira infância e constituem-se como consequência das fases anteriores e o desenvolvimento motor representa um estágio, no qual as crianças pequenas estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seu corpo para descobrir como desempenhar movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, primeiro isoladamente e posteriormente, esses movimentos podem ser orientados de modo combinado.

A última fase do desenvolvimento motor é denominada de movimentos especializados, é o resultado da fase de movimentos fundamentais. Nesse estágio, o movimento é uma ferramenta de muitas atividades motoras, complexas e presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Este é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.

Negrine fala em jogos adequados a cada faixa etária, pois a educação psicomotora tem  algumas metas, sendo elas: a aquisição do domínio corporal, definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e a flexibilidade; controle da inibição voluntária, melhorando, o nível de abstração, concentração, reconhecimento dos objetos através dos sentidos (auditivo, visual, etc.), desenvolvimento sócio afetivo, reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade de acordo com a maturidade de cada criança todas essas metas vão sendo conquistadas. O esquema corporal, a estruturação espacial, a lateralidade, a orientação temporal e a pré-escrita são importantes para que a criança associe noções de tempo e espaço, conceitos e ideias através de atividades lúdicas para desenvolve suas aptidões psicomotoras.

Um problema em um destes elementos poderá prejudicar a aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas para a criança na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato e lógico. De acordo com Airton Negrine a educação psicomotora pode ser compreendida como uma técnica:

A educação psicomotora é uma técnica, que através de exercícios e jogos adequados a cada faixa etária leva a criança ao desenvolvimento global de ser. Devendo estimular, de tal forma, toda uma atitude relacionada ao corpo, respeitando as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial) e levando a autonomia do indivíduo como lugar de percepção, expressão e criação em todo seu potencial. (NEGRINE, 1995, p. 15).

 Le Boulch destaca a importância de a psicomotricidade ser trabalhada na escola nas séries iniciais:

A educação psicomotora deve ser enfatizada e iniciada na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência. Deve ser praticada desde a mais tenra idade, conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já estruturadas. (LE BOULCH, 1984, p. 24). 

Quando mais cedo abordado a educação psicomotora na escolar mais os alunos vão se conhecer, desenvolver assim a maturidade, a consciência e a inteligência.

 A educação psicomotora deve ter a função preventiva e terapêutica e deve estimular a fantasia que é muito importante para a criança em especial na Educação infantil para favorecer o desenvolvimento global da criança e o fortalecimento enquanto sujeito, facilitando a construção da sua unidade corporal, afirmação da sua identidade e sua autonomia intelectual e afetiva. Por isso, a” Lei de Diretrizes e Bases 9394/94, art. 9°, define como finalidade da Educação Infantil, o desenvolvimento integral da criança ate os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social(...)”. A cirança na Educação infantil tem necessidade de correr, brincar, pular livremente ou de forma dirigida e ser avaliada através de exercícios que evolvam todos os elementos da psicomotricidade através da observação do desempenho da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com