TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.092 Palavras (33 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 33

        

1 INTRODUÇÃO

Este é um relatório de estágio das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do magistério. O estágio foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Edmar Barbosa, localizada no Rio Cururu, município de Chaves-PA. O estágio se mostra como uma excelente ferramenta prática para o aluno que está buscando sua formação na área da educação e que contribui de maneira decisiva para o futuro profissional do estagiário.

1.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estágio do magistério proporciona experiências fundamentais que lhe servirão como suporte futuramente. Através dele se observam o comportamento das crianças em espaços sociais, especialmente no âmbito educacional, lugar que educa e forma pessoas capazes de formar suas próprias opiniões e proporciona ao aluno do curso de formação de professores executarem seus conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de magistério. De acordo com Pimenta e Lima (2010):

A prática não existe sem um mínimo de ingredientes teóricos, tais como conhecimento da realidade, da prática acumulada, da teoria que sintetiza a atividade prática, transformação, da antecipação de objetivos ou resultados que se pretende atingir. (PIMENTA e LIMA, 2010, p. 93).

Nessa perspectiva, teoria e prática tornam-se núcleo articulador do currículo, portanto, é através do estágio que o estagiário se aproxima da realidade escolar, onde se observa cada passo e cada procedimento do docente na sua regência, aprendendo as necessidades de uma escola na sua totalidade e suas formalidades, conhecendo os procedimentos de uma instituição e as práticas do cotidiano, sabendo relacioná-las com as teorias aprendidas durante sua formação, conhecendo as facilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, como educador.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmar Barbosa, localizada no rio Cururu (zona rural) do município de Chaves-PA. Em sua história, possui esse nome em homenagem ao irmão do ex-prefeito da cidade de Chaves, onde o atual também é irmão do homenageado chamado Edmar Barbosa, que foi morto em um afogamento.

A instituição possui uma estrutura física de madeira, há 18 anos de existência, fundada em abril de 2000. Já está um pouco gasta, com três salas de aula internas atendendo os alunos regularmente matriculados no Jardim I e II e em turmas do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.

A referida escola possui uma cozinha e uma secretaria que também funciona como biblioteca; e o refeitório. A escola também uma área externa para passeio na sua frente e um trapiche para ancoragem das embarcações que vai até a margem do rio, uma vez que os alunos e funcionários chegam a escola por meio de barcos (transporte escolar).

2.2 CONDIÇÕES DE TRABALHO: RECURSOS MATERIAIS

Como em todas as áreas de setores públicos municipais na zona rural, há dificuldades no que diz respeito a recursos e materiais e na escola Edmar Barbosa não é diferente. A escola não possui equipamentos suficientes papa atender as necessidades existentes. Não possui computadores, nem aparelhos de som, nem máquina de xerox, apenas um mimeógrafo. Além disso, o acervo bibliográfico é insuficiente e os recursos didáticos também. Os livros estão todos bastante gastos e são poucos.

Durante o período em que estagiei, observei a necessidade que a escola tem em questão de computadores e acesso a internet para um melhor funcionamento dos trabalhos administrativos escolares.

Porem há um projeto que está sendo executado na escola e que promete suprir algumas dessas necessidades da escola Edmar Barbosa que é o projeto “SER RIBEIRINHO DECURURUAR”, onde está sendo construído mais salas para a escola, como a sala de leitura, laboratórios, sala de informática, biblioteca, área de lazer, entre outros. Além disso, também serão colocados equipamentos necessários, como sistema solar, computadores, Wifi, mais livros e materiais de pesquisa.

Na escola estagiada os estudantes recebem da direção apenas a merenda escola “que as vezes falha”, e o livro didático do aluno. Os demais materiais como caderno, caneta, lápis, borracha e uniforme são de responsabilidade dos alunos, com exceção dos quites que o governo distribui, sendo que a maioria dos launos é de classe social baixa. Mas, apesar das dificuldades, os alunos são presentes na escola e a professora consegue fazer com que sejam participativos.

3 RELATO DAS ATIVIDADES: ESTÁGIO I

3.1 EDUAÇÃO INFANTIL: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

No dia 13 de março de 2018, as 13:30h cheguei e realizei a entrevista com o corpo técnico da escola Ademar Barbosa para o preenchimento do perfil. No dia 14 continuei minha entrevista observando a escola. Neste dia, no turno da tarde, as 13:30h dei prosseguimento com a diretora para o preenchimento do perfil da escola.

No dia 15 de março de 2018 ás 7:30h da manhã me dirigi a sala de aula do jardim I e II sendo que esta é mista (multiseriado). A professora iniciou a aula com bom dia, cantou com as crianças varias musiquinhas infantis, em seguida me apresentou a turma, e cada aluno se apresentou dizendo seu nome, depois iniciou o tema da semana (as vogais) em seguida cantou a musiquinha das vogais e apresentou as vogais para os alunos para cobrirem e pintarem as vogais, ao terminarem a professora apresentou novamente as vogais e as crianças fizeram o reconhecimento conforme a ordem, em seguida cantaram musiquinhas, cobriram e pintaram, saíram para o recreio para lanchar e brincar. Ao retornarem para a sala de aula a professora deu continuidade as atividades com a turma, corrigiu os cadernos, apresentou novamente as vogais para as crianças reconhecerem, segundo a ordem, em seguida cantaram uma musiquinha e as crianças foram liberadas e foram felizes para casas.

No dia 16 de março de 2018 as 7:30h da manhã, na turma do jardim I e II, a professora Deunice iniciou a aula com bom dia, e cantou musiquinhas, em seguida contou uma historia para as crianças, depois deu continuidade no tema da semana, as vogais, a professora apresentou as letras para as crianças , em seguida a  professora deu desenhos das letras ( O e U ) com palavras como ovo e uva e as crianças cobriram e pintaram, quando terminaram a professora fez as letras no caderno dos alunos para copiarem em baixo, depois as crianças saíram para o recreio para lancharem e brincarem, ao retorno para a sala de aula a professora fez o dever no caderno dos alunos para copiarem em baixo, após o termino das atividades a professora liberou os alunos e elas foram para suas casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com