TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE LIBRAS NA VIDA DA CRIANÇA SURDA

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

A IMPORTANCIA DE LIBRAS NA VIDA DA CRIANÇA SURDA.

Aprendemos desde cedo a nos comunicar, antes mesmo de falarmos já nos comunicamos através de expressões faciais e gestos , assim como os surdos, quando pequenos os sons só são observados através do choro ou do balbuciar, nessa fase não sabemos expressar através da fala nosso querer ou anseios. Para a criança surda não é diferente e assim como nosso personagem Heitor que viveu ate então na sua experiência familiar a manifestação do aprendizado com o qual lhe foi passado pela sua família de não ouvintes.

O que parecia pra ele que todas as outras pessoas também seriam surdas, portanto naturalmente  se desenvolvia em sua comunidade de surdos. O fato é que a grande maioria não são, e que tais crianças desenvolvem a fala de outra forma usando o português como língua oficial.

Quando a criança é exposta desde cedo a Libras essa língua torna se tão natural como qualquer outra sendo essencial para o desenvolvimento da criança não ouvinte.

Segundo, SACKS (1990, p. 128) defende que: Se as crianças surdas não são expostas, bem cedo, à boa linguagem ou comunicação, pode haver um atraso (até mesmo uma interrupção) da maturação cerebral, com uma continua predominância dos processos do hemisfério direito e uma falta de “transferência” hemisférica.

Um casal de surdos, com base em exames detectou a surdes, aos 4 meses de idade de sua filha e tentando arrumar um meio de ajudar sua filha a aprender Libras, passou a gravar vídeos do seu dia a dia e  postar em rede social. A princípio a intenção era atingir pais surdos de crianças não ouvintes, mas logo perceberam que é minoria, assim mudaram a página para que os pais não surdos soubessem a importância de libras no desenvolvimento da criança surda garantindo que estimular e reconhecer a necessidade da aprendizagem é fundamental. Evidenciando que, a falta de motivação e a dificuldade de aprendizagem presentes nas crianças com deficiência auditiva estão diretamente relacionadas aos problemas de comunicação, (SOUZA,2000).

A criança não ouvinte precisa desenvolver integralmente o pensar de forma complexa, como é para a criança ouvinte, onde a surdez é tão somente a ausência de um dos elementos que permitem fazer relações com o ambiente e   a fragmentação por não conseguir se inserir nas relações e contextos sociais.

SOUZA, L. B. R. Fonoaudiologia fundamental. Rio de Janeiro: Revinter, 2000

SACKS, O. Vendo Vozes. Rio de Janeiro: Imago, 1990

https://www.huffpostbrasil.com/2018/04/25/em-videos-pais-registram-a-infancia-de-sua-filha-surda-e-incentivam-o-aprendizado-de-libras_a_23419388/

BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos – Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil. Rio de Janeiro: Degrau cultural 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com