TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  19/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  7.108 Palavras (29 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

1802966 – ADRIANA BORDIN SILVA

1803476 – BRUNA LETÍCIA PAIXÃO

1801643 – JOE PETERSON DE QUEIROZ

1804005 – SIBELE APARECIDA DE ALMEIDA

1803262 – PATRICIA VILAS BOAS

1811025 – TAMARYS MAIARA PAULINO

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO

[pic 1]

Mineiros do Tietê - SP 2019

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO

Relatório Técnico – Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Mediador Facilitador: Renato Trevizano dos Santos

Mineiros do Tietê - SP 2019

SILVA, Adriana Bordin; PAIXÃO, Bruna Letícia; QUEIROZ, Joe Peterson; ALMEIDA, Sibele Aparecida: VILAS BOAS, Patrícia; PAULINO, Tamarys Maiara.

A Importância do lúdico na alfabetização. 00f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Renato | Polo: Mineiros do Tietê, 2019.

RESUMO

Este projeto trata da importância do uso de jogos e música na educação infantil, disposto a compreender e apresentar contribuições no processo de desenvolvimento da alfabetização. Nosso objetivo é identificar e correlacionar as teorias dos autores abordados no estudo de Alfabetização e Letramento e Arte e Música na Educação para incentivar o uso de jogos e música como uma ferramenta para o processo de desenvolvimento e aprimoramento das habilidades manuais e motoras das crianças. Como abordagem bibliográfica, este estudo possui embasamento teórico apoiado nas teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Paulo Freire, Bakhtin, entre outras teorias que fundamentam esse assunto.

Nas escolas, o jogo é uma maneira de oferecer às crianças um ambiente de aprendizado prazeroso, motivador e planejado, com possibilidade de se aprender  em várias habilidades. Deve favorecer as crianças no desenvolvimento de seus conhecimentos científicos, propiciando a experiência de situações reais e imaginárias, propondo desafios às crianças e instigando-as a buscar soluções para os problemas presentes durante o jogo, fazendo-as raciocinar, trocar idéias e tomar decisões.

Trazer gêneros textuais como música para a sala de aula é uma forma diferente de valorizar aspectos da alfabetização, para que possamos trabalhar a leitura, a escrita, a oralidade, a interpretação e a produção de textos de maneira atraente.

A entrada nesse universo é fundamental para a formação das crianças, pois possibilita a interatividade nas atividades, ampliando aspectos indispensáveis ao seu desenvolvimento, atendendo não apenas aos requisitos da escola em relação à alfabetização oportuna, mas também aos programas de formação de educadores que buscam tornar o ambiente mais propício ao ensino e aprendizagem da língua.

Palavras-chave: Alfabetização. Learnig. Conhecimento. Jogos. Música.

ABSTRACT

This project is about the importance of using games and music in child education, willing to comprehend and present contributions in the children’s literacy development process. Our objective is identify and correlate the theories of the authors approached in the study of Literacy and Art and Music in the Education to encourage the use of games and music as a tool for the children’s manual and motor habilities development and enhancement process.

As bibliographic approach this study has a theoretical basement supported with theories of Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Paulo Freire, Bakhtin, between other theoreticians that substantiate this subject.

In schools game is a way to offer children a pleasurable, motivating and planned learning ambience, with possibility of learning various habilities. It must favor children the learning of scientific knowledge, providing the experience of real and imaginary situations, proposing children challenges and instigating them to search for solutions to the situations that present during the game, making them to reason, exchange ideas and make decisions.

Bringing textual genres like music to the classroom is a different form to value aspects of literacy so that we can work reading, writing, orality, interpretation and production of texts in an attractive way.

Entering this universe is fundamental to the children’s formation since it makes possible the interactivity in the activities, what makes enlarge indispensable aspects to their development, attending not only to school requirements in relation to timely literacy but also literacy teachers formation programs that seek for making the school environment more conducive to the language teaching and learning.

Key words: Literacy. Learning. Knowledge. Games. Music.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  1. Problemas e Objetivos.        6
  2. Justificativa        7
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        11
  1. Aplicação das Disciplinas Estudadas no Projeto Integrador        14

Alfabetização e Letramento        14

  1. Valorizar outros tipos de aprendizagens.        14
  2. Identificar em que estágio os alunos estão        15
  3. Procurar métodos diferentes para os alunos que não estão aprendendo        15

Arte e Música        16

  1. MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS.        17
  2. ANÁLISE E DISCUSSÕES DOS RESULTADOS PARCIAIS        18
  1. Protótipo        20
  1. CONSIDERAÇÕES        24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        25

ANEXOS.        27

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo apresentar a importância dos jogos e da música no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Seria importante que toda escola pudesse oferecer à criança condições necessárias para o seu desempenho, para a construção motora e desenvolvimento, ou seja, que fossem proporcionados ambientes adequados, assim como toda a capacitação dos profissionais e materiais disponíveis para que pudessem ser trabalhadas em sala de aula essas atividades lúdicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com