TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

CURSO: Pedagogia

DISCIPLINA: Letramento E Alfabetização

PROFESSOR: Clébio Figueiredo

ALUNO (A): Francisca Edileuza de Oliveira.

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: A IMPORTÃNCIA DO ATO DE LER.

O livro “ importância do ato de ler é constituindo em três artigos: a importância do Ato de ler; Alfabetização de adultos e Bibliotecas populares – uma introdução e O povo diz a sua palavra ou a alfabetização em São Tomé e Príncipe se completam de autoria de Paulo freire.

Pernambucano, nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife uma das regiões mais pobres do país, experimentou logo cedo as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Em 1946 ele é indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco e começa a lecionar para analfabetos pobres.

No primeiro artigo a importância do ato de ler objeto de nossa análise o autor relata sua infância simples, porém feliz no Recife. Em uma casa mediana, rodeada de árvores, com quintal amplo, vivenciando neste contexto informal, familiar e rural sua primeira experiência com o mundo do “texto” das “palavras” iniciando assim seu processo de alfabetização e por que não letramento de forma natural que foi aprofundando com o trabalho da professora Eunice com a qual fez a leitura da “palavramundo”, ou seja, a interpretação do verdadeiro significado da palavra Ele afirma ainda que o ato da leitura deve fluir de forma que não implique em um processo   de memorização mecânica e nem apenas de decodificação, e sim um ensino contextualizado com o mundo de significado do aluno.

 O professor como mediado tem o papel de valorizar o conhecimento a cultura, os costumes que os   alunos trazem   consigo e utilize métodos que incluam a realidade o   contexto em que esses alunos estão inseridos.  Para formar alunos com pensamento crítico é fundamental estimular a criatividade e incentiva-los com meios que unam a teoria e a pratica. Assim, na leitura de um texto; não deve ficar apenas na decoreba   tem que atribuir significado o entendimento plausível do mesmo. “Implica sempre percepção crítica, interpretação e ‘reescrita’ do lido.

Para concluir o estudo da obra Paulo freire percebe-se a importância com que se tem em educar o adulto que por meio dos métodos de Freire, é um pouco diferente do convencional e que os programas de alfabetização deveriam vir do universo vocabular e carregados de significados, desejos, reivindicações dos grupos populares já que para o autor alfabetização é um ato político e muitas vezes escola, programas sociais reproduzir a ideologia da classe dominante. É fundamental   que os futuros educadores façam a leitura da obra em questão e, pois, as contribuições oferecidas por ele, quando aplicadas, garantem uma educação de qualidade e crítica.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 32 ed. São Paulo: Cortez, 1996 – Coleção Questões de Nossa Época; v.13.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com