TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE, AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE, AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE

Iraji de Oliveira Romeiro[1]

 

Resumo

        A educação ainda é um grande desafio para o país. Para tanto é fundamental que os professores entendam o sentido do seu ofício e que consigam construir de forma autônoma e significativa os conhecimentos com seus alunos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as contribuições da atividade docente, na perspectiva da teoria da atividade, para a autonomia do trabalho docente e para o desenvolvimento da prática pedagógica na sala de aula. A metodologia será a compilação bibliográfica de diversos autores que convergem para o tema deste trabalho. Para o desenvolvimento da reflexão é descrito o contexto da educação e da formação docente na atualidade, depois é apresentado uma descrição da teoria da atividade e por fim apresenta-se uma reflexão baseada nesta teoria, como unidade dialética entre ensino e aprendizagem, de que forma esta pode contribuir para a autonomia do trabalho docente. A conclusão através das reflexões bibliográficas estudadas é que a teoria da atividade pode ser uma forma de superação da alienação do trabalho docente em busca da autonomia e da identidade social do professor.

Palavras-chave: Atividade docente, teoria da atividade, autonomia docente.

Introdução

        Este trabalho tem por objetivo refletir se a teoria da atividade como desdobramento e continuidade da teoria histórico-cultural, pode contribuir para a autonomia da atividade docente. A reflexão começa a partir do sistema de educação baseado no ensino por competências e na responsabilização dos agentes que atuam na escola, através de ranking de resultados das avaliações externas e sistema de meritocracia, responsabilizando os professores e alunos pelo fracasso dos resultados destas avaliações. Esta forma de responsabilização, muitas vezes leva a instituição a aderir currículos comuns prescritos, bem como, materiais prescritos, como é o caso de apostilamentos, cartilhas, etc., expropriando a atuação docente autônoma, na elaboração e escolha dos conteúdos e instrumentos mediadores a ser trabalhados, tornado os professores em mero executores de políticas públicas. Todo este sistema de padronização e meritocracia expropria a autonomia do professor, transformando este profissional em um proletário da educação.

        Neste contexto, a teoria da atividade, sistematizada por Leontiev, como unidade dialética entre sujeito e meio que leva em consideração a necessidade, o objeto e o motivo de forma coincidente para gerar ações que alcancem os objetivos e finalidades pré-estabelecidas, envolvendo também as emoções que geram esta necessidade, motivo, e que move ações para alcançá-las, vem como uma forma de superação da alienação do trabalho e autonomia nas ações do professor.

O professor ao refletir sobre sua prática, sobre a necessidade de ensinar e tendo como foco a aprendizagem dos seus alunos, pode adaptar as regras e prescrições, gerando ações e utilizando ferramentas e instrumentos mediadores para um ensino e uma aprendizagem mais significativa. Desta forma, nossa reflexão segue para a identificação das contribuições que a teoria da atividade traz para a autonomia da atividade docente.

A prescrição e a expropriação da autonomia docente

Ao longo do desenvolvimento histórico da sociedade, a escola e seus atores foram se transformando. No contexto das primeiras décadas do século XXI, tanto a escola como seus atores, os professores, ainda visam estabelecer a sua identidade e a sua real função social.

No transcorrer histórico de universalização da educação, novas teorias de desenvolvimento de ensino e aprendizagem foram surgindo, assim como, diretrizes a serem seguidas para a elaboração dos planos de ensino das instituições e pelos professores das diversas esferas educacionais. Com estas diretrizes postas, como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as matrizes de referência para as avaliações externas, entre outras, os professores passaram a ser mais passivos no desenvolvimento de sua atividade docente, reproduzindo as diretrizes conforme são colocadas.

O trabalho prescrito das diretrizes, idealizado hierarquicamente por outros, segundo Amigues (2004), distancia o que é o trabalho prescrito do que é realmente realizado pelo agente. Este distanciamento é possível ser identificado entre os docentes, que não participam da elaboração destes documentos não fazendo uma crítica sobre colocá-los ou não em prática para atingir os objetivos de formar seus alunos autônomos e críticos.

Giroux (1997) apresenta como ameaça as diversas reformas educacionais idealizadas e prescritas por especialistas que estão distantes da escola ou da sala de aula, reduzindo o professor a mero executor dessas prescrições, não levando em conta o seu papel central que é o de formar cidadãos críticos e reflexivos. Da mesma forma despreza a inteligência, a experiência e a capacidade dos professores em debater sobre os assuntos referentes ao método, materiais e formas de ensino a ser desenvolvido.

O trabalho docente passou a ser de mero reprodutor de prescrições dos documentos oficiais dados pelo governo das diferentes esferas, pois, a cobrança por metas a serem alcançadas pelas instituições através dos resultados das avaliações externas, que tem objetivos distanciados dos objetivos da escola e dos agentes que nela estão engessou o trabalho docente, em detrimento de metas. As escolas ou os sistemas de ensino, diante do ranking que os resultados das avaliações externas geram, deixam os agentes constrangidos com os resultados, e estes acabam optando por sistemas apostilados e cartilhas, ou seja, currículo comum para conseguirem superar o fracasso dos resultados.

A responsabilização do professor pelo fracasso dos resultados também contribui para a expropriação da autonomia profissional e estes acabam reproduzindo o que é prescrito a fim de conseguirem as metas estabelecidas pelos órgãos oficiais, que potencializam esta cobrança através de uma política de meritocracia. Isto retira do professor a sua identidade profissional:

[...] é imperativo examinar as forças ideológicas e materiais que têm contribuído para o desejo de chamar de proletarização do trabalho docente, isto é, a tendência de reduzir os professores ao status de técnicos especializados dentro da burocracia escolar, cuja função, então, torna-se administrar e implementar programas curriculares, mais do que desenvolver ou apropriar-se criticamente de currículos que satisfaçam objetivos pedagógicos específicos. (GIROUX, 1997, pg. 158)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com