TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO E DA BIBLIOTECA NO PROCESSO DE INCENTIVO DA LEITURA

Por:   •  18/10/2017  •  Artigo  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENÇÃO

FAVENI

A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÀRIO E DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE INCENTIVO A LEITURA

IPATINGA

2017


A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÀRIO E DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE INCENTIVO A LEITURA

RESUMO

O presente estudo objetivou verificar a contribuição do bibliotecário e da biblioteca escolar no processo de incentivo a leitura. Realizou-se uma revisão bibliográfica através de fontes já publicadas na literatura e documentos específicos divulgados no meio eletrônico. Este trabalho visa demonstrar que a biblioteca escolar é um dos recursos de apoio às atividades desenvolvidas na escola, além do bibliotecário agir como agente mediador e propagador da leitura. Com essa pesquisa, pode-se concluir que, o processo de incentivo a leitura só será possível quando o bibliotecário agir em parceria com os professores e ainda, desenvolver ações em favor da biblioteca para que esta possa atender ás necessidades de seus usuários favorecendo á prática leitora.

Palavras Chave: Bibliotecário, Leitura, Biblioteca.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema a importância do bibliotecário e da biblioteca escolar no processo de incentivo a leitura, por verificar que, a leitura é um instrumento que auxilia a capacidade de compreensão do indivíduo, como cidadão consciente do seu papel na sociedade e na construção do conhecimento.

Nesse processo, a biblioteca escolar é um dos recursos cuja função é servir de apoio às atividades que envolvam informações desenvolvidas na escola, além de contribuir para a formação de leitores e promover o gosto pela leitura.

Para Hillesheim e Fachin (1999), a biblioteca escolar deve se destacar como instrumento de apoio didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Assim, cabe ao bibliotecário escolar agir como agente mediador e propagador da leitura, como forma de inserir a comunidade escolar nos âmbitos da leitura.

 Nesta perspectiva, constituiu-se questões que nortearam este trabalho:  Qual o papel da biblioteca na escola? Como o bibliotecário escolar pode incentivar o gosto pela leitura?

Quando se fala em inserir a biblioteca no processo de ensino da leitura, pressupõe-se compreender que a ação do bibliotecário é de suma importância no contexto educacional. È o profissional habilitado para administrar uma biblioteca, integrando-a as atividades pedagógicas planejadas pelo professor, propiciando, diferentes fontes de informação através dos diversos materiais disponíveis no acervo.  

Daí a importância de se investigar que, por meio dessa pesquisa, o estudo da biblioteca escolar, nos possibilita de forma abrangente e significativa perceber como procedem, metodologias e qual equipe deve participar desse processo, e juntos, promover ações pedagógicas que incentivem os alunos ao uso dos materiais disponíveis para pesquisa e também o gosto pela leitura.

A biblioteca escolar é conceituada por alguns teóricos como, instrumento essencial para o desenvolvimento do currículo escolar e apoio à ação pedagógica da escola na qual está inserida, devendo, suas atividades estarem integradas às atividades da escola e participando do projeto educativo desta. 

Para Castrillõn (1985),

O conceito de biblioteca escolar parte da análise das funções de biblioteca com relação ao sistema educativo, o currículo, a leitura, o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, da criatividade, com a aprendizagem permanente, a comunicação, a recreação, a capacitação do professor, a informação educativa e a relação com a comunidade.

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é, pois, verificar a contribuição do bibliotecário e da biblioteca escolar no processo de incentivo a leitura.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, realizada a partir de informações já publicadas na literatura e documentos específicos divulgados no meio eletrônico.

O texto final foi fundamentado nas idéias e concepções de autores como: Castrillon (1985), Freire (1989), Côrte (2011), Maria (2002), Campello (2002).

DESENVOLVIMENTO

A leitura é importante na educação de qualquer pessoa. Ela faz compreender todas as áreas de estudos, além de proporcionar uma consciência de tudo o que acontece no mundo. Quem lê, torna-se um individuo critico e pensante, que conhece de tudo um pouco e sabe opinar, conhece seus direitos e deveres sabendo exigi-los. Além de ter oportunidades de se realizar profissionalmente.

Conforme Freire:

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura critica implica a percepção das relações entre o texto e o conteúdo. (FREIRE, 1989 p. 9)

O ato de ler torna-se primordial, porém, ler é muito mais complexo ou muito mais fácil, vai depender da opinião de quem está lendo. Ou seja, ler é compreender o que se leu é saber estabelecer relações com outras leituras realizadas com os contextos a sua volta.

De acordo com Araujo et. al. (2008), ler é uma prática básica, essencial para aprender. Nada substitui a leitura, mesmo neste período de crescimento de recursos digitais. A leitura é parte fundamental do trabalho, do empenho, da dedicação em aprender. Por isso a leitura deve ser estimulada nos alunos.

Atualmente, onde o mundo digital já preencheu espaços na vida de todos os indivíduos, é importante que a escola saiba trabalhar para que os livros se tornem um atrativo a mais e não fique sem graça, e os alunos descubram que lendo é viajar sem sair do lugar, usando apenas a imaginação.  

Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que, a leitura quando inserida, trabalhada e praticada desde cedo, tem mais chance de ser prazerosa na vida dos alunos.

Nesse sentido, Hilleshiem e Fachim (2003/2004, p.35):

Desse modo, as atividades de incentivo á leitura são imprescindíveis em qualquer escola, principalmente no ensino fundamental, onde é mais fácil de inserir o hábito, pois, as crianças têm a grande capacidade de brincar, de sonhar, de imaginar e brincando assimilam e assumem as atividades como parte de seu dia-a-dia. Mas, estas atividades precisam ser realizadas com a colaboração mútua entre professores, alunos e a biblioteca da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com