TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.186 Palavras (17 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 17

ANHANGUERA EDUCACIONAL

THAYNÁ LEANDRO ROJO DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO

São Paulo

2021

THAYNÁ LEANDRO ROJO DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO

Produção textual apresentada à faculdade Anhanguera Educacional de Pirituba, como parte da avaliação nas referidas disciplinas do curso de Pedagogia.

Orientador: Silvana Maria Batista

São Paulo

2021

INTRODUÇÃO

        De acordo com a atividade proposta ao grupo de Vera, a educadora que atua á mais de vinte anos na área e foi recentemente admitida por uma nova escola, apresento aqui o presente artigo, baseado nas questões impostas dentro de cada temática presente no trabalho solicitado, com o intuito de introduzir novas práticas e teorias de ensino, a maioria voltada para a conscientização de alguns pontos presentes no processo de ensino tradicional, atualmente vigente em muitas escolas espalhadas pelo país, que já não fazem mais jus a nova geração de alunos que estão se iniciando na escola neste momento, e que necessitam de mudanças imediatas para manter o novo público engajado e motivado durante o processo de aprendizagem.

HIPÓTESES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS CONCEPÇÕES AVALIATIVAS

        A avaliação é um processo na qual o educador tem como objetivo aplicar ao aluno alguma espécie de teste, onde por meio de seus resultados, é possível atestar se o método de ensino que está sendo aplicado, está surtindo efeito e fazendo com que o aluno consiga entender e aprender com o conteúdo passado em sala de aula. Esse processo não deve ser feito com o intuito apenas de aplicação de provas escritas e padronizadas, e apesar dessa visão ser ultrapassada, ainda existem alguns profissionais que optam por essa forma de classificar os alunos como aprovados e reprovados.

        Dentro deste conceito, existem diversos tipos de avaliação, que podem ser aplicadas e adaptadas conforme a necessidade e momento. Um dos conceitos mais comuns, é a abordagem mais informal, que acontece de forma espontânea e natural, algo comum que fazemos muito no dia a dia, e que pode ser realizada por qualquer pessoa, que tem como objetivo, avaliar algum aspecto ou atividade. Outro estilo que se destaca, e que é feito de forma mais sistemática, é a avaliação feita de formal, onde o objetivo principal envolve avaliar programas, projeto, instituições e grandes ações, para que se possa compreender todas as dimensões e cenários que podem se acarretar posteriormente.

        No contexto educacional, a avaliação é feita de diferentes formas, utilizando-se de recursos que já foram citados anteriormente, como trabalhos, atividades em grupos e etc, com metas que também já foram discutidas em um momento anterior á este. Ainda dentro deste conceito existem mais duas subcategorias que fazem parte deste conceito, a avaliação Classificatória e a avaliação Formativa, e são dentro dessas duas concepções que trabalharemos nos próximos tópicos a seguir.

  1. AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA

        Este tipo de avaliação tem como objetivo claro a classificação dos alunos, geralmente ao finalizar um ciclo ou semestre em uma instituição de ensino, categorizando os estudantes em conceitos previamente estabelecidos. Essa classificação pode variar de acordo com o rendimento total do aluno durante o curso, baseados geralmente em um planejamento para melhor aproveitamento dos conteúdos propostos. Com esse tipo de avaliação, os alunos podem ser contemplados com um retorno sobre seu rendimento educacional e quais eram as metas e objetivos a serem cumpridos, e com isso, podem realizar uma comparação com essas metas.

        Esse aspecto traz a discussão acerca do aluno, que tem o aprendizado completo colocado em segundo plano, dando lugar a bases rasas de conhecimento, visando apenas a aplicação destes durante as provas, com o intuito de conseguir uma boa nota. As instituições se mostram preocupadas com os resultados publicados sobre o rendimento anual, esquecendo de seus princípios iniciais, visando apenas um bom balanço de dado, analisados em cima das notas dos alunos, mesmo que isso represente apenas uma parcela do que deveriam ter, de fato, aprendido.

        Apesar de muitos estudos apontarem que esta forma de avaliação não seria a melhor abordagem para aprendizado, ainda existem muitos educadores que são adeptos á este método, assim como ainda existem pais que acreditam que com esse estilo, é possível analisar o desenvolvimento dos alunos de uma forma mais precisa, tornando mais fácil atestar seus conhecimentos durante os anos escolares. A maioria das instituições de ensino ainda é adepta a avaliação classificatória, que acaba retraindo o real desenvolvimento dos educandos, favorecendo de forma desenfreada para a evasão escolar por alunos que não conseguem se adaptar a esse estilo.

  1. AVALIAÇÃO FORMATIVA

        Neste tipo de avaliação, se mantém o foco completamente na aprendizagem do aluno, utilizando-se de diversos tipos de práticas para que se possa medir o nível de aprofundamento individual que o aluno adquiriu durante o período letivo.  Este método é uma boa alternativa para substituir a forma tradicional, visando quebrar esse estereótipo de que o aluno e apenas ele é responsável pelo próprio desenvolvimento enquanto membro de uma instituição educacional.

        Esse estilo tem como objetivo promover os alunos ao posto de protagonistas em sala, visando aprimorar os métodos utilizados em sala para que seu aprendizado seja o mais completo possível. Este método tem como característica primordial identificar os erros e dificuldades enfrentados, mantendo de forma contínua relatórios e retornos sobre o processo de estudos que está sendo realizado. Nesse tipo de avaliação, a busca é sempre sobre como é possível melhorar a forma como o conhecimento está sendo repassado, utilizando-se do contexto em que o aluno está envolvido para tal, fornecendo uma visão diferente sobre os assuntos, baseados em sua realidade atual. A relação entre aluno e professor é elevada ao máximo, mantendo uma troca de conhecimento e diálogo de ambas as partes, fortalecendo esses laços e os aproximando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com