TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Anhanguera Educacional

TUTORA CARLA DE OLIVEIRA

PROJETO MULTIDICIPLINAR II

A importância do brincar

Novembro 2014

 O brincar e a sua importância.

O ato do brincar na educação infantil possibilita a descoberta e o aprendizado. É uma maneira de identificarmos as dificuldades e conhecermos melhor o aluno e entende-lo.

É através da brincadeira que a criança passa o tempo faz descobertas e mostra a sua personalidade e dificuldades.

Para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta.

 É um processo flexível que mostra a importância do brinquedo na área motora cognitiva e afetiva da criança.

A brincadeira facilita a compreensão, a autoestima a interação e as descobertas do mundo.

Piaget identifica que ao ato do brincar desenvolve a inteligência da criança através do equilíbrio entre assimilação e acomodação, e a construção do conhecimento.

O jogo como forma de desenvolvimento infantil contribui na confiança que a criança tem e conduz a fantasia e a criatividade da criança.

Com base na teoria de Emília Ferreiro e Piaget percebemos que é um excelente recurso pedagógico a ser usado quando a criança entra na escola.

Os primeiros anos de vida da criança são muito importantes para a formação futura.

O estimulo a aspectos motores, cognitivos e afetivos são importantes assim à brincadeira ou os jogos entram no contexto da realidade cultural doa aluno.

O brinquedo é um ótimo mediador entra a criança e a realidade, é uma forma de adequar a criança ao mundo externo de forma agradável.

Para que aja o ato do brincar é fundamental que a criança viva em sociedade só assim a criança aprende a brincar, a expressar a afetividade e aprende também que se ganha e também se perde.

É muito importante também que o professor seja mediador desta ação, e que próprio acredite na importância de tal fato.

Um método muito importante e muito usado são as brinquedotecas. É um espaço criado para favorecer a brincadeira e o desenvolvimento do aluno.

É um espaço onde temos vários cantinhos espaços bem criativo bem decorado, um espaço magico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora.

As dificuldades que o ato brincar enfrenta.

Percebe- se que a família e professores querem que a criança aprenda a ler e escrever o quanto antes, querem lhe passar mais conteúdo, pois acham que assim e melhor para seu desenvolvimento. Com isso o lúdico muitas vezes fica deixado de lado.

O brincar ainda é visto por algumas pessoas com algo improdutivo.

 Uma das grandes dificuldades encontradas no campo educacional tem sido também conciliar os conteúdos das diversas disciplinas e o oferecimento de atividades lúdicas. Muitas vezes a escola oferece os conceitos das disciplinas distante da realidade dos alunos.

Percebi também a falta de recursos nas escolas, nem todas tem os materiais necessários para trabalhar as atividades. Geralmente as professoras costumam improvisar.

Um fator muito critico também é o a família que ainda vive nos tempos de que escola era somente para ler e escrever, e quando as crianças chegam em casa contando que brincaram bastante os pais acham ruim. Não entendem que o lúdico faz parte da alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com