TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA[pic 1]

RESUMO

A escola tem a finalidade de ensinar e formar seus alunos. Para que isso seja possível, o professor pode utilizar diferentes estratégias de ensino a fim de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos que estão sendo trabalhados. Dentre esses recursos, encontram-se as atividades lúdicas. O presente estudo foi realizado por meio de observação em uma escola de educação básica e entrevista a dois de seus professores a fim de identificar a opinião dos mesmos sobre a importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem da criança. Com a aplicação da entrevista, verificou-se que os professores utilizam o lúdico em sala de aula a fim de deixar as aulas mais interessantes e facilitar a aprendizagem dos alunos. Com relação ao período de estágio, conclui-se que o mesmo é um período para se adquirir experiências práticas e conhecer um pouco mais sobre o processo educativo na prática.

Palavras-chave: Aprendizagem. Criança. Atividades lúdicas.

1 INTRODUÇÃO

A escola tem o objetivo de formar seus alunos. Nesse ambiente, a criança aprende e se desenvolve em seus diferentes aspectos. Quanto mais estimulada maiores serão as chances de aprendizado.

Para estimular seus alunos, o professor pode utilizar diferentes metodologias. Assim, este projeto tem como área de concentração metodologias de ensino. Como tema optou-se por estudar sobre A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem da criança.

Para realização desse estudo, foram delimitados os seguintes objetivos:

  • Estudar sobre lúdico;
  • Destacar as principais atividades lúdicas a serem trabalhadas na alfabetização em sala de aula;
  • Conhecer a opinião de professores do ensino fundamental sobre o tema em estudo.

A escolha do tema se justifica por considerar que o lúdico facilita o processo de aprendizagem, pois a criança aprende brincando, ou seja, de forma divertida.

Nesse sentido, esse estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica tem a finalidade de levantar referencial teórico sobre o tema alfabetização e atividades lúdicas e a pesquisa de campo de verificar como é o trabalho desse tema em sala de aula por diferentes professores.

Com relação à organização desse estudo, o mesmo dividi-se em quatro capítulos distintos. O primeiro corresponde à introdução que faz uma breve apresentação sobre o assunto a ser tratado no trabalho.

No segundo capítulo, destacam-se a área de concentração e o tema de estudo, os objetivos a serem atingidos e a fundamentação teórica sobre o assunto.

O terceiro capítulo apresenta as vivências do estágio, destacando-se os dados da escola bem como a análise das entrevistas realizadas com professores.

O estudo é finalizado com as impressões do estágio, onde o autor expressa sua visão sobre o estágio, bem como o tema discutido na fundamentação teórica.

2 APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS

O processo de alfabetização pode ser iniciado já na educação infantil, mas é no Ensino Fundamental que ele passa a ser exigido.

Segundo Ribeiro (2003, p. 91):

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita.

A criança está indo para o Ensino Fundamental cada vez mais cedo, hoje, aos seis anos de idade ela já é obrigada a freqüentar os bancos escolares. Se a escola não for um local agradável, a criança tende a não querer frequentá-la o que pode comprometer seu processo de aprendizagem.

No entanto, dependendo das metodologias utilizadas pelo professor, o aluno pode se sentir motivado para aprender e gostar das aulas, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e prazeroso.

Tudo isso é possível se o professor se utilizar da ludicidade, ou seja, atividades que envolvam jogos, brincadeiras, imaginação, criatividade, que fazem parte da infância e são interessantes para as crianças.

As atividades lúdicas tornam-se significativas à medida que a criança se desenvolve. Com livre manipulação de materiais, ela passa a reconstruir e reinventar as coisas, o que  exige uma adaptação da criança. Essa adaptação é possível a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita, que é o abstrato. (SULZBACH, 2013, p. 1)

No processo de alfabetização, o professor pode fazer uso de diferentes estratégias para que a criança faça contato com a leitura e escrita e vá se apropriando desses códigos, ou seja, alfabetize-se sem muitas dificuldades.

O professor deve contar histórias, mostrando às crianças que o que está lendo é o que este escrito nas letras nos livros, deve confeccionar cartazes com nomes de objetos da sala, deve fazer uso de bingo de letras, sílabas, nomes, utilizar de músicas infantis que as crianças conhecem para acompanhar a letras, brincadeiras envolvendo letras, nomes de animais ou objetos que façam parte do cotidiano da criança.

Desta forma, o professor estará alfabetizando a criança de uma forma lúdica, na qual ela não terá uma lista para decorar em casa para ser cobrada em ditados que podem deixar as crianças nervosas e inseguras, mas tudo será trabalhado de forma simples e divertida.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Para sua realização, foi utilizada a entrevista a fim de conhecer a opinião de dois professores sobre o assunto. Uma das professoras escolhidas trabalha com o primeiro ano do ensino fundamental e a outra com o terceiro ano, sendo que ambas moram na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com