TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O texto enfatiza que estudar a aprendizagem pode não parecer uma novidade, mas enfatiza sua importância uma vez que o enfoque é a educação infantil. Através das atividades de aprendizagem, a criança é desafiada a ir ao encontro do novo, produzir, elaborar e reelaborar conhecimentos. O professor, neste processo, deve assumir uma postura de mediador sendo aquele que planeja as atividades produtivas para estabelecer a aprendizagem.

Modernamente, a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir isto, é necessário desenvolver nos educandos a autonomia, que deve ser despertada desde a Educação Infantil. O ensino-aprendizagem encontra-se como um instrumento de operacionalização para atingir esse propósito. Através do ensino-aprendizagem organiza-se a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva.

Nesta seara, os estudos dos teóricos sobre afetividade também são importantes, pois aproximam os envolvidos neste processo a interação que existe entre o ambiente familiar e a escola como o segundo ambiente socializado. O educando deve sentir-se seguro, acolhido e protegido por todos envolvidos no seu processo de aprendizagem. Assim, uma metodologia destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente significa acabar com o professor tradicional e valorizar o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

O texto vaticina, por Kramer (1992), três tipos de tendências predominantes no Brasil, para a educação infantil: a tendência romântica, a tendência cognitiva e a tendência crítica. As influências teóricas avançaram nas formas de pensar e fazer a educação infantil. As contribuições de Piaget, Ferreiro, Vygotsky ou  Wallon, por exemplo, assim como  experiências concretas na realidade brasileira, permitem uma perspectiva em que se prioriza na Educação Infantil as bases  primeiras de formação para cidadania, percebendo-se a criança como um ser humano pleno. Os primeiros anos de vida são de extrema importância para a formação do ser humano, tendo em vista a concepção da criança como um indivíduo em sua totalidade.

As práticas podem gerar emoções e ser representados neles, facilitando sua aprendizagem. As práticas na educação infantil são tomadas como plano de ação para alcançar seus determinados objetivos: que o educando desenvolva uma imagem positiva de si, que descubra e conheça progressivamente seu próprio corpo, que estabeleça vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto – estima, que estabeleça e amplie as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, que expresse suas ideias, que utilize as diferentes linguagens e conheça a manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa.  O mais importante no trabalho é o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o educando a fim de que ele enxergue interesse nos conteúdos se envolvendo de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas. O texto também faz distinções entre crescimento e desenvolvimento para entendermos o processo de desenvolvimento infantil. Sua linha de raciocínio trabalha como uma linha em espiral em que há avanços progressivos e retrocessos. Todos os aspectos do desenvolvimento estão intimamente ligados e exercem influência uns sobre os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com